Receita de Feijoada baiana
A feijoada é um prato bastante democrático, muito apreciado por todas as regiões do país! Especificamente na Bahia, ele é preparado com bastante tempero e uma variedade de carnes que garantem um sabor maravilhoso a este prato, especialmente se for servido com farinha ou farofa e molho de pimenta!
Nesta receita de feijoada baiana utilizaremos o feijão carioca, também conhecido como feijão mulatinho, e apresentaremos uma receita na versão mais rápida, feita com a panela de pressão - porém os seus preparativos precisam ser feitos na véspera e, caso queira cozinhar a feijoada numa panela normal, levará mais algumas horas para obter um bom resultado.
Ficou curioso para saber como preparar esta deliciosa receita aí na sua casa? Então, acompanhe o passo a passo em fotos aqui no TudoReceitas!
Ingredientes para fazer Feijoada baiana:
Como fazer Feijoada baiana:
Prepare com antecedência:
- Deixe as carnes salgadas na água, no mínimo por 12 horas, trocando a mesma 3 ou 4 vezes;
- Também coloque o feijão de molho com água e rodelas de limão por, no mínimo, 4 horas;
- O mocotó e o bucho precisam ficar de molho na água com limão por no mínimo 4 horas, para retirar o cheiro forte;
- Corte todas as demais carnes em pedaços e reserve.
Também é importante separar todos os temperos para facilitar o processo da feijoada. Por isso corte em cubinhos o tomate, a cebola e o pimentão, amasse os dentes de alho e deixe o cheiro verde (coentro e cebolinha) já picados.
No próprio dia em que você vai preparar o prato, prepare o tempero da feijoada amassando ligeiramente o alho com sal, pimenta do reino, cominho, folhas de louro ou louro em pó, a cebola, o tomate e o pimentão, tudo isso num pilão ou numa vasilha.
Acrescente o cheiro verde, as folhas de hortelã, o extrato de tomate, o vinagre, o azeite de oliva e as carnes frescas (mocotó, bucho, músculo ou acém). Deixe por alguns minutos, para as carnes absorverem este tempero.
Na panela de pressão adicione esse marinado das carnes frescas e também as carnes salgadas (já dessalgadas), misturando bem. Cubra com água quente e deixe cozinhar por 30 minutos a partir do momento que iniciar a pressão.
Dica: Se não for usar a panela de pressão, este processo poderá levar cerca de 2 horas ou mais. Primeiro cozinhe as carnes mais firmes (mocotó, costela e bucho) e depois acrescente o feijão com as demais carnes. À medida que as carnes estiverem cozidas, retire-as e reserve-as.
Adicione o feijão (primeiro escorra a água do molho) e retempere com cheiro verde, pimenta do reino, alho, cebola ou outro tempero que desejar. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por aproximadamente 25 a 30 minutos após o início da pressão.
Abra a panela e verifique se as carnes e o feijão estão bem cozidos e pingue gotinhas de limão, para dar um toque de acidez ao prato! Misture bem e passe sua feijoada para uma travessa ou caçarola.
Sua feijoada baiana está pronta para você servir e apreciar! Decore com cheiro verde picado e sirva com arroz, salada de folhas, farinha ou farofa e molho de pimenta. Com certeza irão amar este prato! Esperamos que tenha gostado e bom apetite!
Procurando mais receitas baianas típicas? Veja como fazer:
Se você gostou da receita de Feijoada baiana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijoada. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.