Doces de colher

Receita de Leite creme português

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 13 outubro 2017
Receita de Leite creme português

Você provavelmente já ouviu falar em crème brûllée, aquela sobremesa cremosa francesa com crosta de açúcar queimado. Em Portugal existe uma bem semelhante chamada leite creme que, ao contrário da receita francesa, é preparada no fogo direto e leva leite em vez de creme de leite. A receita de leite creme português é, por isso, uma opção mais prática e menos calória que seu "primo" francês. Quer provar? Confira abaixo todos os detalhes!

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido, Receitas de Portugal

Ingredientes para fazer Leite creme português:

Também lhe pode interessar: Baba de camelo com bolacha

Como fazer Leite creme português:

1

O primeiro passo desta deliciosa receita de leite creme é levar ao fogo uma panela com o leite, o pau de canela e, se quiser, a raspa de limão também. Deixe ferver por 1-2 minutos, para apurar o sabor, e desligue o fogo.

Dica: Aconselhamos você a usar leite integral pois a sobremesa ficará mais saborosa e cremosa.

Receita de Leite creme português - Passo 1
2

Num recipiente à parte bata o açúcar com as gemas. Acrescente a farinha peneirada e misture bem, até eliminar os grumos. Enquanto bate adicione cerca de 1/3 do leite em um fiozinho fino, para não talhar as gemas.

Receita de Leite creme português - Passo 2
3

Adicione essa mistura à panela com o leite restante e leve de novo ao fogo, mexendo até engrossar e ficar cremosinho. Desligue o fogo, retire a canela e o limão e distribua o creme por tigelas individuais ou ramequins.

Receita de Leite creme português - Passo 3
4

Deixe o leite creme português esfriar até ficar morno ou frio mesmo. No momento de servir polvilhe açúcar cristal ou demerara e queime com um maçarico ou ferro próprio. Assim essa sobremesa ficará com uma crosta de caramelo crocante e deliciosa!

Prove e diga nos comentários o que achou. Não deixe de preparar também outras delícias portuguesas, como as natas do céu, o pastel de nata e o pastel de feijão. Bom apetite!

Receita de Leite creme português - Passo 4

Se você gostou da receita de Leite creme português, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces de colher. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.

Suba a sua foto de Receita de Leite creme português

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Carla Pitarma
Desculpa perguntar mas, como se retira a raspa de limão, do leite? E, posso pôr casca de limão em vez de raspa de limão?
Sara Silva
Oi Carla, pode preparar esta receita de leite creme com raspa de limão ou casca. Para eliminar a raspa de limão simplesmente passe o leite por uma peneira.
Susana Silva
Fiz o leite creme e adorei
Sara Silva
Oi Susana, que bom! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas.
1 de 5
Receita de Leite creme português