Partilhar

Receita de Pato de Pequim chinês

Por Nelson Ferreira, Redator e editor no TudoReceitas. 19 junho 2019
Receita de Pato de Pequim chinês

O Pato à Pequim (Peking Duck), também chamado de Pato de Pequim e Pato Laqueado, é uma das receitas chinesas mais populares em todo o mundo! Se você está buscando saber como fazer pato assado ao estilo chinês continue aqui no TudoReceitas!

A receita de pato de Pequim chinês é bem antiga. Ele era servida nas cortes imperiais da China e demandava um preparo rigoroso e dois dias de confecção. Por isso é considerado um prato sofisticado e reservado para datas especiais e festejos. A principal característica do Pato Pequim é a pele avermelhada e brilhante, quase caramelada, por conta dos molhos à base de xarope de maltoso ou mel e da forma de assar.

A receita de pato de Pequim tradicional obedece a um preparo rigoroso desde a criação da ave até à hora de assar, porém aqui no TudoReceitas compartilhamos com você um preparo mais simples e que não perde nada para a receita original! Confira abaixo como fazer pato de Pequim chinês passo a passo em fotos e também a receita de crepes ou panqueca mandarim e legumes para acompanhar. Experimente!

10 convidados 8h Prato principal Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo elevado, No forno, Receitas chinesas
Ingredientes:
  • Para a marinada:
  • Especiarias para temperar:
  • Para o glacê:
  • Para o molho:
Também lhe pode interessar: Receita de Arroz de pato à portuguesa
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece limpando o pato retirando-lhe as vísceras e lavando bem por fora e por dentro. Depois deixe escorrendo durante uns minutinhos e seque com um pano ou papel absorvente.

Dica: Use um pato jovem para evitar que a carne fique dura depois de assar. O pato Pequim geralmente é cozinhado inteiro mesmo, com a cabeça, mas você pode retirar se preferir.

Receita de Pato de Pequim chinês - Passo 1
2

Misture os ingredientes para marinar o pato: o açúcar, o sal, o tempero 5 especiarias chinesas e o gengibre. Coloque um pouco de óleo, para dar liga, e esfregue esse tempero no interior do pato, evitando manchar a pele. Deixe pegar o sabor por 20 minutos.

Dica: O tempero 5 especiarias chinesas inclui anis estrelado, sementes de funcho, canela, cravo e pimenta de Sichuan, podendo incluir também gengibre em pó, noz moscada e alcaçuz.

Receita de Pato de Pequim chinês - Passo 2
3

Após o tempo indicado coloque as especiarias dentro do pato: o gengibre picado, o anis-estrelado e a folha de louro. Feche o pato com palitos ou amarre as patas com fio barbante.

Leve ao fogo uma panela grande com água e, quando estiver quente, escalde o pato por 5 segundos. Retire e mergulhe em seguida em água gelada, também por 5 segundos, para interromper o cozimento. Retire e seque com um pano com papel absorvente.

Receita de Pato de Pequim chinês - Passo 3
Imagem: queensfoodiemama.com
4

Seguidamente misture os ingredientes do glacê: o xarope de maltose ou mel, os dois vinagres e o vinho. Espalhe a mistura por toda a pele do pato e reserve num local ventilado ou na geladeira por 6 horas ou até o glacê secar.

Dica: Estes ingredientes são responsáveis por conferir o tom caramelado na pele do pato Pequim, por isso não deixe de usar!

Receita de Pato de Pequim chinês - Passo 4
Imagem: theguardian.com
5

Após o tempo indicado misture num bowl os ingredientes do molho: o açúcar, o molho de ostra, o miso e o molho hoisin. Leve ao fogo uma panela com o óleo e, quando estiver quente, coloque os temperos misturados. Fique mexendo até ferver, depois desligue e deixe esfriar.

Dica: Se você reservou o pato na geladeira retire-o neste momento, para ele pegar a temperatura ambiente.

Receita de Pato de Pequim chinês - Passo 5
6

Ligue o forno nos 180ºC. Quando estiver quente coloque o pato para assar sobre a grelha do forno e com o peito virado para cima. Asse até a pele ficar dourada e crocante, depois vire e deixe por mais 15 minutos.

  • Como calcular o tempo para assar o pato Pequim? O tempo de forno depende do tamanho do seu pato, por isso calcule 30 minutos para cada 1 quilo. Neste caso, como estamos usando um pato de 2 quilos e meio, o tempo de forno será de 1 hora e meia.

Dica: Coloque uma assadeira ou tabuleiro por baixo da grelha do pato, para acumular a gordura que o pato solta enquanto assa.

Receita de Pato de Pequim chinês - Passo 6
7

Retire seu pato de Pequim do forno e pincele com um pouco de óleo, para ficar mais brilhante. Está pronto para servir! Confira abaixo como servir pato Pequim com o acompanhamento tradicional (crepes ou panquecas mandarim e legumes) e desfrute desta iguaria chinesa!

Gostou da receita? Deixe em baixo seu comentário e veja também estas receitas de pato:

Receita de Pato de Pequim chinês - Passo 7

Se você gostou da receita de Pato de Pequim chinês, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pato. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas chinesas.

Com servir o pato Pequim?

Agora que você sabe como é feito o pato de Pequim, não deixe de conferir como comer pato Pequim do jeito tradicional! Essa receita é servida de um jeito característico e acompanhada com ingredientes especiais, por isso preste atenção nestas dicas!

  1. Com uma faca bem afiada separe a pele crocante da carne do pato e corte a pele em fatias pequenas, de aproximadamente 4x6 cm;
  2. Raspe a camada de gordura por baixo da pele e sirva com os crepes ou panquecas mandarim (receita abaixo) e molho de misso e cebolinha;
  3. Sirva primeiramente a pele do pato com as panquecas e o molho e só depois sirva a carne do pato;
  4. Em seguida desfie a carne do pato e refogue com broto de feijão e cebolinha;
  5. Sirva a carne do pato laqueado como mais gostar ou reserve para usar noutras receitas.

Receita de panqueca mandarim:

  • 250 g de farinha de trigo peneirada
  • 125 ml de água fervente
  • 1 colher de sopa de meia de óleo de gergelim

Coloque a farinha num bowl, abra um buraco ao centro e coloque aí a água. Misture os dois ingredientes até obter uma massa elástica. Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e abra com a ajuda de um rolo até ficar com cerca de 5 mm de espessura. Corte discos de massa com cerca de 7 cm de diâmetro, unte metade dos discos com um pouco de óleo de gergelim e dobre em forma de meia lua. Volte a abrir com o rolo da massa, desta vez até os discos ficarem com cerca de 12 cm de diâmetro. Cozinhe numa frigideira untada no fogo alto durante cerca de 1-2 minutos de cada lado e sirva em seguida. Bom apetite!

Bibliografia

Suba a sua foto de Receita de Pato de Pequim chinês

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Pato de Pequim chinês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
denis
conheço essa receita como pato laquiado e é uma delícia, já provei e achei interessante demais conhecer o modo de preparo do pato laquiado
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Denis, que bom que você gostou desta receita do pato de Pequim! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂
A sua avaliação:
Danila
Pato laqueado chinês é o mesmo prato?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Danila, é sim! Experimente preparar e conte para nós o que você achou desta receita de pato pequim chinês 🙂

Receita de Pato de Pequim chinês
Imagem: queensfoodiemama.com
Imagem: theguardian.com
1 de 8
Receita de Pato de Pequim chinês

Voltar ao topo da página