Tortas doces

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo

 
Isabel Rescalvo
Por Isabel Rescalvo. Atualizado: 1 agosto 2022
Receita de Torta de bolacha maria com caramelo

Se você está procurando um doce que crianças e adultos gostem, você encontrou! Essa receita de torta de bolacha maria com caramelo é um daquelas sobremesas para os amantes do sabor das bolachas Maria, daquelas de uma vida, daquelas que nos transportam para a nossa infância e juventude.

Com esta receita vai sentir o sabor do leite com as bolachas em formato de torta. O sabor do biscoito junto com o caramelo de manteiga confere doçura e cremosidade. A sua preparação é simples, embora demore várias etapas, mas sem dificuldade.

Se você quer saber como fazer torta de bolacha maria0 continue lendo o passo a passo abaixo e separe os ingredientes: aprenda a fazer esta deliciosa receita de torta de bolacha maria com caramelo.

8 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Sem cocção

Ingredientes para fazer Torta de bolacha maria com caramelo:

  • Para a base:
  • Para o creme com bolachas
  • Para a calda de caramelo:
Também lhe pode interessar: Torta de chocolate com caramelo salgado

Como fazer Torta de bolacha maria com caramelo:

1

Para fazer a torta de bolacha Maria, que leva creme e caramelo, primeiro tem de preparar uma forma redonda removível com cerca de 22 cm de diâmetro. Forre o fundo e as laterais com papel manteiga cortado na medida. Em seguida, triture os biscoitos com um processador de alimentos até que se transformem em pó. Derreta a manteiga no micro-ondas e misture bem com o biscoito em pó para formar a base da torta.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 1
2

Coloque a pasta obtida do pó de biscoito com a manteiga no fundo da forma que você preparou e alise bem com a mão. Reserve a forma na geladeira enquanto continua com a preparação do biscoito e da torta de caramelo.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 2
3

Depois de fazer a base do bolo, prossiga para executar o creme de biscoito. Para isso, hidrate as sete folhas de gelatina neutra em água.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 3
4

Misture os 300g de biscoitos com as 75g de açúcar com um processador de alimentos para que fiquem bem incorporados um ao outro.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 4
5

Aqueça 250ml de natas no micro-ondas, tendo em conta que não precisa de ferver. Adicione o creme quente à mistura anterior de biscoitos e açúcar e misture mais um pouco até obter uma massa de biscoito.

Dica: Você também pode fazer um cheesecake com biscoitos e caramelo - substituindo este creme de 250ml por cream cheese tipo Filadélfia. Você vai precisar aquecê-lo um pouco.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 5
6

Deposite este creme resultante em uma tigela grande. Escorra as folhas de gelatina que você tinha na água, coloque-as em um copo para micro-ondas e aqueça-as apenas o suficiente para torná-las líquidas. Adicione as folhas de gelatina derretidas ao creme de biscoito e mexa com batedores manuais para que fiquem bem integrados.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 6
7

Em seguida, bata o restante do creme (500ml) com batedores elétricos. Adicione o chantilly, aos poucos, ao creme de biscoito fazendo movimentos envolventes, desta vez, de forma manual.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 7
8

Pegue a forma de bolo com a base de biscoito e manteiga da geladeira e despeje o creme de biscoito dentro dela. Nivele bem o recheio com uma espátula e coloque o bolo de volta na geladeira para compactar o creme. Como podem ver, é um bolo de caramelo e biscoitos sem forno, super fácil de fazer!

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 8
9

Enquanto o bolo se solidifica na geladeira, prepare o caramelo. Primeiro, hidrate as duas folhas de gelatina em água e, logo em seguida, aqueça o açúcar em uma panela grande. Sem mexer, deixe formar um caramelo dourado.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 9
10

Quando estiver quase pronto, aqueça os 150g de natas no micro-ondas até ferver. Em seguida, pique a manteiga e adicione-a ao caramelo, que já deve estar dourado, e deixe derreter. Agora você pode remover a preparação. Levará alguns segundos para a manteiga derreter.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 10
11

Assim que a manteiga derreter, despeje o creme de leite quente e continue mexendo sempre para desfazer os grumos que possam se formar. Cuidado para a manteiga não queimar.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 11
12

Quando tiver um creme uniforme, retire a panela do fogo, escorra a gelatina e acrescente ao caramelo. Mexa bem para que fique bem integrado.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 12
13

Deixe o caramelo esfriar um pouco, mas não completamente. Assim, quando você perceber que ele começa a engrossar um pouco, jñá pode usá-lo. Para fazer isso, retire a forma da geladeira e coloque o caramelo em cima do bolo, por isso é importante que não esteja completamente frio para que você possa espalhá-lo suavemente com uma espátula cobrindo toda a superfície.

Coloque o bolo de caramelo e biscoito de volta na geladeira e deixe terminar de compactar por 6 horas ou, se puder, de um dia para o outro.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 13
14

Na hora de servir, desenforme e retire com cuidado o papel manteiga ao redor. Você pode decorá-lo com um pouco de biscoito moído para o resultado ficar crocante, além de merengue caseiro, cubos de amêndoa ou com pequenos biscoitos para decoração de bolos.

E se você se atrever, pode até fazer alguns biscoitos de baunilha em casa com pequenos moldes para decorá-lo, para que seu bolo de caramelo e biscoito seja 100% caseiro.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 14
15

Você pode decorá-lo e colocá-lo de volta na geladeira até que esteja pronto para comer. Você verá como todos em casa vão gostar desta torta de bolacha Maria: é uma verdadeira tentação.

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo - Passo 15

Se você gostou da receita de Torta de bolacha maria com caramelo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas doces.

Suba a sua foto de Receita de Torta de bolacha maria com caramelo

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 16
Receita de Torta de bolacha maria com caramelo