Pastel salgado

Receita de Pastel de forno com guaraná

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 21 maio 2019
Receita de Pastel de forno com guaraná
Imagem: guiadacozinha.com.br

Os salgadinhos de festa são uma delícia para petiscar e variar bastante no cardápio, não é mesmo? E quem consegue resistir a um pastel de forno? Este pastel de forno com massa de guaraná que ensinamos a fazer aqui no TudoReceitas é ainda mais irresistível: preparada com poucos ingredientes, a massa fica leve, crocante e com gostinho doce bem especial.

Se você sempre quis saber como fazer massa de pastel de forno com guaraná confira abaixo o passo a passo em fotos e anote. Você pode preparar esta receita de pastel de forno com guaraná com antecedência e congelar, depois é só assar e servir na sua festa, seja de aniversário ou Festa Junina, e pode até vender! Vamos a isso?

8 convidados 45m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Pastel de forno com guaraná:
  • Para a massa:
  • Sugestão de recheio:
Também lhe pode interessar: Pastel assado com massa de pastel
Como fazer Pastel de forno com guaraná:
1

Prepare a massa do pastel de guanará colocando a farinha numa vasilha ou, de preferência, numa bancada de mármore. Abra um círculo no meio, polvilhe o sal sobre a farinha e, ao centro, coloque o guanará e a margarina misturados.

Receita de Pastel de forno com guaraná - Passo 1
2

Pouco a pouco misture a farinha das beiradas com os ingredientes do centro, em movimentos circulares com a mão. Termine de misturar a farinha até obter uma massa suave e que desgruda - não precisa apertar muito nem sovar.

Receita de Pastel de forno com guaraná - Passo 2
3

Para a massa não grudar na bancada no momento de abrir siga este truque: coloque uma folha de plástico filme sobre a bancada, polvilhe farinha sobre ela, coloque a massa de pastel e abra. Polvilhe mais farinha, cubra com outra folha de plástico filme e termine de abrir com o rolo até ficar com cerca de 5 mm de espessura. Reserve.

Receita de Pastel de forno com guaraná - Passo 3
4

Prepare o recheio de pastel de forno que você preferir: carne moída, frango desfiado, ricota, queijo e presunto, queijo e goiabada... confira nossa listagem de 50 recheios de pastel fáceis de fazer.

Nós sugerimos o democrático recheio de frango preparado do seguinte jeito: refogue a cebola e os alhos picados no azeite até dourar. Acrescente o frango, o molho de tomate, o requeijão, as azeitonas, o milho e a salsinha ou cebolinha. Deixe ferver em fogo baixo até ficar cremoso e acerte o sabor com sal e pimenta.

Dica: Essa massa aceita qualquer tipo de recheio, doce ou salgado.

Receita de Pastel de forno com guaraná - Passo 4
5

Com o recheio pronto chega a hora de rechear o pastel de guaraná: desgrude o plástico de cima e corte a massa em discos. Coloque uma porção de recheio em cada disco de massa e feche pressionando as beiradas com os dedos ou com um garfo.

Dica: Se você quiser, nesse momento pode congelar os pastéis para assar noutro momento. Você também pode congelar a massa cortada em rodelas e sem recheio, para isso guarde-a com os discos separados por pedaços de papel manteiga.

Receita de Pastel de forno com guaraná - Passo 5
6

Pincele cada pastelzinho com gema de ovo batida e coloque em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até dourar.

Receita de Pastel de forno com guaraná - Passo 6
7

Está pronto seu pastel assado de guaraná! Sirva quente e comprove como fica gostoso! Não hesite em preparar aí na sua casa e contar para nós o que você achou. Bom apetite!

Quer descobrir mais receitas de pastel? Confira estas nossas sugestões:

Receita de Pastel de forno com guaraná - Passo 7
Imagem: guiadacozinha.com.br

Se você gostou da receita de Pastel de forno com guaraná, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pastel salgado. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Pastel de forno com guaraná

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
4 comentários
A sua avaliação:
Amanda
Fiz e ficou simplesmente maravilhoso! Parabéns e muito obrigada por ter compartilhado conosco! 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
A sua avaliação:
Paulo Goulart
Show, ficou muito bom. Parabéns.😄👍👋🙏
A sua avaliação:
Marcela
Pode congelar o pastel de guaraná pre assado?
Sara Silva
Oi Marcela, pode sim! Faça e conte nos comentários o que você achou.
A sua avaliação:
Débora Mello da Silva Rezende
Posso colocar banha ao invés de margarina ?
Sara Silva
Oi Débora, não testámos desse jeito. Se você fizer, conte para nós o que achou!
Imagem: guiadacozinha.com.br
Imagem: guiadacozinha.com.br
1 de 8
Receita de Pastel de forno com guaraná