Feijoada

Receita de Feijoada baiana

Andréa Porto
Por Andréa Porto, Colaboradora. Atualizado: 1 fevereiro 2021
Receita de Feijoada baiana

A feijoada é um prato bastante democrático, muito apreciado por todas as regiões do país! Especificamente na Bahia, ele é preparado com bastante tempero e uma variedade de carnes que garantem um sabor maravilhoso a este prato, especialmente se for servido com farinha ou farofa e molho de pimenta!

Nesta receita de feijoada baiana utilizaremos o feijão carioca, também conhecido como feijão mulatinho, e apresentaremos uma receita na versão mais rápida, feita com a panela de pressão - porém os seus preparativos precisam ser feitos na véspera e, caso queira cozinhar a feijoada numa panela normal, levará mais algumas horas para obter um bom resultado.

Ficou curioso para saber como preparar esta deliciosa receita aí na sua casa? Então, acompanhe o passo a passo em fotos aqui no TudoReceitas!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Feijoada baiana:

Também lhe pode interessar: Feijoada vegetariana

Como fazer Feijoada baiana:

1

Prepare com antecedência:

  • Deixe as carnes salgadas na água, no mínimo por 12 horas, trocando a mesma 3 ou 4 vezes;
  • Também coloque o feijão de molho com água e rodelas de limão por, no mínimo, 4 horas;
  • O mocotó e o bucho precisam ficar de molho na água com limão por no mínimo 4 horas, para retirar o cheiro forte;
  • Corte todas as demais carnes em pedaços e reserve.
Receita de Feijoada baiana - Passo 1
2

Também é importante separar todos os temperos para facilitar o processo da feijoada. Por isso corte em cubinhos o tomate, a cebola e o pimentão, amasse os dentes de alho e deixe o cheiro verde (coentro e cebolinha) já picados.

Receita de Feijoada baiana - Passo 2
3

No próprio dia em que você vai preparar o prato, prepare o tempero da feijoada amassando ligeiramente o alho com sal, pimenta do reino, cominho, folhas de louro ou louro em pó, a cebola, o tomate e o pimentão, tudo isso num pilão ou numa vasilha.

Receita de Feijoada baiana - Passo 3
4

Acrescente o cheiro verde, as folhas de hortelã, o extrato de tomate, o vinagre, o azeite de oliva e as carnes frescas (mocotó, bucho, músculo ou acém). Deixe por alguns minutos, para as carnes absorverem este tempero.

Receita de Feijoada baiana - Passo 4
5

Na panela de pressão adicione esse marinado das carnes frescas e também as carnes salgadas (já dessalgadas), misturando bem. Cubra com água quente e deixe cozinhar por 30 minutos a partir do momento que iniciar a pressão.

Dica: Se não for usar a panela de pressão, este processo poderá levar cerca de 2 horas ou mais. Primeiro cozinhe as carnes mais firmes (mocotó, costela e bucho) e depois acrescente o feijão com as demais carnes. À medida que as carnes estiverem cozidas, retire-as e reserve-as.

Receita de Feijoada baiana - Passo 5
6

Adicione o feijão (primeiro escorra a água do molho) e retempere com cheiro verde, pimenta do reino, alho, cebola ou outro tempero que desejar. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por aproximadamente 25 a 30 minutos após o início da pressão.

Receita de Feijoada baiana - Passo 6
7

Abra a panela e verifique se as carnes e o feijão estão bem cozidos e pingue gotinhas de limão, para dar um toque de acidez ao prato! Misture bem e passe sua feijoada para uma travessa ou caçarola.

Receita de Feijoada baiana - Passo 7
8

Sua feijoada baiana está pronta para você servir e apreciar! Decore com cheiro verde picado e sirva com arroz, salada de folhas, farinha ou farofa e molho de pimenta. Com certeza irão amar este prato! Esperamos que tenha gostado e bom apetite!

Procurando mais receitas baianas típicas? Veja como fazer:

Receita de Feijoada baiana - Passo 8

Se você gostou da receita de Feijoada baiana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Feijoada. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Feijoada baiana

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Vital
Só lembrar que feijão mulatinho é um e o carioca outro, o primeiro feijão não tem os desenhos do carioca e se fizer feijoada com o segundo vai virar uma papa
A sua avaliação:
Gilberto
Prato maravilhoso! Essa receita está incrível!
1 de 9
Receita de Feijoada baiana