Chuchu

Receita de Chuchu com molho branco

 
Renata Quirino
Por Renata Quirino, Colaboradora. 14 maio 2020
Receita de Chuchu com molho branco

Chuchu sem graça nunca mais: hoje eu te ensino a preparar um saboroso e bem temperado chuchu com molho branco! Uma receita leve, saudável e muito fácil de fazer. E tem mais: dicas para o seu molho branco dar super certo de primeira e para você deixar a apresentação desse acompanhamento bem bonita.

Vem conferir essa receita de chuchu refogado passo a passo aqui no TudoReceitas e sirva como acompanhamento dos seus pratos de carne, peixe ou até opções vegetarianas.

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Refogado
Ingredientes para fazer Chuchu com molho branco:
  • Para o molho branco caseiro:
Também lhe pode interessar: Macarrão de chuchu
Como fazer Chuchu com molho branco:
1

Separe os ingredientes. O molho branco que vamos ensinar é o béchamel, de origem francesa. Ele é super fácil de fazer, apesar de exigir uma pequena técnica que vamos explicar e dar dicas mais adiante.

Receita de Chuchu com molho branco - Passo 1
2

Lave bem e seque os chuchus (é importante secar pra eles não escorregarem da sua mão enquanto você corta). Descasque e corte o chuchu ao meio no sentido do comprimento, depois corte novamente ao meio e fatie as metades em meias-luas. Cozinhe na água até ficarem al dente.

Receita de Chuchu com molho branco - Passo 2
3

Quando os chuchus estiverem cozidos, coloque manteiga em uma frigideira e refogue o chuchu com o alho e cebola picada. Tempere com sal e pimenta a gosto e finalize com orégano. Reserve.

Receita de Chuchu com molho branco - Passo 3
4

Agora vamos para o famoso molho bechamel. Um utensílio muito importante para o preparo desse molho é o batedor de arame, também conhecido como fouet - ele ajuda a não empelotar os ingredientes a cada adição. Mas se você não tiver um, não tem problema! Mexa muito bem com uma espátula ou colher de pau. Mas coloque esse acessório na sua lista de desejos que ele vai te ajudar muito na cozinha (nessa e em várias receitas!).

Receita de Chuchu com molho branco - Passo 4
5

Em uma panela derreta a manteiga em fogo bem baixo e adicione a farinha de trigo. Mexa bem até que tudo se misture e fique levemente dourado. Acrescente o leite de uma só vez e misture bem com o batedor de arame para que não empelote. Quando estiver tudo bem dissolvido e incorporado, tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto.

Dica: Se você quiser um molho bem clarinho pode trocar a pimenta do reino pela pimenta branca.

Receita de Chuchu com molho branco - Passo 5
6

Cozinhe até engrossar e chegar no ponto que você deseja - eu prefiro um molho mais encorpado, então deixei o meu béchamel mais tempo no fogo. Se você achar que o seu molho está muito grosso, fique tranquilo: é só adicionar mais leite até chegar na consistência que você deseja. Agora é só servir com o chuchu refogado.

Receita de Chuchu com molho branco - Passo 6
7

Na hora de servir, capriche na apresentação! Ela pode dar outra cara para o chuchu do dia a dia - e deixar pra trás de vez a lenda de que esse alimento tão rico em fibras, água e vitamina C não tem graça. Conte pra gente nos comentários o que você achou desse chuchu com molho bechamel!

Procurando mais receitas com chuchu? Veja estas sugestões:

Receita de Chuchu com molho branco - Passo 7

Se você gostou da receita de Chuchu com molho branco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Chuchu.

Suba a sua foto de Receita de Chuchu com molho branco

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Chuchu com molho branco