PARTILHAR

Como temperar costela

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. 27 fevereiro 2018
Como temperar costela

Todo o mundo sabe que as peças de carne com osso são das mais saborosas, por isso que a costela é tão popular! Além de ser econômica, você pode cozinhar e temperar costela de vários jeitos e, regra geral, não tem como dar errado. Quer você esteja procurando conselhos para temperar costela suína ou bovina, confira aqui no TudoReceitas tudo o que você precisa saber para preparar uma carne incrível!

Também lhe pode interessar: Tempero para pernil de porco no forno

Tempero para costela bovina na churrasqueira

A costela bovina fica com uma suculência e sabores incríveis quando assada na brasa. O cheiro do tempero, a gordura soltando, a fumaça que torna a carne mais saborosa... não tem como não gostar de um churrasco de costela! Você pode temperar a costela simplesmente com sal grosso e ficará uma delícia, mas aqui no TudoReceitas indicamos para você este tempero caseiro que fará toda a diferença. Anote a receita para 2 kg de costela:

  • 1 lata de cerveja (350 ml);
  • ½ xícara de cheiro verde picado;
  • 3 dentes de alhos picados;
  • 2 colher de sopa de páprica picante;
  • Pimenta do reino a gosto.

Coloque a costela numa assadeira, misture os ingredientes do tempero e jogue sobre ela. Deixe ficar na geladeira de um dia para o outro ou, no mínimo, 2 horas antes de assar. Polvilhe o sal só no momento em que estiver assando, para evitar que a carne seque e fique dura.

Como temperar costela - Tempero para costela bovina na churrasqueira

Como assar costela na churrasqueira

Algumas pessoas preferem assar a costela na brasa embrulhada em papel alumínio, no entanto isso acaba sendo muito semelhante a assar no forno porque a carne não pega o gosto de fumaça. Para assar costela na churrasqueira bem gostosa, macia e desfazendo, preste atenção a estas dicas do TudoReceitas!

Depois de temperar sua costela prepare as brasas: espalhe o carvão na churrasqueira e use álcool em gel ou fluído para incendiar. Quando o carvão estiver em brasa faça um teste simples: coloque sua mão cerca de 5 cm acima dele e conte até 5: se o calor for suportável até ao fim da contagem, suas brasas então prontas. Coloque a carne assando cerca de 20 centímetros acima co carvão, com o osso virado para baixo.

Dependendo do tamanho da peça pode levar várias horas para assar, por isso vire de tempos em tempos para garantir que fica assada por igual. O ponto certo é quando está dourada e macia.

Confira a nossa receita de costela bovina assada na brasa.

Como temperar costela - Como assar costela na churrasqueira

Tempero para costela assada no forno

Outra opção além do churrasco é assar costela no forno. Nesse caso o tempero é um pouco diferente e o ideal é deixar a carne marinando no tempero caseiro durante a noite ou algumas horas antes de cozinhar. Assim você conseguirá garantir um sabor incrível! Confira a receita de tempero para costela assada no forno com cerca de 1kg:

  • 1 cebola grande;
  • 6 dentes de alho;
  • 3 sachês de tempero vermelho;
  • 4 colheres de sopa de óleo ou azeite;
  • Sal e pimenta a gosto.

Coloque a carne numa assadeira, bata todos os ingredientes do tempero no liquidificador e esfregue na carne. Cubra com papel alumínio e deixe na geladeira por algumas horas - o ideal são 8 horas e o mínimo são 2 horas.

Confira também como preparar costelinha de porco marinada.

Como temperar costela - Tempero para costela assada no forno

Como assar costela no forno com papel alumínio

Depois de temperar a carne do jeito indicado no passo anterior, chega a hora de assar! Para assar costela no forno com papel alumínio há que ter atenção ao tempo de assadura, por isso conte 2h para cada quilo de carne, um pouco menos se estiver cozinhando costela bovina.

Embrulhe a carne com 2 a 3 folhas de papel alumino, para que fique bem fechada e cozinhe no tempero e próprios sucos. Feche e coloque assando no forno a 180ºC por 2 horas. Quando passar esse tempo retire a costela, desembrulhe e leve de novo ao forno, desta vez por 15 minutos ou até dourar.

Confira também como fazer costela de ripa no forno.

Conselhos: O ideal é embrulhar a carne em contacto com o lado brilhante do papel alumínio, que concentra melhor o calor.

Como temperar costela - Como assar costela no forno com papel alumínio

Como temperar uma costela cozida

Se você procura como temperar uma costela cozida pode experimentar vários molhos para carne que combinarão na perfeição.

  • O molho para costela clássico e mais popular é o de barbecue. Confira a nossa receita de molho barbecue caseiro, que é um dos favoritos dos nossos usuários;
  • Experimente também preparar a receita de molho verde para carne, semelhante a um vinagrete mas mais simples de preparar;
  • Outro molho que combina muito bem com costela cozida é o molho de cerveja, que fica bem cremoso e saboroso. Confira a receita de molho de cerveja e siga o passo a passo.
Como temperar costela - Como temperar uma costela cozida

Receitas de costela

Se você procura receitas de costela, confira aqui no TudoReceitas sugestões para todos os gostos! Não se esqueça que o segredo para preparar uma costela deliciosa é deixar marinando no tempero por várias horas, assim você conseguirá que a carne fique bem saborosa e macia. Confira as nossas melhores receitas de costelinha e costela e prepare as suas preferidas:

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou de todas estas sugestões!

Como temperar costela - Receitas de costela

Se gostou do artigo Como temperar costela, sugerimos que entre na nossa categoria de Ideias para temperar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
GABRIEL MARIANO
Fiz a costela temperada na cerveja, ficou maravilhosa, muito obrigado pela receita !!!!
Sara Silva
Oi Gabriel, que bom que você gostou da nossa sugestão! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas.
A sua avaliação:
Marsonilio José Coelho
quero saber se eu posso temperar a custela congelar depois assar
Sara Silva
Oi Marsonilio, não aconselhamos congelar a costela temperada porque a carne poderá não ficar na consistência certa. No entanto, após temperar a costela, ela poderá ser reservada na geladeira por até 5 dias.
A sua avaliação:
Jefferson Correa
A cerveja indicada para o tempero seria de qual tipo?
Clássica, puro malte ou malzibier?
Sara Silva
Oi Jefferson, pode usar qualquer cerveja da sua preferência! Em caso de dúvidas, use uma cerveja de sabor suave.
A sua avaliação:
Eunice
Amei todas receitas vou fazer a costela
Sara Silva
Legal, Eunice! Depois conte para nós quais temperos você usou 🙂
maria de lourdes araujo
Muitíssimo obrigado por essas maravilhas de receitas.
Parabéns!!! Amei todas as receitas..
Sara Silva
Oi Maria de Lourdes, que bom que você gostou! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas 🙂
Como temperar costela
1 de 7
Como temperar costela

Voltar ao topo da página ↑