Enroladinhos

Receita de Bolinho de abóbora com carne seca

 
Marcelo Melo
Por Marcelo Melo. Atualizado: 22 fevereiro 2024
Receita de Bolinho de abóbora com carne seca

O bolinho de abóbora com carne seca é uma obra-prima da culinária brasileira que combina a doçura da abóbora com a rusticidade e sabor marcante da carne seca. Este bolinho, encanta os paladares, oferecendo uma experiência única e ao mesmo tempo reconfortante e surpreendente.

A base do bolinho, é feita com purê de abóbora, que garante suavidade e doçura natural em uma textura macia e cremosa que contrasta perfeitamente com a firmeza e o sabor intenso da carne seca. Além disso, a adição de temperos, como alho, cebola e pimenta dedo-de-moça, eleva o sabor do bolinho. Pode ser servido com petisco numa festa, ou acompanhamento de um almoço especial e até mesmo um lanche reconfortante.

Este bolinho de abóbora com carne seca do TudoReceitas carrega consigo um profundo significado cultural, refletindo a diversidade e a riqueza gastronômica do Brasil. Sua popularidade transcende fronteiras e é apreciada por pessoas de várias idades e origens, ou seja, é verdadeiramente uma joia da culinária brasileira que merece ser apreciada.

6 convidados 45m Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio

Ingredientes para fazer Bolinho de abóbora com carne seca:

Utensílios:

  • 01 panela caçarola
  • 01 panela para fritura
Também lhe pode interessar: Enroladinho de abobrinha com ricota

Como fazer Bolinho de abóbora com carne seca:

1

Comece por separar todos os ingredientes que serão utilizados na receita. Sendo que a abóbora deverá ser cozida com água e sal e, posteriormente, amassada até virar o purê. E a carne seca, deverá ser desalgada, cozida e refogada com alho, cebola e temperos a gosto.

Receita de Bolinho de abóbora com carne seca - Passo 1
2

Numa panela, coloque a água e a manteiga ou margarina. Leve ao fogo e aguarde o ponto de fervura.

Receita de Bolinho de abóbora com carne seca - Passo 2
3

Após ferver, coloque o purê de abóbora e volte ao fogo até chegar o ponto de fervura novamente.

Receita de Bolinho de abóbora com carne seca - Passo 3
4

O próximo passo é colocar a farinha de trigo de uma vez. Misture até formar a massa e deixe cozinhar por alguns minutos;

Receita de Bolinho de abóbora com carne seca - Passo 4
5

O ponto da massa será quando desgrudar do fundo da panela. Não precisa sovar. Apenas reserve e deixe esfriar para fazer a modelagem do bolinho.

Receita de Bolinho de abóbora com carne seca - Passo 5
6

Depois que esfriar, porcione os bolinhos. Esta receita rende 12 bolinhos com 45 gramas cada um (somente de massa). Para rechear, faça um disco, coloque o recheio e depois feche, formando uma bolinha.

Receita de Bolinho de abóbora com carne seca - Passo 6
7

Depois disso é o momento de empanar. O empanamento é feito com amido de milho nas proporções: 02 xícaras de chá de água com 02 colheres de sopa de amido de milho. Misture bem. Mergulhe os bolinhos e passe na farinha de rosca.

Receita de Bolinho de abóbora com carne seca - Passo 7
8

Frite em óleo por imersão. O óleo não deve ser muito quente, pois assim, não atinge o calor no interior do bolinho. Depois é só colocar no papel toalha para absorção de óleo e servir!

Receita de Bolinho de abóbora com carne seca - Passo 8

Se você gostou da receita de Bolinho de abóbora com carne seca, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Enroladinhos.

Molhos de pimenta para acompanhar

Agora você já sabe como fazer essa receita de bolinho de abóbora com carne seca. Que tal experimentar com um molho de pimenta? Separamos outras opções de molhos para você, confira:

  • Receita de Molho de pimenta caseiro: Se você é fã de comida ardida, certamente gosta de um molho de pimenta acompanhando suas refeições. Muitas pessoas optam pelo molho industrializado sem saber como é simples preparar esse complemento em sua casa.
  • Receita de Geleia de abacaxi com pimenta: Com petiscos, torradas, queijos, panquecas e pães: essa geleia de abacaxi combina com os mais diferentes pratos e traz um toque de pimenta dedo-de-moça, o que deixa a receita ainda mais especial.

Fotos de Bolinho de abóbora com carne seca

Suba a sua foto de Receita de Bolinho de abóbora com carne seca

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 13
Receita de Bolinho de abóbora com carne seca