Receita de Arroz carreteiro tradicional
A história do arroz carreteiro está ligada aos trabalhadores que viajavam em carretas de bois pelo Brasil, especialmente no Sul, transportando mercadorias e alimentos. Para se alimentar preparavam um prato simples e prático misturando arroz, carne seca, linguiça, banha e bacon que são ingredientes que conservam bem durante as longas jornadas.
Então, esse prato surgiu da necessidade de uma refeição nutritiva e durável. Acabou se tornando uma tradição culinária que se espalhou pelo país com variações regionais. Hoje aqui no TudoReceitas vamos te ensinar a preparar um delicioso arroz carreteiro tradicional que você vai amar e vai sempre preparar em sua casa, por ser uma refeição completa e muito nutritiva. Gostou da sugestão? Deu água na boca? Então prepare papel e caneta para anotar os ingredientes e o modo de preparo.
Ingredientes:
Utensílios:
- Panela de pressão
- Faca
- Tábua de corte de alimentos
- Colher de pau
- Panela grande
Como fazer Arroz carreteiro tradicional:
Comece separando os ingredientes para o preparo do arroz carreteiro tradicional. Separe a carne seca e corte em cubos, deixe-a água para dessalgar por no mínimo 8 horas. Troque a água por algumas vezes.
Separe os temperos que serão usados no preparo. Corte a linguiça calabresa e o bacon em cubos pequenos, assim como a cebola branca. Separe o arroz e o óleo, o alho picadinho, a cebolinha e a salsinha, a pimenta e o sal.
Dica: Deixe os ingredientes separados e medidos para evitar que algo seja esquecido.
Retire a carne seca da água e leve para cozinhar na panela de pressão por 30 minutos, assim que começar a pegar pressão. Depois desse tempo, desligue e deixe a pressão sair naturalmente.
Dica: É importante que a carne seca passe pelo processo de cozimento para que fique macia e agradável ao paladar.
Com a carne seca já cozida, coloque em uma panela grande um pouco de óleo e adicione a carne seca para fritar.
Mexa bem para que frite de todos os lados. Depois que a carne estiver frita, retire da panela com uma escumadeira e coloque para escorrer em um prato com papel toalha.
Dica: Mantenha o fogo baixo para evitar que a carne queime.
Depois de retirar a carne seca, coloque a linguiça e o bacon para fritar, nesse ponto da receita adicione um pouco mais de óleo. Deixe que frite bem e, em seguida, adicione a cebola e o alho para que refoguem junto com a linguiça e o bacon. Assim que estiverem fritos, retire e coloque para escorrer assim como foi feito com a carne seca.
Dica: Continue mantendo o fogo baixo.
Nesse ponto, adicione o arroz para que possa refogar. Adicione sal, pimenta e os temperos. Refogue conforme sua preferência e em seguida cubra com água para cozinhar.
Dica: Os temperos indicados são sugestões. Use os de sua preferência.
Prove o arroz e, se necessário, adicione mais água para cozinhar. Não deixe que cozinhe muito. Acerte sal e pimenta conforme o seu gosto. Desligue o fogo e deixe o arroz amornar para misturar as carnes.
Com o arroz ja morno, adicione as carnes, a cebolinha verde e a salsinha. Misture bem.
Dica: Com o arroz morno, evita que o preparo fique papado.
Seu arroz carreteiro tradicional está pronto. Fácil, delicioso e nutritivo. Gostou da sugestão? Se gostou faça em sua casa, volte aqui e nos conte o que achou.
Se você gostou da receita de Arroz carreteiro tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de arroz com carne.
Outros preparos com arroz
Se você gostou desta receita de arroz carreteiro, prove também outros preparos com arroz aqui no TudoReceitas:
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 737,5 kcal
- Proteínas: 37,5 g
- Gorduras: 45 g
- Carboidratos: 5 g
- Fibra: 2,5 g
