menu
Partilhar

Receita de Pastel de choclo chileno

 
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 13 abril 2021
Receita de Pastel de choclo chileno

Já ouviu falar no pastel de choclo chileno? Essa é uma torta salgada de milho típica do Chile, geralmente recheada com carne moída ou frango. A montagem desse prato lembra o escondidinho brasileiro e é bem simples de fazer!

Se você não sabe como fazer torta de milho chilena e quer preparar essa iguaria na sua casa, continue aqui no TudoReceitas! Abaixo compartilhamos o passo a passo em fotos e todas as dicas de preparo da receita de pastel de choclo chileno tradicional, uma torta de milho fácil e barata que super combina com as Festas Juninas! Não pense duas vezes e surpreenda toda a família com esta comida típica do Chile!

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, No forno, Receitas do Chile
Ingredientes para fazer Pastel de choclo chileno:
  • Recheio:
  • Pasta de milho:
  • Opcional:
Também lhe pode interessar: Quiche de legumes fácil
Como fazer Pastel de choclo chileno:
1

Para preparar o "pastel" de milho chileno comece por cozinhar a carne moída. Para isso pique as cebolas e os alhos e coloque numa panela ou frigideira funda com um fio de óleo. Leve ao fogo médio-baixo e deixe refogar por 1-2 minutos ou até a cebola ficar macia, mexendo de vez em quando.

Dica: poderá usar óleo de girassol ou outro da sua preferência no preparo desta receita chilena. A manteiga, a margarina e a banha também são gorduras válidas.

Receita de Pastel de choclo chileno - Passo 1
2

Em seguida adicione a carne moída, misture tudo e deixe cozinhar no fogo baixo, mexendo de vez em quando para evitar que a carne fique empelotada. Tempere com sal e cominho a gosto. Quando a carne moída mudar de cor e ficar soltinha, pode desligar o fogo e reservar.

Dica: neste momento preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto).

Receita de Pastel de choclo chileno - Passo 2
3

Para fazer a massa de milho limpe as espigas e corte o milho das espigas com a ajuda de uma faca afiada. Em seguida bata o milho no liquidificador ou com um mixer de mão junto com a manjerona ou manjericão até obter uma mistura lisinha.

Dica: na hora de cortar o milho da espiga tome cuidado para não cortar muito junto à espiga, de modo a evitar o bagaço de milho. Se necessário, bata o milho com um pouco de água ou leite para que não fique muito denso.

Receita de Pastel de choclo chileno - Passo 3
4

Transfira o milho batido para uma panela e adicione uma pitada de sal. Deixe cozinhar no fogo baixo por alguns minutos, mexendo de vez em quando, até obter uma pasta de milho consistente, como na foto, e ligeiramente doce.

Dica: se essa pasta de milho demorar para espessar, adicione-lhe a mistura de 1 colher de sopa de maisena dissolvida em 2 colheres de sopa de água gelada ou em temperatura ambiente ou 2 colheres de sopa de fubá. Continue mexendo até engrossar.

Receita de Pastel de choclo chileno - Passo 4
5

Para montar a torta de milho chilena você pode usar assadeiras individuais ou uma única assadeira grande. No fundo da(s) assadeira(s) espalhe a carne moída refogada e adicione algumas uvas-passa ou azeitonas sem caroço e os ovos cozidos descascados e picados. Se quiser, acrescente também as coxas de frango.

Dica: no caso de preferir preparar este pastel de choclo em assadeiras individuais coloque 1 ovo cozido e picado em cada uma das assadeiras.

Receita de Pastel de choclo chileno - Passo 5
6

Cubra esse recheio com a pasta de milho, espalhando-a uniformemente. Para finalizar, polvilhe um pouco de açúcar ou sal para conseguir uma crosta douradinha. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 10 minutos ou até dourar bem.

Receita de Pastel de choclo chileno - Passo 6
7

Depois disso está pronto seu pastel de choclo! Como viu, esta é uma receita chilena simples de preparar e, garantimos, é rica em sabor e sua textura é deliciosa!

Diga nos comentários o que você achou e confira também estas receitas chilenas tradicionais:

Receita de Pastel de choclo chileno - Passo 7

Se você gostou da receita de Pastel de choclo chileno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas.

Como servir pastel de choclo?

No caso de ter preparado a receita de pastel de choclo em porções individuais, basta colocar cada uma das assadeiras em pratos e servir a cada convidado. No caso de ter preparado esta receita chilena numa única assadeira grande, corte porções e sirva em cada prato, tendo o cuidado de manter a porção compacta.

Pode servir este prato de carne moída com milho acompanhando com, por exemplo, uma salada de tomate com cebola. Bom apetite!

Suba a sua foto de Receita de Pastel de choclo chileno

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Pastel de choclo chileno
1 de 8
Receita de Pastel de choclo chileno

Voltar ao topo da página