Partilhar

Receita de Bolo com maca peruana

Por Márcia Cavalcanti, Colaboradora no TudoReceitas. 12 setembro 2018
Receita de Bolo com maca peruana

Você já ouviu falar em maca peruana? Esse é um superalimento com importantes propriedades medicinais. Os benefícios da maca peruana estão relacionados com a perda de peso, aumento da sensação de saciedade, facilidade de absorção de ferro e cálcio e até aumento da líbido. Se você não sabe como usar maca peruana, esta receita de bolo funcional que compartilho aqui no TudoReceitas é imperdível! Esta receita de bolo com maca peruana é um bolo sem glúten que inclui também chocolate e cacau, fica levemente úmido e muito gostoso para acompanhar o café da tarde. Experimente logo!

4 convidados 45m Lanche Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Bolo de chocolate com cobertura
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Ligue o forno nos 160ºC. Unte uma forma de bolo redonda com 20-22 cm e polvilhe o cacau em pó. Reserve.

Receita de Bolo com maca peruana - Passo 1
Fonte: kitcheninthehills.com
2

Parta o chocolate em pedaços e derreta no microondas ou em banho-maria. Bata as claras de ovo com a pitada de sal até ficarem consistentes e, num processador de cozinha, processe o açúcar até ficar mais fino.

Dica: O sal ajuda a bater mais facilmente as claras de ovo.

Receita de Bolo com maca peruana - Passo 2
3

Bata o açúcar pulverizado com a manteiga por 4 minutos, ou até virar um creme macio. Adicione uma gema de ovo de cada vez, batendo bem entre cada adição. No final coloque também o extrato de baunilha e o chocolate derretido.

Receita de Bolo com maca peruana - Passo 3
4

Junte a farinha de amêndoas e a maca em pó. Adicione 1/3 das claras batidas e envolva delicadamente, para não perder o ar. Adicione o restante das claras e volte a envolver com cuidado.

Receita de Bolo com maca peruana - Passo 4
5

Coloque a massa do bolo na forma previamente preparada e alise o topo com uma espátula. Asse no forno a 160ºC por 35-40 minutos ou até passar no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos sem desenformar.

Dica: Bata com a forma de bolo na bancada para eliminar bolhas de ar da massa.

Receita de Bolo com maca peruana - Passo 5
6

Finalmente desenforme o bolo de maca peruana e deixe esfriar por completo em uma grelha, para evitar que quebre e desmanche na hora de cortar. Desfrute deste bolo de chocolate e maca funcional e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com maca peruana? Confira como fazer chá de maca peruana e suco verde com maca peruana.

Receita de Bolo com maca peruana - Passo 6

Se você gostou da receita de Bolo com maca peruana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.

Maca peruana: para que serve?

A maca peruana é um dos superalimentos que estão ganhando popularidade um pouco por todo o mundo. A maca peruana é uma raiz originária do Peru e que, segundo uma reportagem do The New York Times (1), é tão preciosa para o povo desse país que a lei não autoriza o processamento dela alimento fora do território peruano. Por isso, depois de ser processada no Peru, a maca é exportada para todo o mundo em forma de pó ou em cápsulas. Muitas pessoas procuram maca peruana pois ela é útil na prevenção e tratamento de várias doenças, sobretudo anemia.

Maca peruana: benefícios

A maca peruana é conhecida por várias razões, uma delas é por ajudar a aumentar a líbido e a fertilidade (inclusivamente ela é chamada de 'Viagra dos incas'). Além disso, este alimento ajuda a reduzir os sintomas de depressão e melhora a pressão arterial, segundo estudos de cientistas da Universidade Victoria, na Austrália (2). Por ser rica em cálcio e magnésio, a maca peruana ajuda também na manutenção dos ossos e facilita a absorção de ferro pelo organismo.

Maca peruana: como tomar

No estudo indicado acima, mulheres pós-menopáusicas consumiram 3,3 g por dia de maca peruana (cerca de 1 colher de sobremesa) ao longo de 6 semanas e obtiveram efeitos positivos na redução da pressão arterial, depressão e ansiedade. Você pode usar essa quantidade como referência para tomar maca peruana em batidos e sucos - confira as receitas de chá de maca peruana e de suco verde com maca peruana - misturar com fruta natural e em bolos.

Referências

Suba a sua foto de Receita de Bolo com maca peruana

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Bolo com maca peruana

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
4 comentários
A sua avaliação:
losangela
muito boa maca peruana, uso diariamente e sinto melhoras no meu humor e disposição, as coisas ruins já não me afetam tanto porque me sinto mais animada. esse bolo é delicioso!!!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Locangela, obrigada pelo seu comentário! Que bom que você sente os efeitos da maca peruana, confira nossas outras receitas com maca peruana para variar no cardápio 🙂
Cláudia Souza
Parece ser bom.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
É muito gostoso sim, Cláudia! Pode fazer 🙂
Fina
Onde se pode encontrar pó de maca peruana em Portugal?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Fina, você pode encontrar maca em lojas de produtos naturais e na área de alimentos saudáveis dos supermercados 🙂
cm9005
Oque é maca peruana?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi, no texto de apresentação desta receita você encontra a explicação do que é maca peruana 🙂

Receita de Bolo com maca peruana
Fonte: kitcheninthehills.com
1 de 7
Receita de Bolo com maca peruana

Voltar ao topo da página