Pato

Receita de Foie gras de pato

Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. 14 agosto 2017
Receita de Foie gras de pato

O foie gras é uma especialidade do sul de França apreciada em todo o mundo, sobretudo em ocasiões especiais como o Natal. Em vez de comprar pronto, você pode fazer foie gras caseiro, sabia? Não é tão complicado assim, só precisa de algum tempo de preparo. Nessa receita do TudoReceitas.com ensinamos você a preparar foie gras de pato desde o zero. Confira abaixo o passo a passo e experimente!

8 convidados 24h Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas de França
Ingredientes para fazer Foie gras de pato:
Também lhe pode interessar: Pato de Pequim chinês
Como fazer Foie gras de pato:
1

O primeiro passo dessa receita de foie gras de pato é abrir o fígado do pato para retirar as veias com os dedos. Com uma faca corte fora as partes avermelhadas e passe um papel absorvente para limpar os resíduos de sangue.

Dica: Não corte as veias com uma faca, assim o fígado ficará mais limpinho.

Receita de Foie gras de pato - Passo 1
Imagem: aussieinfrance.com
2

Seguidamente misture todos os temperos secos em um prato e empane o fígado neles, de forma a que fiquem bem grudados, incluindo na parte de dentro. Reserve o fígado na geladeira por 6 horas, para pegar bem o sabor das especiarias.

Dica: Os últimos 4 temperos compõem um tempero francês chamado 'quatre epices'. Se o encontrar à venda, use-o nesta receita.

Receita de Foie gras de pato - Passo 2
Imagem: atlantikoa.com
3

Após o tempo indicado, coloque o fígado em uma terrina ou assadeira pequena com tampa e adicione o conhaque. Pressione bem, para compactar, tampe e cozinhe em banho-maria no forno a 140ºC por 1 hora e meia.

Dica: Se a sua assadeira não tiver tampa, tampe com papel prata. A água do banho-maria deve cobrir somente até metade da assadeira do fígado.

Receita de Foie gras de pato - Passo 3
Imagem: thefrenchmedley.wordpress.com
4

Depois de assado, deixe o foie gras esfriar e reserve na geladeira por, no mínimo, 24h antes de servir (quanto mais tempo ficar na geladeira, mais saboroso será). Se quiser pode colocar o foie gras em um potinho ou modelar em forma de rolinho e embrulhar em plástico filme, isso fará toda a diferença na apresentação!

Dica: A parte amarela do foie gras é a gordura, que você pode consumir ou deixar de parte.

Receita de Foie gras de pato - Passo 4
5

Sirva seu foie gras de pato como entrada cortado em fatias e acompanhado de, por exemplo, pão integral com sementes e geleia de damasco. Confira também a receita de contra-filé com foie gras e maçã. Bom apetite e diga-nos o que achou!

Receita de Foie gras de pato - Passo 5

Se você gostou da receita de Foie gras de pato, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pato. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Suba a sua foto de Receita de Foie gras de pato

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
MIKO.M
"Foie gras" de pato - como em "goiabada de goiaba"?

"...você pode fazer foie gras caseiro...?"
Como em "cozinhá-lo" ou... "produzi-lo" torturando o pato (só macho) enfiando um tubo pela goela abaixo obrigando-o a engolir (Gavagem) uma pasta de milho e gordura até contrair uma doença hepática e depois... abatê-lo aproveitando - apenas - o fígado doente (inchado até ser DEZ vezes maior do que um fígado normal)... depois... juntar os corpos às fêmeas (vivas) e triturá-los para serem processados para fertilizante ou comida de animais domésticos?

Foie-Gras não é uma iguaria é um crime! Ser cúmplice é - apenas -uma escolha! https://stop-foie-gras.com/pt/manifesto
Hans
Foie gras é delicioso, óbvio que a receita é para cozinhá-lo e não produzi-lo, eis que esta tarefa requer tempo, dedicação e o manejo adequado do animal. Você entra em todas as páginas do tipo stop-eating-meat, stop-fishing...? Senão recomendo fortemente ao(à) senhor(a) que faça, para alinhar esta filosofia foie grassista com toda a cadeia produtiva de alimentos, medicações, rouparia e etc, afinal, o foie gras é apenas uma das formas de exploração de um ser vivo.
Imagem: aussieinfrance.com
Imagem: atlantikoa.com
Imagem: thefrenchmedley.wordpress.com
1 de 6
Receita de Foie gras de pato