Bolos de chocolate

Receita de Bolo com maca peruana

Márcia Cavalcanti
Por Márcia Cavalcanti, Colaboradora no TudoReceitas. 12 setembro 2018
Receita de Bolo com maca peruana

Você já ouviu falar em maca peruana? Esse é um superalimento com importantes propriedades medicinais. Os benefícios da maca peruana estão relacionados com a perda de peso, aumento da sensação de saciedade, facilidade de absorção de ferro e cálcio e até aumento da líbido. Se você não sabe como usar maca peruana, esta receita de bolo funcional que compartilho aqui no TudoReceitas é imperdível! Esta receita de bolo com maca peruana é um bolo sem glúten que inclui também chocolate e cacau, fica levemente úmido e muito gostoso para acompanhar o café da tarde. Experimente logo!

4 convidados 45m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, No forno

Ingredientes para fazer Bolo com maca peruana:

Também lhe pode interessar: Bolo de chocolate com tâmaras

Como fazer Bolo com maca peruana:

1

Ligue o forno nos 160ºC. Unte uma forma de bolo redonda com 20-22 cm e polvilhe o cacau em pó. Reserve.

Receita de Bolo com maca peruana - Passo 1
Imagem: kitcheninthehills.com
2

Parta o chocolate em pedaços e derreta no microondas ou em banho-maria. Bata as claras de ovo com a pitada de sal até ficarem consistentes e, num processador de cozinha, processe o açúcar até ficar mais fino.

Dica: O sal ajuda a bater mais facilmente as claras de ovo.

Receita de Bolo com maca peruana - Passo 2
3

Bata o açúcar pulverizado com a manteiga por 4 minutos, ou até virar um creme macio. Adicione uma gema de ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição. No final coloque também o extrato de baunilha e o chocolate derretido.

Receita de Bolo com maca peruana - Passo 3
4

Junte a farinha de amêndoas e a maca em pó. Adicione 1/3 das claras batidas e envolva delicadamente, para não perder o ar. Adicione o restante das claras e volte a envolver com cuidado.

Receita de Bolo com maca peruana - Passo 4
5

Coloque a massa do bolo na forma previamente preparada e alise o topo com uma espátula. Asse no forno a 160ºC por 35-40 minutos ou até passar no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos sem desenformar.

Dica: Bata com a forma de bolo na bancada para eliminar bolhas de ar da massa.

Receita de Bolo com maca peruana - Passo 5
6

Finalmente desenforme o bolo de maca peruana e deixe esfriar por completo em uma grelha, para evitar que quebre e desmanche na hora de cortar. Desfrute deste bolo de chocolate e maca funcional e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com maca peruana? Confira como fazer chá de maca peruana e suco verde com maca peruana.

Receita de Bolo com maca peruana - Passo 6

Se você gostou da receita de Bolo com maca peruana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.

Maca peruana: para que serve?

A maca peruana é um dos superalimentos que estão ganhando popularidade um pouco por todo o mundo. A maca peruana é uma raiz originária do Peru e que, segundo uma reportagem do The New York Times (1), é tão preciosa para o povo desse país que a lei não autoriza o processamento dela alimento fora do território peruano. Por isso, depois de ser processada no Peru, a maca é exportada para todo o mundo em forma de pó ou em cápsulas. Muitas pessoas procuram maca peruana pois ela é útil na prevenção e tratamento de várias doenças, sobretudo anemia.

Maca peruana: benefícios

A maca peruana é conhecida por várias razões, uma delas é por ajudar a aumentar a líbido e a fertilidade (inclusivamente ela é chamada de 'Viagra dos incas'). Além disso, este alimento ajuda a reduzir os sintomas de depressão e melhora a pressão arterial, segundo estudos de cientistas da Universidade Victoria, na Austrália (2). Por ser rica em cálcio e magnésio, a maca peruana ajuda também na manutenção dos ossos e facilita a absorção de ferro pelo organismo.

Maca peruana: como tomar

No estudo indicado acima, mulheres pós-menopáusicas consumiram 3,3 g por dia de maca peruana (cerca de 1 colher de sobremesa) ao longo de 6 semanas e obtiveram efeitos positivos na redução da pressão arterial, depressão e ansiedade. Você pode usar essa quantidade como referência para tomar maca peruana em batidos e sucos - confira as receitas de chá de maca peruana e de suco verde com maca peruana - misturar com fruta natural e em bolos.

Referências

Suba a sua foto de Receita de Bolo com maca peruana

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
6 comentários
A sua avaliação:
Marta Estêvão
Olá, posso substituir o açúcar demerara por açúcar de coco?
Sara Silva
Oi Marta, pode sim! Depois conte para nós o que você achou deste bolo e suba foto dele pronto 🙂
Juliana
Posso usar essa quantidade de maca em qualquer receita de bolo? Por exemplo em um bolo de banana
Sara Silva
Oi Juliana, pode sim! No entanto preste atenção à consistência da massa após adicionar a maca: poderá ser necessário colocar também um pouco de ingrediente líquido para a massa não ficar pesada. Experimente e conte o que você achou!
A sua avaliação:
losangela
muito boa maca peruana, uso diariamente e sinto melhoras no meu humor e disposição, as coisas ruins já não me afetam tanto porque me sinto mais animada. esse bolo é delicioso!!!
Sara Silva
Oi Locangela, obrigada pelo seu comentário! Que bom que você sente os efeitos da maca peruana, confira nossas outras receitas com maca peruana para variar no cardápio 🙂
Cláudia Souza
Parece ser bom.
Sara Silva
É muito gostoso sim, Cláudia! Pode fazer 🙂
Fina
Onde se pode encontrar pó de maca peruana em Portugal?
Sara Silva
Oi Fina, você pode encontrar maca em lojas de produtos naturais e na área de alimentos saudáveis dos supermercados 🙂
cm9005
Oque é maca peruana?
Sara Silva
Oi, no texto de apresentação desta receita você encontra a explicação do que é maca peruana 🙂
Imagem: kitcheninthehills.com
1 de 7
Receita de Bolo com maca peruana