Bolos de chocolate

Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate)

 
Laurinha Rodrigues de Sousa
Por Laurinha Rodrigues de Sousa. 9 setembro 2022
Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate)

Bolo e pudim: tem vezes que, na cozinha, conseguimos juntar o melhor de dois mundos. No caso de hoje, um delicioso bolo de chocolate com pudim em cima! A sobremesa perfeita e que, com certeza, vai agradar a todos.

O pudim de baunilha é uma sobremesa tradicional em almoços e datas especiais, mas muito temido pelos iniciantes na cozinha. Seja pelo caramelo, que pode queimar e acabar atrapalhando o resultado final, ou seja na hora de desenformar, que por ser tão delicado exige algumas técnicas para que não quebre.

A textura macia e bem úmida do bolo de chocolate equilibra com o doce do pudim, cremoso e leve, causando uma combinação maravilhosa na boca.

Então não perca tempo e fique tranquila! Aqui, vamos te ensinar o passo a passo sem erro do bolo com pudim em cima para você acertar por aí também!

12 convidados 1h 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio

Ingredientes para fazer Bolo com pudim em cima (sabor chocolate):

Também lhe pode interessar: Bolo pudim de chocolate

Como fazer Bolo com pudim em cima (sabor chocolate):

1

Vamos começar essa receita fácil de bolo de pudim! Coloque o açúcar em uma forma, de 22cm, com furo no meio. Leve ao fogo baixo e mexa, com uma espátula de silicone, para que o açúcar derreta por igual.

Dica: Utilize uma espátula de silicone para que a diferença de temperatura dos utensílios não atrapalhe no processo. Uma colher de metal é fria e pode causar choque térmico.

Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate) - Passo 1
2

Depois que ele estiver derretido e com cor "caramelo", desligue o fogo e espalhe a calda nas laterais e no meio, como na foto. Reserve. Nossa receita terá um bolo com calda de pudim.

Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate) - Passo 2
3

No liquidificador, coloque o leite condensado, os ovos, o leite e a essência de baunilha. Bata por 3 minutos.

Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate) - Passo 3
4

Disponha sobre a calda que está na forma e reserve.

Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate) - Passo 4
5

Em um recipiente, coloque o óleo, os ovos, o açúcar, o chocolate em pó 70%, a farinha de trigo e o fermento. Misture bem até que fique homogêneo.

Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate) - Passo 5
6

Coloque sobre o líquido anterior (do pudim).

Dica: Não coloque porções com a colher, aqui você tem que despejar diretamente do recipiente, como demonstra na foto.

Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate) - Passo 6
7

Coloque água até a metade em uma assadeira retangular e, em seguida, coloque o bolo pudim, ficando em banho-maria. Leve ao forno, à 200 graus, por 1 hora.

Dica: Para que sua forma não fique preta ao levar no forno, coloque 4 rodelas de limão na água. Ele impede a oxidação da mesma.

Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate) - Passo 7
8

Retire e deixe esfriar em temperatura ambiente. Passe a faca em volta do bolo para ajudar a soltar as laterais. Depois, deixe gelar por, pelo menos, 2 horas.

Dica: Ao completar 1 hora, faça o teste do palito. Espete a massa e vá até o final. Se ele sair limpo, o bolo e o pudim estão assados. Se não, é preciso deixar mais 10 minutos.

Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate) - Passo 8
9

Para desenformar, retire o bolo pudim da geladeira e leve em banho-maria, por 3 minutos. Passe a faca novamente em volta e vire-o no recipiente que deseja colocar.

Dica: Se ao tentar desenformar, ele não soltar, volte para o banho-maria e deixe mais 1 minuto. Tenha paciência e cuidado, essa parte é um pouco delicada, mas dá certo!

Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate) - Passo 9
10

Prontinho! Sua sobremesa 2 em 1 de bolo com pudim, está pronta pra ser consumida! Se gostou dessa receita ou ficou com dúvida em algum passo, nos conte nos comentários que vamos adorar saber e ajudar!

Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate) - Passo 10

Se você gostou da receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate), sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos de chocolate.

Suba a sua foto de Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate)

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Receita de Bolo com pudim em cima (sabor chocolate)