Partilhar

Receita de Merendeiras de batata doce

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 12 janeiro 2018
Receita de Merendeiras de batata doce

As merendeiras são um bolinho doce popular em Portugal no dia 1 de Novembro, feriado santo em que, tradicionalmente, as pessoas oferecem às crianças esse bolinho e algumas guloseimas e também visitam seus familiares no cemitério. Também chamadas de broas de batata doce, geralmente incluem frutos secos como pinhão europeu, uva-passa e nozes. Confira esta receita de merendeiras de batata doce do TudoReceitas e experimente fazer para a sua família!

6 convidados 3h Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas de Portugal
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Pastel doce de abacaxi
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer esta receita de broas doces portuguesas comece por reunir os ingredientes. Neste caso usei metade de farinha de trigo branca e metade de farinha de trigo integral.

Receita de Merendeiras de batata doce - Passo 1
2

Corte a batata doce em pedaços pequenos e leve a cozer no fogo com água. Quando estiver bem macia escorra a água e amasse com um garfo, até ficar bem lisinha. Deixe amornar.

Receita de Merendeiras de batata doce - Passo 2
3

Quando o purê de batata estiver morno coloque em uma vasilha grande e acrescente os ovos, o açúcar e a manteiga. Muito muito bem até que já não restem pedaços de manteiga.

Receita de Merendeiras de batata doce - Passo 3
4

Dissolva o fermento no leite e adicione à mistura. Acrescente a farinha pouco a pouco, junto com a erva-doce e a canela, e amasse com as mãos até conseguir uma massa lisa e compacta - esta massa não precisa desgrudar da tigela, deverá ficar ligeiramente mole.

Receita de Merendeiras de batata doce - Passo 4
5

Finalmente acrescente as nozes e a raspa e volte a amassar muito bem, para distribuir uniformemente estes ingredientes pela massa. Cubra com um pano e deixe repousar por 1 a 2 horas em um local morno.

Receita de Merendeiras de batata doce - Passo 5
6

Depois do tempo indicado modele bolinhas de massa e coloque em um tabuleiro de forno forrado com papel manteiga. Leve a assar a 180ºC por 20-30 minutos ou até as merendeiras ficarem douradas.

Dica: Se a massa estiver grudando muito polvilhe suas mãos com farinha. Pode também pincelar as merendeiras com ovo antes de levar ao forno.

Receita de Merendeiras de batata doce - Passo 6
7

Retire suas merendeiras de batata doce do forno e sirva quando estiverem mornas ou frias. Diga nos comentários o que achou desta receita, vamos gostar de conhecer!

Confira também como fazer broinha de leite em pó, bolinho de chuva assado e bolinhos colombianos de maizena. Bom apetite!

Receita de Merendeiras de batata doce - Passo 7

Se você gostou da receita de Merendeiras de batata doce, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolinhos doces. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas portuguesas.

Suba a sua foto de Receita de Merendeiras de batata doce

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Merendeiras de batata doce

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Merendeiras de batata doce
1 de 8
Receita de Merendeiras de batata doce

Voltar ao topo da página