Partilhar

Receita de Barreado tradicional

 
Nelson Ferreira
Redator e editor no TudoReceitas
Receita de Barreado tradicional
Fonte: tudoounanda.wordpress.com

O barreado é um prato típico do litoral paranaense, trazido pelos portugueses no século XVIII. Consiste em carne bovina de segunda e magra, cozida até desmanchar. Por ser um prato simples de preparar, o barreado tradicional tem-se mantido inalterado até aos dias de hoje, quer nos ingredientes, quer no preparo. Aprenda com o TudoReceitas.com a fazer barreado tradicional, e saboreie esta receita do Paraná em sua casa!

4 convidados 4h Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionales: Custo barato, Cozido, Receitas do Brasil, Receita tradicional de Paraná
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Chilaxtle
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para preparar o barreado caseiro, o primeiro passo é cortar a carne em pedaços e temperar com cominho, vinagre, sal e pimenta.

Fonte: pastificio.blogspot.pt
2

Em seguida corte o tomate, a cebola e os alhos em pedaços e, com o óleo, unte o interior de uma panela de barro grande. Forme camadas alternadas de legumes, panceta/toucinho/bacon e carne, até chegar ao topo.

Fonte: algorelevante.com.br
3

Acrescente a água e deixe o barreado cozinhar em fogo médio-baixo por 4 horas, sem abrir. É necessário cozinhar durante esse tempo, para que as fibras da carne se soltem, resultando numa carne muito macia e num caldo grosso.

Dica: Para vedar a panela, evitando que os vapores escapem, prepare uma pasta com farinha de mandioca e água e coloque entre em volta da panela, entre a tampa e a panela (a isso se chama barrear).

Fonte: favoritaplanejados.com.br
4

Depois do tempo indicado, abra a panela para conferir a cozedura. Se o barreado estiver seco (com água a menos de 2 dedos da carne), adicione um pouco mais de água, junte também a folha de louro e retifique o sal. Volte a barrear e cozinhe por mais 4 horas.

Fonte: bemparana.com.br
5

No momento de servir o barreado tradicional, leve a panela à mesa, coloque um pouco da carne e um prato fundo, e acompanhe com arroz branco ou farinha de mandioca crua e banana prata fatiada (crua ou frita).

Dica: Sirva esta receita no próprio dia ou no dia seguinte porque, até esquentada de novo, a carne mantém seu sabor.

Fonte: tudoounanda.wordpress.com

Se você gostou da receita de Barreado tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cozido, e convidamos você a baixar gratuitamente a app de TudoReceitas, onde poderá aprender e partilhar as suas receitas e experiências culinárias.

Dica de preparo:
  • Para servir o barreado ao almoço, comece preparando esta receita no final do dia anterior, completando as primeiras 4 horas de cozimento; na manhã do próprio dia, termine de cozinhar as 4 horas restantes.

Suba a sua foto de Receita de Barreado tradicional

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Barreado tradicional

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Receita de Barreado tradicional
Fonte: tudoounanda.wordpress.com
Fonte: pastificio.blogspot.pt
Fonte: algorelevante.com.br
Fonte: favoritaplanejados.com.br
Fonte: bemparana.com.br
Fonte: tudoounanda.wordpress.com
1 de 6
Receita de Barreado tradicional
Voltar ao topo da página