Biscoitos

Receita de Biscoito doce de grão de bico

Yana
Por Yana, Blogueira de cozinha. 16 março 2021
Receita de Biscoito doce de grão de bico

Se você está procurando uma receita de lanche ou petisco saudável, com certeza vai adorar esta sugestão! Esta é uma receita de biscoito sem glúten, sem farinha, sem leite, sem manteiga e sem açúcar refinado (exceto o açúcar presente nas raspas de chocolate), válida para quem sofre de intolerância ao glúten e quer "comer limpo" ou para quem segue uma alimentação vegetariana ou vegana!

A massa destes biscoitos de grão de bico é feita com grão de bico cozido e pasta de amendoim, por isso ficam muito saborosos e macios. Para adoçar usaremos tâmaras, que contêm açúcar natural de absorção lenta (evitando os "picos" de insulina no sangue), e também chocolate amargo picado (que poderá ser chocolate sem açúcar ou diet, se você preferir).

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de biscoito doce de grão de bico, faça em sua casa e confirme que são muito gostosos e saciantes, graças ao seu alto teor de proteína, e que rendem um incrível petisco pós-treino ou um lanche delicioso.

4 convidados 30m Lanche Dificuldade baixa
Ingredientes para fazer Biscoito doce de grão de bico:
Também lhe pode interessar: Biscoito de farinha de grão de bico
Como fazer Biscoito doce de grão de bico:
1

Primeiramente coloque as tâmaras hidratando em água quente ou morna durante 15 minutos, para que fiquem mais macias. Depois escorra e pique em pedacinhos.

Dica: use tâmaras sem adição de açúcar, para conseguir uma receita mais saudável.

Receita de Biscoito doce de grão de bico - Passo 1
2

Escorra o grão de bico, enxague e coloque num processador. Se quiser poderá aproveitar a água do grão de bico para fazer aquabafa - saiba mais no artigo 'Como substituir o ovo no bolo'.

Receita de Biscoito doce de grão de bico - Passo 2
3

Adicione também no processador a manteiga de amendoim, as tâmaras, o sal e a baunilha. Processe muito bem até formar uma pasta homogênea e compacta, como na foto. Transfira para uma tigela.

Dica: neste momento preaqueça o forno nos 180ºC (forno médio).

Receita de Biscoito doce de grão de bico - Passo 3
4

Adicione o chocolate picado nessa massa de biscoito sem glúten de grão de bico e misture bem com as mãos.

Dica: se quiser evitar completamente o açúcar refinado nesta receita, prefira usar um chocolate sem açúcar ou diet.

Receita de Biscoito doce de grão de bico - Passo 4
5

Pegue porções de massa com suas mãos e forme pequenas bolinhas, achatando-as em seguida para conseguir biscoitos em forma de disco compactos.

Dica: se a massa estiver muito mole para modelar, reserve-a na geladeira por 30 minutos ou 1 hora.

Receita de Biscoito doce de grão de bico - Passo 5
6

Forre uma bandeja ou tabuleiro de forno com papel vegetal e disponha nele estes biscoitos sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Asse por 25-30 minutos nos 180ºC, retire do forno e deixe esfriar completamente antes de servir.

Dica: ao retirar os biscoitos do forno você perceberá que eles estão bem moles, porém ficarão mais firmes à medida que esfriam.

Receita de Biscoito doce de grão de bico - Passo 6
7

Sirva este biscoito doce de grão de bico e chocolate no lanche ou como pós-treino e temos a certeza que todos que provarem vão gostar! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas inclusivas para quem não pode com glúten nem com leite? Veja como fazer:

Receita de Biscoito doce de grão de bico - Passo 7

Se você gostou da receita de Biscoito doce de grão de bico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Biscoitos.

Suba a sua foto de Receita de Biscoito doce de grão de bico

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Alexandra
Olá! Referente a receita do biscoito de grão de bico.....Eu posso substituir a tâmara por banana? Se sim, qual a quantidade?
1 de 8
Receita de Biscoito doce de grão de bico