menu
Partilhar

Receita de Ovo nuvem com bacon

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 14 abril 2021
Receita de Ovo nuvem com bacon

Procurando receitas com ovos para o café da manhã? Descubra a tendência do ovo nuvem (cloud eggs, para os gringos), um delicioso ovo feito no forno de um jeito simples mas inusitado, pois as claras são batidas em neve antes de serem cozinhadas e a gema é servida quase crua.

Uma variação mais completa da receita de ovo nuvem é o ovo nuvem com bacon, que tem vindo a se tornar muito popular no cardápio dos restaurantes para servir como entrada, acompanhamento ou parte integrante de um menu de brunch. Apesar disso, a receita de ovo nuvem com bacon é bem fácil de fazer em casa em apenas 10 minutos!

Quer saber como fazer a receita de receita de ovo nas nuvens? Continue aqui no TudoReceitas e confira o passo a passo em fotos!

4 convidados 10m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes para fazer Ovo nuvem com bacon:
Também lhe pode interessar: Cestinha de ovo com frango
Como fazer Ovo nuvem com bacon:
1

Comece por separar as gemas das claras, colocando cada uma das gemas em recipientes individuais (para servir 1 gema por pessoa) e juntando as claras numa tigela para bater. Preaqueça o forno nos 200ºC.

Dica: é muito importante não quebrar as gemas para facilitar o preparo e garantir uma apresentação bonita deste prato!

Receita de Ovo nuvem com bacon - Passo 1
2

Se você tem dificuldade em separar as claras das gemas, assista este nosso vídeo com 4 truques práticos para separar a gema da clara!

3

Polvilhe 1 pitada de sal e de pimenta do reino nas claras e bata-as com a ajuda da batedeira por 2-3 minutos ou até ficarem bem firmes, em ponto neve formando picos, como na foto. Reserve.

Dica: você saberá que as claras estão no ponto certo quando, ao virar a tigela de ponta cabeça, elas não escorrem.

Receita de Ovo nuvem com bacon - Passo 3
4

Leve ao fogo médio uma frigideira com um fio de azeite de oliva ou óleo e doure o bacon picado em pedacinhos bem pequenos. Retire o bacon da frigideira e envolva-o delicadamente nas claras em neve.

Dica: se você usar bacon defumado pode pular este passo de dourá-lo na frigideira, basta adicionar diretamente nas claras.

Receita de Ovo nuvem com bacon - Passo 4
5

Em uma forma ou bandeja de forno untada coloque as claras de ovo com bacon formando 4 montinhos afastados. Com a ajuda de uma colher, afunde ligeiramente o centro dos montinhos e coloque uma gema de ovo crua e inteira em cada um. Tempere as gemas com sal e pimenta.

Dica: também poderá preparar o ovo nuvem em tachinhos de forno individuais (cocotte).

Receita de Ovo nuvem com bacon - Passo 5
6

Leve ao forno nos 200ºC por 10 minutos ou até as claras ficarem douradas e as gemas ligeiramente consistentes (dependendo do ponto da sua preferência). Retire e sirva de imediato seu ovo nuvem no forno polvilhado com cebolinha, como café da manhã ou entrada!

Gostou desta receita? Deixe em baixo seu comentário e bom apetite!

Receita de Ovo nuvem com bacon - Passo 6

Se você gostou da receita de Ovo nuvem com bacon, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Ovo no forno.

Como servir ovos em nuvem?

Agora que você sabe como fazer ovos em nuvem, que tal incluir esta receita chique num cardápio de brunch ou num café da manhã romântico? Essa é uma excelente sugestão para celebrar do Dia da Mãe, o Dia dos Namorados ou um aniversário e com certeza deixará saudades!

Confira nossas sugestões de o que servir com ovos em nuvem:

Suba a sua foto de Receita de Ovo nuvem com bacon

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Ovo nuvem com bacon
1 de 6
Receita de Ovo nuvem com bacon

Voltar ao topo da página