Partilhar

Receita de Bolo de tapioca granulada assado

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 22 janeiro 2020
Receita de Bolo de tapioca granulada assado

A tapioca é um ingrediente maravilhoso, com ela você pode preparar bolo, mingau, pudim, pão e tanto mais. Por todo o país encontramos diferentes tipos de tapioca, neste caso eu escolhi a tapioca granulada (tipo II) para preparar um bolo de tapioca simples. O preparo é semelhante à receita de pudim de tapioca gelado, porém inclui mais ingredientes que ajudam a conseguir um bolo firme e douradinho.

Esta receita de bolo de tapioca granulada assado é maravilhosa para quem gosta de receitas com tapioca granulada e bolos úmidos. Depois de assar, a consistência fica entre pudim e bolo, por isso lembra um bombocado de tapioca. No preparo não vai queijo, farinha nem fermento, somente coco ralado, leite integral e leite de coco, ovos, açúcar e um pouquinho de margarina.

Continue aqui no TudoReceitas para conferir passo a passo em fotos como fazer bolo de tapioca que vai ao forno, perfeito para acompanhar o seu café da manhã ou chá da tarde.

6 convidados 4h Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Bolo de tapioca granulada gelado
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Numa vasilha misture a tapioca com o coco ralado. Acrescente o leite integral e o leite de coco e volte a misturar. Deixe por 3 horas, para hidratar a tapioca, dando uma mexida a cada 1 hora.

Dica: Se você preferir pode substituir o leite por bebida vegetal de coco.

Receita de Bolo de tapioca granulada assado - Passo 1
2

Depois do tempo indicado separe as gemas das claras e bata as claras na batedeira até ficarem firmes, em ponto neve. Enquanto bate adicione as gemas uma a uma, até obter um creme bem suave, como na foto.

Dica: Bata as claras com uma pitada de sal ou com algumas gotas de limão, para que fiquem firmes mais rapidamente.

Receita de Bolo de tapioca granulada assado - Passo 2
3

Em seguida adicione o açúcar pouco a pouco e, por fim, a margarina. Continue batendo por mais 1-2 minutos e desligue. Adicione o tapioca hidratada em duas etapas, misturando delicadamente para não perder o ar das claras batidas.

Dica: Se você preferir pode substituir a margarina por óleo de coco.

Receita de Bolo de tapioca granulada assado - Passo 3
4

Despeje a massa em uma forma bem untada ou forrada com papel manteiga e, se quiser, polvilhe coco ralado ou em lascas. Coloque assando no forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos ou até o bolo ficar consistente e dourado.

Dica: Neste caso foi usada uma forma de aproximadamente 22 x 32cm. Lembre que esse é um bolo mole, por isso não fica fofinho nem passa no teste do palito quando estiver assado.

Receita de Bolo de tapioca granulada assado - Passo 4
5

Depois é só retirar o bolo do forno, esperar esfriar, cortar e servir. Está pronto seu delicioso bolo de tapioca com coco! Prove e diga nos comentários o que você achou.

No TudoReceitas temos mais receitas com tapioca granulada para você descobrir! Confira:

Receita de Bolo de tapioca granulada assado - Passo 5

Se você gostou da receita de Bolo de tapioca granulada assado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de tapioca granulada assado

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Bolo de tapioca granulada assado

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Bolo de tapioca granulada assado
1 de 6
Receita de Bolo de tapioca granulada assado

Voltar ao topo da página