Partilhar

Receita de Bolo de tapioca granulada gelado

Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 5 setembro 2019
Receita de Bolo de tapioca granulada gelado

Sabe aquele bolo de tapioca cremoso, que não vai no fogo nem no forno e é servido com uma calda generosa de leite condensado? Aqui no TudoReceitas ensinamos para você como fazer essa deliciosa sobremesa fácil e rápida que agrada a todo o brasileiro e não só!

Na hora de fazer este bolo-pudim, também chamado de bolo podre de tapioca, a tapioca que você deve usar é a tapioca granulada, semelhante à tapioca de frigideira porém com grãos maiores, mais durinhos e disformes. Ela fica hidratando na mistura de leite desnatado, leite de coco e leite condensado e fica durinha, rendendo um bolo gelado de tapioca com cara de pudim, consistente e de sabor suave.

E aí, deu água na boca e larica para preparar esta receita de bolo de tapioca granulada gelado? Confira abaixo todos os detalhes e o passo a passo em fotos e prepare sem erro para a sua sobremesa!

6 convidados 4h Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No frio, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Num bowl ou no liquidificador coloque o leite desnatado, o leite de coco e o açúcar. Mexa ou bata para misturar e dissolver o açúcar nos leites.

Dica: Aconselhamos usar açúcar refinado porque é mais fácil de dissolver.

Receita de Bolo de tapioca granulada gelado - Passo 1
2

Seguidamente coloque o coco ralado e misture. Se você estiver usando o liquidificador prefira transferir a mistura de leites e açúcar para um bowl e misturar o coco neles, desse jeito você conseguirá saborear os pedacinhos de coco nesta sobremesa fácil e rápida.

Dica: Se você usar coco ralado fresco seu bolo gelado de tapioca ficará mais gostoso.

Receita de Bolo de tapioca granulada gelado - Passo 2
3

Depois de colocar o coco junte também 2/3 da lata de leite condensado e misture. Por fim coloque a tapioca granulada que, como você pode observar na foto, é diferente da tapioca tipo beiju e da tapioca tipo sagu. Misture bem.

Dica: Esse bolo foi preparado com tapioca granulada Yoki, porém existem outras marcas de tapioca granulada no mercado.

Receita de Bolo de tapioca granulada gelado - Passo 3
4

Coloque a mistura deste bolo gelado de tapioca e coco numa forma de bolo untada com óleo e reserve na geladeira por 4-6 horas, para hidratar bem e ficar cremoso. Outra opção, mais rápida, é reservar no freezer por 2-3 horas.

Dica: No caso usei uma forma de bolo com 24 cm de diâmetro.

Receita de Bolo de tapioca granulada gelado - Passo 4
5

Depois do tempo indicado, desenforme seu bolo-pudim de tapioca e sirva regado com o restante leite condensado e polvilhado com coco ralado. Delicie-se e diga nos comentários o que você achou desta receita de bolo de tapioca granulada que não vai ao forno!

Procurando mais receitas com tapioca granulada? Veja estas sugestões:

Receita de Bolo de tapioca granulada gelado - Passo 5

Se você gostou da receita de Bolo de tapioca granulada gelado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de tapioca granulada gelado

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Bolo de tapioca granulada gelado

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Barbara
Esse pudim de tapioca fica durinho mesmo? Eu fiz, ficou muito gostoso, mas senti que a massa em si depois da geladeira ficou bem firme. É normal? Tem algum macete?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Barbara. Este bolo de tapioca fica firme enquanto estiver geladinho, ele fica mole à medida que fica em temperatura ambiente 🙂

Receita de Bolo de tapioca granulada gelado
1 de 6
Receita de Bolo de tapioca granulada gelado

Voltar ao topo da página