Salgadinhos fritos

Receita de Bolinho de bacalhau crocante

 
Montse Morote Ortega
Por Montse Morote Ortega. 16 março 2020
Receita de Bolinho de bacalhau crocante

Os bolinhos de bacalhau crocantes são uma deliciosa opção de entradinha ou lanche para qualquer ocasião, porque são muito fáceis de fazer e realmente muito gostosos. Preparar essa receita de bolinho de bacalhau sem batata é super simples e vai te transportar diretamente para a terra das receitas de bacalhau, Portugal.

A massa que você aprende a fazer para realizar esses bolinhos de bacalhau é muito saborosa e com uma consistência muito macia. Além disso, os bolinhos ficam muito crocantes por fora, simplesmente irresistíveis! Se você quiser fazer mais quantidades para congelar, no final da receita explicamos as etapas para congelá-los corretamente. Continue lendo TudoReceitas e siga essa incrível receita de bolinho de bacalhau crocante passo a passo em fotos.

5 convidados 45m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas para Semana Santa, Frito
Ingredientes para fazer Bolinho de bacalhau crocante:
Também lhe pode interessar: Bolinho de bacalhau
Como fazer Bolinho de bacalhau crocante:
1

Para começar essa deliciosa receita de bolinho de bacalhau desfie o bacalhau ainda cru, retire a espinha e a pele. Em seguida, descasque e pique os dentes de alho.

Dica: Recomendamos que você compre o bacalhau já dessalgado para ganhar tempo. Caso você não consiga, pode dessalgá-lo em casa deixando em água durante 2 dias, trocando a água de 8 em 8 horas.

Receita de Bolinho de bacalhau crocante - Passo 1
2

Aqueça uma panela, em fogo médio, com a manteiga. Quando a manteiga derreter, coloque os alhos picados e refogue.

Dica: Você também pode usar azeite no lugar da manteiga, mas os bolinhos de bacalhau ficarão mais suculentos e saborosos com manteiga (não margarina).

Receita de Bolinho de bacalhau crocante - Passo 2
3

Antes do alho ficar dourado, adicione o bacalhau cru e mexa para que todos os ingredientes fiquem bem misturados.

Dica: Você também pode preparar esta receita com bacalhau já cozido ou com sobras de bacalhau. Nesse caso cozinhe do mesmo jeito, apenas por menos tempo.

Receita de Bolinho de bacalhau crocante - Passo 3
4

Coloque também a farinha, misture e deixe cozinhar por 3 minutos.

Dica: É importante cozinhar a farinha durante o tempo indicado, desse jeito você evita um gosto forte a farinha nesta receita de bolinho de bacalhau caseiro.

Receita de Bolinho de bacalhau crocante - Passo 4
5

Esquente um pouco o leite no microondas ou no fogo, somente até amornar. Aos poucos, e sem deixar de mexer, adicione o leite na panela. Continue mexendo até se formar uma massa densa que se solta da panela.

Dica: Se a mistura ficar muito espessa, coloque mais um pouco de leite.

Receita de Bolinho de bacalhau crocante - Passo 5
6

Quando você notar que a massa está soltando da panela, adicione a salsinha picada e misture. Prove de sal e, se necessário, adicione um pouco mais. Coloque a massa em uma tigela e deixe esfriar até ficar em temperatura ambiente. Depois reserve na geladeira por 3-4 horas.

Dica: O tempo de descanso permite que a massa fique compactada, assim você poderá modelar melhor os bolinhos. Se você estiver com pressa, pode deixar a massa no freezer por cerca de 30 minutos em vez de reservar na geladeira.

Receita de Bolinho de bacalhau crocante - Passo 6
7

Quando você for modelar os bolinhos de bacalhau, coloque a farinha de rosca em uma tigela e bata os ovos em outra. Pegue porções de massa com uma colher, faça um formato oval com as mãos, passe o bolinho pelo ovo batido e depois pela farinha de rosca. Repita esse processo mais uma vez, para reforçar o empanado dele, e faça o mesmo com a restante massa.

Dica: Depois de empanar os bolinhos de bacalhau você pode congelar eles para cozinhar em outro dia.

Receita de Bolinho de bacalhau crocante - Passo 7
8

Aqueça uma panela com óleo e frite 3-4 bolinhos de cada vez, para evitar que grudem entre eles. Quando estiverem bem douradinhos de todos os lados, retire e coloque em um prato com papel toalha, para absorver o excesso de gordura.

Dica: Os bolinhos de bacalhau tradicional são sempre fritos, mas você pode levá-los ao forno a 180ºC por 20 minutos ou até dourar.

Receita de Bolinho de bacalhau crocante - Passo 8
9

Prontíssimo! Os seus bolinhos de bacalhau sem batata já podem ser devorados! Apesar de ser um processo demorado que exige um pouco de habilidade na cozinha, arrisque-se e não deixe de provar essas maravilhas. Para ver algumas opções de acompanhamento, confira:

Receita de Bolinho de bacalhau crocante - Passo 9

Se você gostou da receita de Bolinho de bacalhau crocante, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salgadinhos fritos.

Como congelar bolinho de bacalhau caseiro

Saber como fazer bolinho de bacalhau exige um pouco de tempo e um toque de paciência, por isso uma boa ideia é fazer uma quantidade maior para congelar e serem consumidos em diversas outras ocasiões. Para congelar seu bolinho de bacalhau crocante é necessário preparar toda a receita acima indicada, exceto a fritura. Organize os bolinhos em uma bandeja, cubra com papel filme e reserve na geladeira por 2 horas ou até ficarem durinhos. Depois pode reservar em um saco ou pote, escrever a data presente e congelar por 6 a 12 meses, embora seja recomendável consumi-los antes dos primeiros 6 meses.

Na hora de fritar o bolinho de bacalhau, não precisa esperar descongelar. Frite eles diretamente no óleo quente ou asse no forno (tal e como mencionamos na receita). Experimente e bom apetite!

Suba a sua foto de Receita de Bolinho de bacalhau crocante

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Bolinho de bacalhau crocante