Partilhar

Receita de Bolo de chocolate com cacau em pó

Por Nelia Oliveira, Redatora e editora no TudoReceitas. 13 março 2019
Receita de Bolo de chocolate com cacau em pó

Quando você pensa em bolo de chocolate pensa realmente em bolo com chocolate em pó, bolo com achocolatado ou bolo com cacau em pó? Esse ingrediente faz toda a diferença no sabor e cor do bolinho, descubra aqui no TudoReceitas como usar cacau em pó em bolos de chocolate para deixar o sabor mais intenso!

A principal diferença entre chocolate e cacau em pó é a presença de açúcar: enquanto que o chocolate ou achocolatado em pó contêm uma percentagem elevada de açúcar, o cacau em pó é composto essencialmente por sólidos de cacau, por isso ele é mais escuro e amarguinho. O cacau em pó é o preferido de quem gosta de bolos funcionais e de bolo de chocolate intenso e não muito doce, como é o caso deste que apresento aqui.

Confira abaixo como fazer esta receita de bolo de chocolate com cacau em pó, um bolo de cacau fofinho na batedeira simplesmente perfeito para o seu café da manhã ou lanche.

4 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Bolo de cacau em pó
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Ligue o forno nos 180ºC. Bata na batedeira o açúcar com a manteiga até dissolver os grãos de açúcar e conseguir um creme suave. Adicione os ovos um a um, batendo entre cada adição.

Dica: Melhor usar manteiga e ovos em temperatura ambiente, assim seu bolinho fica com a consistência certa e não murcha.

Receita de Bolo de chocolate com cacau em pó - Passo 1
2

Coloque o cacau em pó peneirado e misture. Depois adicione as farinhas peneiradas, intercalando com o leite, ao mesmo tempo que bate até incorporar bem. Por fim coloque o fermento e misture somente com uma colher.

Dica: Aconselhamos colocar os ingredientes secos (cacau e farinhas) peneirados porque desse jeito você evita os grumos na massa do bolo com cacau.

Receita de Bolo de chocolate com cacau em pó - Passo 2
3

Coloque a massa deste bolo de chocolate integral numa forma untada e enfarinhada e asse no forno a 180ºC por 35-40 minutos ou até, ao picar um palito ao centro do bolo, o palito sair limpo.

Dica: Não abra o forno antes dos primeiros 30 minutos para o bolo não murchar.

Receita de Bolo de chocolate com cacau em pó - Passo 3
4

Após assar o bolo com cacau em pó retire-o do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar. Desenforme, espere terminar de esfriar e está pronto para servir! Se quiser cubra ele com uma deliciosa cobertura de chocolate com leite condensado e bom apetite!

Procurando mais receitas com cacau em pó? Confira estas delícias:

Receita de Bolo de chocolate com cacau em pó - Passo 4

Se você gostou da receita de Bolo de chocolate com cacau em pó, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de chocolate com cacau em pó

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Bolo de chocolate com cacau em pó

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
Florinda Dias
As vossa receitas são muito boas:
peço se é possível enviar-me, receitas para celíacos e diabéticos

pois aqui tem muita gente com esses problemas de alergias desde já agradeço
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Florinda, obrigada pelo seu comentário! Continue conferindo nosso portal para encontrar receitas para celíacos e diabéticos, temos várias dessas. Confira, por exemplo, este bolo de chocolate para diabéticos: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-bolo-de-chocolate-para-diabeticos-1541.html

Receita de Bolo de chocolate com cacau em pó
1 de 5
Receita de Bolo de chocolate com cacau em pó

Voltar ao topo da página