Bolos simples

Receita de Bolo de limão com iogurte

Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 5 outubro 2023
Receita de Bolo de limão com iogurte

Macio, úmido, fofinho e de sabor intenso, assim é este bolo de iogurte com limão que ensinamos a fazer aqui no TudoReceitas. O suco do limão é o principal responsável pela consistência úmida deste bolo, enquanto que o iogurte ajuda a conseguir uma massa fofinha e macia. Sem dúvida que é um bolo de limão com iogurte natural muito gostoso e, além disso, é um bolo sem ovo pensado para quem é alérgico a esse ingrediente ou segue uma alimentação sem ovos. Se você preferir, pode usar iogurte e leite de origem vegetal e assim conseguir um bolo vegano que dá muito certo! Não espere mais: confira abaixo todos os detalhes desta receita de bolo de limão com iogurte e prepare para o seu lanche!

10 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, No forno

Ingredientes para fazer Bolo de limão com iogurte:

Também lhe pode interessar: Bolo de mexerica com casca

Como fazer Bolo de limão com iogurte:

1

Numa tigela coloque o iogurte e o açúcar e bata bem.

Dica: Para esta receita use o copo de iogurte como medida para os ingredientes. Se você seguir uma alimentação vegana, use um iogurte de origem vegetal (iogurte de soja, por exemplo).

Receita de Bolo de limão com iogurte - Passo 1
2

Acrescente o azeite e continue batendo.

Dica: aconselhamos usar um azeite suave (com baixo teor de acidez), para evitar o gosto forte de azeite. Se você preferir, pode usar manteiga ou margarina no lugar do azeite.

Receita de Bolo de limão com iogurte - Passo 2
3

Seguidamente acrescente o leite e volte a bater para misturar.

Dica: Se você substituir o leite por creme de leite batido conseguirá um bolo ainda mais fofinho!

Receita de Bolo de limão com iogurte - Passo 3
4

Junte a raspa de meio limão e o suco de todo o limão.

Dica: Se você preferir um bolo com um gosto ácido, junte a raspa de um limão inteiro. Se você preferir um bolo com um sabor menos forte a limão, junte apenas o suco de meio limão.

Receita de Bolo de limão com iogurte - Passo 4
5

Por fim adicione a farinha peneirada junto com o fermento e misture em movimentos circulares com a espátula, para não bater demasiado a massa. Ligue o forno com calor em cima e em baixo nos 200ºC.

Receita de Bolo de limão com iogurte - Passo 5
6

Unte uma forma com azeite e coloque nela a massa do bolo. Coloque o bolo no forno com calor apenas em baixo e a 180ºC. Deixe assar por 30 minutos, depois ligue o calor em cima também e asse por mais 10 minutos.

Dica: Neste caso eu usei uma forma de pão retangular de 26 cm de comprimento, mas você também pode usar a tradicional forma redonda de bolo de 22 ou 24 cm.

Receita de Bolo de limão com iogurte - Passo 6
7

Após o tempo indicado, faça o teste do palito para confirmar que o bolo está pronto. Se observar que ainda está um pouco cru, deixe no forno por mais 10-15 minutos. Abra o forno apenas após os 30 minutos, para evitar um bolo que fica cru no meio.

Receita de Bolo de limão com iogurte - Passo 7
8

Deixe o bolo esfriar por completo antes de desenformar. Depois retire da forma, polvilhe açúcar de confeiteiro e está pronto! Se você quiser também pode decorar este bolo de limão com iogurte natural com glacê de açúcar e limão ou ganache de chocolate, que combina muito bem! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Agora que você sabe como fazer bolo de iogurte, confira também estas receitas de bolos fáceis:

Receita de Bolo de limão com iogurte - Passo 8

Se você gostou da receita de Bolo de limão com iogurte, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples.

Como fazer um bolo de iogurte natural super fofinho!

Você já viu que este é um bolo de iogurte fácil e delicioso, mas existem algumas dicas para deixá-lo mais fofo? Na verdade, sim! Se você quiser obter um bolo de limão e iogurte fofo, anote essas dicas:

  1. Se decidir adicionar ovos à massa, recomendamos separar as claras das gemas para bater as claras em neve e adicioná-las no final, fazendo movimentos delicados e envolventes.
  2. É importante incorporar o máximo de ar possível à massa durante o batimento. Desde o início, bata vigorosamente e use um mixer elétrico, se tiver um. Além disso, peneirar a farinha é um passo que não deve ser ignorado, pois introduz ar na massa, elimina grumos e torna o bolo de limão com iogurte mais fofo.
  3. Se adicionar creme de leite, bata-o primeiro e incorpore-o com movimentos suaves para não perder volume. É fundamental bater o creme de leite estando bem gelado.
  4. Se você não tiver fermento em pó, pode usar bicarbonato de sódio.
  5. Retire os ingredientes da geladeira com antecedência para que fiquem em temperatura ambiente, pois alimentos muito frios podem fazer com que a massa não fique perfeita e o bolo fique compacto. A única exceção é o creme de leite.

Suba a sua foto de Receita de Bolo de limão com iogurte

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Paula
O bolo não deu certo um gosto muito forte de azeite! :( não recomendo
Equipe TudoReceitas
Oi Paula, aconselhamos preparar este bolo com um azeite suave (com baixo teor de acidez).
A sua avaliação:
Rafael
O azeite deixa um gosto muito forte no bolo. Coloquei mais açúcar e mais limão e ainda assim parece que o bolo é de azeite
Equipe TudoReceitas
Oi Rafael, os bolos preparados com azeite ficam mais saudáveis que os bolos preparados com óleo, no entanto é normal o gosto de azeite se fazer notar. Aconselhamos que da próxima vez prepare este bolo com um azeite com baixo teor de acidez.
1 de 9
Receita de Bolo de limão com iogurte