Tortas doces

Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado

 
Isabel Rescalvo
Por Isabel Rescalvo. 26 outubro 2020
Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado

Procurando uma receita de torta gelada super especial para servir nas festas ou variar das receitas de tortas doces comuns? Descubra como fazer esta torta de chocolate sem forno e com um gostinho exótico de caramelo salgado!

Há dias em que queremos preparar uma torta doce mas não temos vontade de ligar o forno. Para esses dias existe esta deliciosa receita de torta de chocolate com caramelo salgado preparada de um jeito simples no fogão e na geladeira! Ideal para os amantes de chocolate e combinada com caramelo salgado caseiro, esta sobremesa gelada não deixará ninguém indiferente!

Confira aqui no TudoReceitas o passo a passo em fotos do preparo da base da torta e dos dois cremes do recheio (chocolate e caramelo salgado) que impressionam pela apresentação e sabor. Experimente logo!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No frio

Ingredientes para fazer Torta de chocolate com caramelo salgado:

  • Base da torta:
  • Caramelo salgado:
  • Creme de chocolate:
Também lhe pode interessar: Torta de bolacha maria com caramelo

Como fazer Torta de chocolate com caramelo salgado:

1

Comece por preparar a base de biscoito para a torta: triture os biscoitos num processador ou no liquidificador e derreta a manteiga no microondas ou numa panela no fogão.

Dica: Eu usei biscoitos de aveia com gotas de chocolate, mas você pode usar qualquer outro tipo de biscoito simples com ou sem gotas de chocolate.

Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado - Passo 1
2

Misture esses dois ingredientes até conseguir um mistura consistente. Transfira para uma forma de torta com mais ou menos 24 centímetros de diâmetro e, com as mãos ou com uma espátula, pressione no fundo e laterais até ficar como na foto. Reserve na geladeira.

Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado - Passo 2
3

Em seguida prepare o caramelo salgado: comece por esquentar o creme de leite no microondas ou numa panela no fogão.

Dica: Não deixe ferver, apenas é necessário esquentar o creme de leite até ficar ligeiramente quente.

Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado - Passo 3
4

Em seguida leve o açúcar ao fogo baixo e deixe derreter, sem adicionar água e sem mexer, até virar um caramelo suave. Retire o açúcar do fogo, adicione a manteiga picada e mexa bem até incorporar.

Dica: Poderá usar açúcar refinado, açúcar cristal, mascavo ou demerara, lembrando que estes dois últimos demoram mais para derreter.

Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado - Passo 4
5

Adicione o creme de leite na panela do caramelo com manteiga e continue mexendo até obter um creme suave e sem grumos. Finalmente adicione o sal, transfira para uma tigela e deixe esfriar - esse é o caramelo salgado!

Dica: De preferência use sal grosso ou em lascas (por exemplo: flor de sal).

Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado - Passo 5
6

Por fim, prepare o creme de chocolate: coloque o leite, o creme de leite e o açúcar numa panela e leve ao fogo médio-baixo. Fique mexendo até dissolver os grãos de açúcar e a mistura esquentar sem ferver. Retire do fogo, adicione o chocolate picado e mexa derreter completamente. Coloque as especiarias, misture e deixe esfriar.

Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado - Passo 6
7

Falta apenas montar a torta! Para isso, retire da geladeira a forma com a base de biscoito e coloque um pouco de creme de chocolate no fundo. Em cima adicione uma porção do caramelo salgado, em forma de espiral, e continue repetindo as camadas de creme de chocolate e caramelo salgado até terminar.

Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado - Passo 7
8

Para conseguir um efeito mármore nesta torta doce, use um palito de espeto ou outro utensílio semelhante e mexa um pouco os cremes, como na foto. Reserve a torta na geladeira por 3-4 horas, para firmar.

Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado - Passo 8
9

Retire a torta de chocolate da geladeira uns 30 minutos antes de servir e está pronta para deliciar todos! Esta torta gelada de chocolate e caramelo é um verdadeiro prazer que você não pode perder, por isso faça aí na sua casa e conte para nós o que achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de torta de chocolate? Veja como fazer:

Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado - Passo 9

Se você gostou da receita de Torta de chocolate com caramelo salgado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas doces.

Suba a sua foto de Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Torta de chocolate com caramelo salgado