Bebidas vegetais

Leite de soja caseiro

 
Graciela Martins
Por Graciela Martins, Colaboradora e Chef de cozinha. 21 julho 2021
Leite de soja caseiro

Hoje iremos aprender a preparar bebida vegetal de soja, ou leite de soja caseiro. Uma receita que irá render uma boa quantidade de bebida de origem vegetal que não possui lactose, é rica em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B. Além disso, a bebida de soja é livre de colesterol e tem menos gordura que o leite de vaca, você sabia?

O leite de soja caseiro é uma excelente alternativa ao leite de soja industrializado pois, neste processo caseiro, você controla todas as etapas e não tem necessidade de acrescentar aditivos nem conservantes. Outra vantagem de saber como fazer leite de soja vegano é que, a partir do resíduo da bebida vegetal de soja, podemos produzir o tofu! Esse é um "queijo" vegano com baixíssimas calorias, muito usado na alimentação oriental, vegana e vegetariana, em preparações como bolinhos, bolos, doces, chocolate quente, etc.

Continue aqui no TudoReceitas para aprender como é feito o leite de soja caseiro com apenas 1 ingrediente (soja em grão) e ainda como saborizar leite de soja facilmente!

10 convidados 1h 30m Café da manhã Dificuldade média
Ingredientes para fazer Leite de soja caseiro:
Também lhe pode interessar: Leite de coco caseiro
Como fazer Leite de soja caseiro:
1

Como preparar grãos de soja? Comece por deixar os grãos de soja de molho em água por, no mínimo, 12 horas. Mantenha sob refrigeração durante todo o tempo e vá trocando a água sempre que possível. Depois lave bem os grãos, descartando toda a água do molho.

Os grãos como soja, feijão e outras leguminosas possuem antinutrientes que bloqueiam ou diminuem consideravelmente a absorção dos nutrientes destes alimentos no nosso organismo. Por isso, deixar de molho os grãos e leguminosas por, no mínimo, 8 horas, irá reduzir desconfortos gástricos, gases ou distensões abdominais muito comuns quando da ingesta destes alimentos.

Dica: eu deixei os grãos de molho durante 24h. Quanto mais tempo, melhor.

Leite de soja caseiro - Passo 1
2

É hora de triturar os grãos de soja no liquidificador. Para cada 1 medida de grãos você usará 3 medidas de água e baterá no liquidificador até que tudo fique líquido e a soja fique bem triturada.

Dica: meça os grãos de soja em xícaras para encontrar a proporção exata de água. Não tem um valor de referência certinho pois, dependendo do tempo que os seus grãos de soja ficaram hidratando, a medida usada será variável.

Leite de soja caseiro - Passo 2
3

Em um bowl com uma peneira forrada com voil ou pano branco limpo despeje o liquido triturado.

Leite de soja caseiro - Passo 3
4

Verta todo o líquido! Você irá repetir este processo até acabar de triturar toda a soja hidratada.

Leite de soja caseiro - Passo 4
5

Agora esprema bem o voil ou pano, de modo a extrair todo o líquido para outro recipiente - esse líquido é a bebida/leite de soja!

Leite de soja caseiro - Passo 5
6

O que restar se chama okara, ou resíduo de soja, e você não precisa nem deve descartar! Ele poderá ser usado para pães, bolos e bolinhos - confira, por exemplo, esta receita de bolinho de okara assado.

Leite de soja caseiro - Passo 6
7

Após triturar, coar e extrair toda a bebida vegetal, é hora de finalizar, levando-a ao fogo. Em fogo baixo leve o leite de soja em uma panela grande para cozinhar por aproximadamente 10 a 15 minutos, a contar após a fervura.

Dica: evite ferver o leite de soja, pois isso elimina uma parte dos seus nutrientes.

Leite de soja caseiro - Passo 7
8

Durante este tempo fique de olho, pois o leite de soja irá espumar e poderá derramar igual o leite de vaca. Mantenha a chama baixa e, com a ajuda de uma escumadeira, remova toda a espuma que for sendo produzida durante este 15 minutos de fervura. No final desligue o fogo e espere esfriar para armazenar o leite na geladeira.

Dica: esse processo de retirar a espuma do leite de soja ajuda a eliminar o gosto de grão do leite de soja.

Leite de soja caseiro - Passo 8
9

Mantenha o leite de soja na geladeira, armazenado em garrafas ou potes de vidro, de preferência esterilizados, por até 3 dias. Consuma o leite de soja do mesmo jeito que o leite de vaca ou use para preparar estas receitas com leite de soja:

Dica: se preferir, pode congelar o leite de soja por até 3 meses.

Leite de soja caseiro - Passo 9
10

O que você achou desta receita de bebida de soja caseira? Faça em sua casa e deixe em baixo seu comentário com foto da sua bebida de soja.

Leite de soja caseiro - Passo 10

Se você gostou da receita de Leite de soja caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Bebidas vegetais.

Como saborizar leite de soja?

O resultado desta receita de leite de soja caseiro é uma bebida de sabor bem neutro, no entanto algumas pessoas podem detectar "gosto de grão" no leite de soja. Esse sabor desagradável pode ser eliminado ao saborizar ou adoçar o leite de soja com ingredientes simples e naturais! Veja o que pode ser misturado no leite de soja para saborizar:

  • Açúcar: adicione 3 colheres de sopa de açúcar para cada 1,8 l de leite de soja. Dê preferência para açúcar demerara ou mascavo, que são mais saudáveis;
  • Tâmaras: são um adoçante natural e substituto do açúcar. Hidrate as tâmaras e bata no liquidificador junto com os grãos de soja hidratados;
  • Frutas frescas: bata o leite de soja com morango, papaia, pêssego, mirtilo (blueberry) ou outras frutas da sua preferência para obter uma batida de leite de soja muito saborosa e nutritiva;
  • Canela: simplesmente adicione canela moída no leite de soja pronto ou ferva 1-2 paus de canela junto com o leite de soja;
  • Gengibre: adicione uma colher de sopa de gengibre fresco ralado a cada 2 l de leite de soja. O gengibre tem um sabor forte que vai neutralizar o sabor de grão do leite de soja;
  • Baunilha: adicione 1-2 colheres de sopa de essência de baunilha no seu leite de soja pronto ou ferva as sementinhas de 1 vagem de baunilha junto com o leite de soja;
  • Milho verde: bata o milho e um pouco de açúcar junto com os grãos de soja no liquidificador;
  • Chocolate: pode adicione xarope de chocolate ou chocolate em pó ao leite de soja pronto - confira a receita de chocolate quente vegano!

Tem mais sugestões de como dar sabor ao leite de soja? Escreva nos comentários!

Suba a sua foto de Leite de soja caseiro

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Leite de soja caseiro