Truques e técnicas

Como substituir o ovo no bolo

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 6 agosto 2021
Como substituir o ovo no bolo

Grande parte das receitas de bolo tradicionais que conhecemos incluem ovos em seu preparo. Esse parece ser um ingrediente imprescindível na hora de preparar um bolo caseiro, no entanto dá para fazer bolo sem ovo!

Pensando em quem tem alergia a ovo ou quer deixar esse ingrediente fora da sua alimentação, aqui no TudoReceitas compartilhamos algumas dicas sobre o que usar para substituir o ovo nos bolos. As opções são várias e a maioria se resume a ingredientes de origem vegetal, o que é ótimo para quem segue uma alimentação vegetariana ou vegana.

Vamos conferir como substituir o ovo no bolo? Continue aqui no TudoReceitas e veja abaixo todas as opções de o que substitui o ovo no bolo.

Também lhe pode interessar: Como substituir o creme de leite nas receitas

Índice

  1. Para que serve o ovo no bolo?
  2. Linhaça
  3. Sementes de chia
  4. Banana
  5. Maçã
  6. Pasta de amendoim
  7. Gelatina e ágar-ágar
  8. Farinha e água de grão de bico
  9. Iogurte natural
  10. Receitas de bolos sem ovo

Para que serve o ovo no bolo?

Começamos por explicar para que serve o ovo no bolo. Tal como todos os demais ingredientes usados nas receitas de bolo, o ovo também tem a sua função. A função do ovo no bolo varia um pouco dependendo da receita. Por isso o ovo pode servir para:

  • Umedecer: o ovo, por ser um ingrediente úmido, ajuda a que a massa do bolo não fique ressequida;
  • Fermentar: o ovo também é usado para ajudar no crescimento do bolo, sobretudo nas receitas de bolo em que precisamos bater as claras;
  • Dar liga: devido à sua consistência, o ovo é um dos principais ingredientes que ajuda a manter todos os ingredientes do bolo bem ligados e, com isso, evitar que o bolo esfarele depois de assar;
  • Emulsificar: tal como acontece no preparo de maionese, o ovo nas receitas de bolo ajuda a conseguir uma massa lisinha e com a consistência característica de massa de bolo, com todos os ingredientes bem misturados.

Confira abaixo os melhores substitutos de ovo no bolo!

Como substituir o ovo no bolo - Para que serve o ovo no bolo?

Linhaça

A linhaça é uma alternativa ao ovo muito popular, tanto que a misturinha de linhaça para substituir ovo tem até o seu próprio nome: "ovo de linhaça" ou "ovo vegano". Neste caso a linhaça pode ser usada em semente ou moída, no entanto é preferível usar linhaça dourada moída.

Como fazer ovo de linhaça:

  1. Misture 1 colher de sopa de linhaça com 3 colheres de sopa de água em temperatura ambiente;
  2. Reserve por 5 minutos ou até virar uma mistura com consistência de ovo;
  3. Use essa porção para substituir 1 ovo na receita.

Receita de bolo com linhaça em vez de ovo:

Na nossa receita de "Bolo de aniversário saudável para bebê" foi usada linhaça como substituição de 2 ovos: clique para conferir o modo de preparo.

Conselhos: Se você só tiver sementes de linhaça, prepare a receita de ovo de linhaça do jeito indicado e processe no final.

Como substituir o ovo no bolo - Linhaça

Sementes de chia

Do mesmo jeito que podemos usar a linhaça para substituir o ovo nas receitas, as sementes de chia também são um ingrediente válido. A chia fica com consistência tipo geleia após ser hidratada por alguns minutinhos, por isso também funciona bem como "ovo vegano"!

Como fazer ovo de chia:

  1. Misture 1 colher de sopa de sementes de chia com 3 colheres de sopa de água em temperatura ambiente;
  2. Reserve por 5 minutos ou até virar uma mistura com consistência de ovo;
  3. Use essa porção para substituir 1 ovo na receita.

Conselhos: As sementes de chia também podem ser substituídas por farinha de araruta. Nesse caso misture 2 colheres de sopa de farinha de araruta com 3 colheres de sopa de água para substituir 1 ovo.

Como substituir o ovo no bolo - Sementes de chia

Banana

A banana é um ingrediente estrela em muitas receitas doces, super fácil de encontrar e muito econômica! Você sabia que ela também pode ser usada para substituir o ovo nas receitas? Usar banana para substituir ovo nas receitas de bolo não tem segredo, basta respeitar a proporção:

  • Meia banana amassada substitui 1 ovo

A banana deixa o bolo mais úmido e com gostinho residual de banana. Use isso a seu favor para conseguir bolos mais saborosos e, se quiser, adicione também um pouquinho de canela nos ingredientes do bolo, que super combina com banana!

Conselhos: Recomendamos usar banana madura, por ser mais saborosa e fácil de amassar.

Como substituir o ovo no bolo - Banana

Maçã

Outra frutinha muito útil na hora de substituir o ovo no bolo é a maçã. Neste caso a maçã deve ser usada em forma de purê ou doce sem açúcar: clique aqui para saber como fazer purê de maçã natural. Nesse caso, a regra da proporção de troca de ovo por maçã é a seguinte:

  • Use ⅓ de xícara de purê de maçã para substituir 1 ovo.
  • Para substituir 4 ovos ou preparar um bolo bem úmido, use o purê de 1 maçã média.

Tal como a banana, o purê de maçã também deixa as receitas de bolo levemente úmidas e com gostinho de maçã. Use isso a seu favor!

Conselhos: Você quiser algo mais algo mais leve, use 1⁄4 de xícara de purê de maçã com 1 colher de sopa de fermento em pó para substituir 1 ovo.

Como substituir o ovo no bolo - Maçã

Pasta de amendoim

A pasta ou manteiga de amendoim é um alimento rico em proteína, com consistência cremosa e que pode substituir também o ovo nas receitas de bolo, para conseguir uma excelente liga entre os ingredientes e manter a massa úmida o suficiente! O mesmo é válido para pasta de caju e amêndoa.

Para substituir ovo por pasta de amendoim respeite esta proporção:

  • 3 colheres de sopa de pasta de amendoim substituem 1 ovo

Prefira usar uma manteiga/pasta de amendoim caseira, que é feita apenas com amendoim! Acesse a receita de pasta de amendoim integral clicando aqui.

Conselhos: Preste atenção: a pasta de amendoim é oleosa, por isso recomendamos reduzir um pouco a quantidade de óleo na receita de bolo.

Como substituir o ovo no bolo - Pasta de amendoim

Gelatina e ágar-ágar

Na falta de ovo, a gelatina e o ágar-ágar podem ser usados no lugar dele! A gelatina usada deverá ser em pó e sem sabor, enquanto que a ágar-ágar, que é uma gelatina de origem vegetal, não tem como deixar sabor nem cheiro na receita porque é neutra.

Veja como fazer para substituir ovo por gelatina ou ágar-ágar:

  • Gelatina em pó e sem sabor: dissolva 1 colher de sopa de gelatina com 1 colher sopa de água fria. Depois adicione 2 colheres de sopa de água fervendo, para evitar que essa mistura fique demasiado consistente. Essa porção substitui 1 ovo;
  • Ágar-ágar: misture 1 colher de sopa de ágar-ágar com 1 colher de sopa em temperatura ambiente. Essa porção substitui 1 ovo.
Como substituir o ovo no bolo - Gelatina e ágar-ágar

Farinha e água de grão de bico

Você já ouviu falar em usar farinha de grão de bico para substituir o ovo nas receitas? Do mesmo modo pode ser usada a água do cozimento do grão de bico para substituir a clara de ovo! Estas são alternativas veganas para preparar receitas de bolo sem ovo. Veja como fazer:

  • Farinha de grão de bico: bata no liquidificador 1⁄4 de copo americano de farinha de grão de bico com 1⁄4 de copo americano de água ou leite para substituir 1 ovo;
  • Água do cozimento do grão de bico: bata 3 colheres de sopa da água do cozimento do grão de bico já esfriada até virar uma espuminha consistente semente a clara de ovo batida. A esse produto chamamos 'aquabafa' e podemos usar para substituir 1 clara de ovo nas receitas de bolo, de mousses e merengues.

Para saber como preparar farinha de grão de bico caseira clique aqui.

Como substituir o ovo no bolo - Farinha e água de grão de bico

Iogurte natural

Por fim, outra opção para substituir ovo nas receitas de bolo, e sobretudo se o bolo não for destinado ao consumo por pessoas vegetarianas e veganas, é o iogurte sem aromatizantes e sem açúcar. Neste caso, use o iogurte na seguinte proporção:

  • 1⁄4 de xícara (de 200 ml) de iogurte pode ser usada para substituir 1 ovo

Conselhos: Também poderá usar soro de leite coalhado no lugar do iogurte.

Como substituir o ovo no bolo - Iogurte natural

Receitas de bolos sem ovo

Como você pode ver pelos exemplos acima, substituir o ovo nas receitas de ovo é bem simples e pode ser feito com diversos ingredientes! Se você quer testar receitas de bolos sem ovos, confira estas nossas sugestões:

Como substituir o ovo no bolo - Receitas de bolos sem ovo

Se gostou do artigo Como substituir o ovo no bolo, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
TAIS GERALDI RASCHEJA
Amei essas dicas pois sou alérgica a ovo vou começar a testar essas dicas em receitas muito obrigada
Equipe TudoReceitas
Oi Tais, que bom que você gostou! Faça e conte o que achou.
A sua avaliação:
Ana Paula
Quero aprender
1 de 11
Como substituir o ovo no bolo