Molho branco e béchamel

Receita de Molho bechamel vegano

Yana
Por Yana, Blogueira de cozinha. Atualizado: 9 março 2020
Receita de Molho bechamel vegano

O bechamel é um molho branco muito utilizado na culinária de França e de Itália, que se tornou popular em todo o mundo. É um molho espesso, preparado a partir de um roux, ou seja, uma mistura de farinha que se refoga em uma gordura usada para unir o molho (manteiga, margarina, azeite, entre outras).

Nesta receita de molho bechamel vegano, você vai usar o azeite para preparar o roux, mas você pode substituí-lo por margarina. A elaboração do bechamel consiste em adicionar leite na mistura de farinha e gordura. É um molho que pode ser usado em muitas preparações onde vai o molho branco, por exemplo, lasanha, canelone, croquete... pode ser usado como recheio, para assar e gratinar.

Esta receita vegana é tão fácil e deliciosa que você deixará seus convidados com água na boca. Continue lendo e veja o passo a passo em fotos para preparar sem erro!

2 convidados 15m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Cozido
Ingredientes para fazer Molho bechamel vegano:
Também lhe pode interessar: Molho béchamel simples
Como fazer Molho bechamel vegano:
1

Peneire a farinha de trigo e organize os outros ingredientes para realizar esta receita de bechamel vegan.

Dica: Para preparar bechamel vegano sem glúten, substitua a farinha de trigo por amido de milho (maisena).

Receita de Molho bechamel vegano - Passo 1
2

Aqueça o azeite em uma panela e adicione a farinha de trigo. Comece mexendo vigorosamente, de preferência com um fouet, até que estes dois ingredientes estejam integrados, começando a formar gruminhos.

Dica: O fouet, ou batedor manual, é o melhor utensílio para preparar molhos porque ajuda a conseguir uma consistência bem cremosa. No entanto você pode usar uma colher no lugar dele.

Receita de Molho bechamel vegano - Passo 2
3

Coloque a bebida de soja na panela e misture bem até que todos os gruminhos do passo anterior se dissolvam.

Receita de Molho bechamel vegano - Passo 3
4

Adicione sal e noz moscada, para conferir um sabor extra, e continue cozinhando o bechamel vegan por mais alguns minutos, até que fique espesso e homogêneo.

Receita de Molho bechamel vegano - Passo 4
5

Desligue o fogo e use este molho branco vegano para fazer receitinhas deliciosas. Por exemplo, lasanha com legumes, macarrão ou couve-flor e brócolis gratinado. Bom apetite e não esqueça de deixar um comentário e fotos do resultado.

Procurando mais receitas de molhos veganos? Veja estas sugestões:

Receita de Molho bechamel vegano - Passo 5

Se você gostou da receita de Molho bechamel vegano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Molho branco e béchamel.

Outras opções para fazer bechamel vegano

Passamos a receita do bechamel vegano básico, no entanto, vale a pena saber que seus ingredientes podem ser substituídos por outros, gerando versões diferentes deste molho branco tão delicioso. Anote!

  • Você pode fazer bechamel vegano com farinha de grão de bico, farinha de arroz, amido de milho ou, como mostramos, farinha de trigo;
  • Quanto ao leite, você pode substituir o leite de soja por leite de arroz, leite de amêndoa ou leite de aveia;
  • Como um truque, é importante mexer constantemente o molho bechamel vegano para que ele engrosse adequadamente. Para isso, o ideal é usar um fouet;
  • Para dar ainda mais um toque de sabor você pode escolher o tempero que preferir, como pimenta preta moída, gengibre, etc.

Suba a sua foto de Receita de Molho bechamel vegano

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
4 comentários
A sua avaliação:
Larissa Karina
Oii, posso usar leite de aveia? E óleo d soja, invés de azeite? Obgda!🥰
Equipe TudoReceitas
Oi Larissa, pode sim! Faça e conte o que você achou.
A sua avaliação:
Ester Franco
Eu fiz com leite de caju e ficou delicioso, para meu gosto
A sua avaliação:
Evelyne
Ficou muito bom! Obrigada pela receita!
A sua avaliação:
Karina Evaristo Antunes
Nada haver esse molho vegano, fiz para usar na lasanha e ficou horrível, a textura é boa, porém o sabor da soja não combina com pratos salgados, o molho ficou doce mesmo colocando sal e pimenta. Vou fazer com leite de arroz neutro da próxima vez.
Sara Silva
Oi Karina, obrigada pelo seu comentário! Acreditamos que este caso seja uma questão de gosto mesmo, você poderá substituir a bebida vegetal de soja por outra bebida vegetal da sua preferência.
Ingridi
Oi Karina, tudo bem? Existe leite de soja sem açucar, eu fiz pra fazer batata recheada e deu super certo. O leite de soja sem açucar tem uma identificação em azul na frente da embalagem. Boa sorte!
1 de 6
Receita de Molho bechamel vegano