Partilhar

Como congelar bolo

 
Por Nelia Oliveira, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 2 outubro 2018
Como congelar bolo

A prática de congelar bolo não se limita à tradição de congelar o bolo de casamento para comer no primeiro aniversário. É possível congelar grande parte os bolos caseiros e não caseiros e assim evitar o desperdício e se deliciar, servir ou vender dias ou semanas mais tarde. Mas, para que um bolo congelado volte a ficar fofinho e gostoso após sair do freezer, é necessário conhecer alguns truques de como congelar bolo corretamente. Aprenda aqui no TudoReceitas como congelar bolo de aniversário, como congelar bolo de pote, como congelar bolo recheado e muitos outros para se deliciar com essas confecções deliciosas mesmo que não tenham sido preparadas no momento!

Também lhe pode interessar: Como congelar espinafre

Como congelar massa de bolo

Ainda que pareça boa ideia congelar massa de bolo crua, aqui no TudoReceitas testámos e garantimos para você que nenhum tipo de massa de bolo deve ser congelada, seja mais ou menos espessa, e independentemente dos ingredientes usados no preparo. A consistência é alterada durante o congelamento e após o descongelamento, resultando num bolo que não vai assar corretamente nem vai ficar gostoso.

Por esta razão o ideal é congelar bolo após assar e deixar esfriar completamente. Isso também é válido para bolos confeitados, com recheio e cobertura: prepare e monte o bolo do jeito habitual como se fosse servir em seguida, mas guarde-o na geladeira. Confira abaixo como congelar bolo confeitado.

Como congelar bolo - Como congelar massa de bolo

Como congelar bolo de aniversário

Você montou uma festa de aniversário, serviu o bolo mas, no final, sobrou bastante? Ou, por outro lado, precisa preparar um bolo com antecedência e congelar para servir no dia do aniversário? Não se preocupe, aqui no TudoReceitas explicamos para você como fazer!

Como congelar bolo de aniversário que sobrou / Como congelar bolo de casamento que sobrou

  1. Separe a parte do bolo que quer guardar e coloque-o dentro de um recipiente com tampa ou saco plástico. Coloque diretamente no congelador durante 1-2 horas;
  2. Após esse período, retire o bolo do congelador e do recipiente e envolva-o com película aderente, fechando muito bem, e depois com folha alumínio;
  3. Guarde novamente num recipiente com tampa e reserve no congelador por até 4 meses.

Como congelar bolo de aniversário inteiro

Congelar um bolo de aniversário pronto para servir depois é um pouco mais complexo que simplesmente congelar um bolo que sobrou, pois é importante que os ingredientes usados no preparo possam ser congelados sem problemas. Para isso siga estas dicas:

  • Prefira preparar bolos com óleo em vez de manteiga ou margarina, pois a massa ficará fofa por mais tempo;
  • Asse o bolo e deixe esfriar completamente antes de congelar (1 a 2 horas são o ideal);
  • Utilize calda generosamente em toda a massa do bolo, para que ela não seque (controle a quantidade se for cobrir o bolo com pasta americana);
  • Escolha recheios que possam ser congelados sem perderem sua consistência: buttercream, geleia e ganache são bons exemplos de recheios de bolos para congelar, enquanto que recheios de brigadeiro, doce de leite, mousses e creme de confeiteiro não manterão sua textura a consistência após irem no freezer, por isso são de evitar.

Você pode montar o bolo no momento, congelar e finalizar a decoração depois (isso é válido também para bolos com pasta americana ou fondant, eles só devem receber a pasta americana após serem congelados). Para saber como congelar bolo de aniversário inteiro, confira o ponto seguinte em que explicamos como congelar bolo recheado e com cobertura.

Dica: É importante fechar bem o bolo com plástico filme e papel alumínio para que ele não resseque com frio nem fique contaminado com eventuais bactérias.

Como congelar bolo - Como congelar bolo de aniversário

Como congelar bolo recheado e com cobertura

Você quer congelar bolo recheado e com cobertura? Esse é um truque bem prático para diminuir o tempo de preparo no dia de servir o bolo, e ainda conseguir um bolo gostoso como se tivesse acabado de ser feito. Veja como fazer:

  1. Prepare o bolo como habitualmente, assando e deixando esfriar;
  2. Recheie o bolo, cubra com ganache ou buttercream e deixe por 1 hora na geladeira, para que o creme fique mais firme - se necessário volte a cobrir com creme, até ficar bem lisinho;
  3. Embrulhe muito bem o bolo em plástico filme, sem deixar nenhum pedacinho por embrulhar, e depois em papel alumínio;
  4. Reserve no congelador limpo (para evitar a contaminação de cheiros e sabores) até ao dia em que pretende finalizar e servir o bolo.

Dica: Não economize no uso de plástico filme, pois é ele que vai preservar a consistência e textura do bolo e impedir que ele congele demais até ficar seco.

Como congelar bolo - Como congelar bolo recheado e com cobertura

Posso congelar bolo de pote

Se você está gerindo um negócios de bolos para vender e bolos de pote, faz todo o sentido preparar essas delícias com antecedência e guardar no congelador para vender mais tarde. No caso dos bolos de pote, aconselhamos a congelar as partes separadas (massa assada e recheio pronto) e montar no pote apenas no momento de vender.

Veja como congelar bolo de pote sem perder o sabor, qualidade e textura:

  • Para congelar a massa separada do recheio, asse a massa do jeito habitual e deixe esfriar completamente;
  • Embrulhe a massa em plástico filme e depois envolva em papel alumínio, para evitar o ressecamento;
  • Reserve no freezer dentro de um saco ou recipiente com tampa, identificando o sabor e data da confecção;
  • Para congelar o recheio do bolo de pote coloque-o em recipientes de plástico ou vidro que possam ir ao freezer, deixando 1 cm de espaço até à tampa (deverá usar uma tampa hermética);
  • Etiquete também indicando o sabor e data da confecção;
  • Relembre que recheios de brigadeiro, doce de leite, creme de confeiteiro e mousses não ficam bons após congelar, por isso prefira buttercreams, geleias e ganaches. Confira mais sobre isto no final deste artigo.

Você também pode preparar e congelar somente a massa dos bolos de pote e preparar o recheio na hora. Assim não terá problema em perder qualidade!

Dica: Não congele a massa dentro dos potes para que ela não fique com sabor de plástico.

Como congelar bolo - Posso congelar bolo de pote

Como descongelar bolo

Congelar um bolo permite conservá-lo por mais tempo. Ao descongelar um bolo, a umidade volta a incorporar-se na massa, fazendo com que ela continue fofinha e saborosa, pronta para servir ou decorar em seguida.

Para descongelar bolo corretamente, retire-o do freezer e deixe na geladeira durante a noite ainda embalado. Depois desembrulhe e deixe em temperatura ambiente, por exemplo em cima da bancada da cozinha, por 1-2 horas. Está pronto!

Para cobrir bolo congelado com pasta americana, retire o bolo da geladeira, desembrulhe e deixe na bancada da cozinha por algumas horas, até ficar em temperatura ambiente. Então você pode cobrir com pasta americana e finalizar toda a decoração.

Como congelar bolo - Como descongelar bolo

Quanto tempo dura um bolo congelado

Você pode congelar bolo simples ou recheados no freezer por até 3 meses e por até 1 mês em congelador da geladeira. Para manter o sabor do bolo, é importante que o freezer ou o congelador estejam bem limpos, sem resíduos de alimentos nem excesso de gelo.

Para garantir que nem o bolo nem o recheio ficam com sabores estranhos, aqui no TudoReceitas não aconselhamos a congelar por mais de 1 semana. Assim você terá a certeza que, após descongelar, essas delícias mantêm seu sabor e consistências como se tivessem acabado de ser preparadas na hora.

Como congelar bolo - Quanto tempo dura um bolo congelado

Receitas de recheios e coberturas que pode congelar

Como referimos acima, nem todos os recheios e coberturas de bolo ficam gostosos após congelar, porque o frio altera sua consistência.

Recheios que não ficam bons após congelar:

  • Recheios com leite condensado, como brigadeiro e recheios trufados, não são aconselhados pois eles não congelam completamente, apenas formam uma casquinha;
  • Evite congelar recheios com frutas frescas pois as frutas irão soltar água após descongelarem, interferindo na consistência do creme;
  • Para congelar recheios preparados com creme de leite, o creme de leite deve ter, no mínimo, 40% de gordura (creme de leite fresco ou creme de leite pasteurizado), caso contrário o soro irá se separar;
  • Cremes preparados com amido de milho (maisena), como mingaus, acabam soltando água após descongelar, por isso são de evitar também.

Recheios para bolos que pode congelar:

Recheios e coberturas açucaradas e amanteigadas podem ser congeladas por até 1 mês. Para evitar correr riscos no momento de servir um bolo congelado, prefira preparar estas receitas de recheios para congelar:

Prepare estas sugestões do jeito indicado na receita, congele como recomendamos neste artigo e, no momento de usar, coloque na geladeira até descongelar e volte a bater até ficarem cremosas. Simples assim!

Se gostou do artigo Como congelar bolo, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário sobre Como congelar bolo

O que lhe pareceu o artigo?

Como congelar bolo
1 de 7
Como congelar bolo

Voltar ao topo da página