Cação

Receita de Peixe na folha de bananeira

 
Amanda Martiniano
Por Amanda Martiniano. 28 junho 2024
Receita de Peixe na folha de bananeira

Vai um peixe assado aí? De origem indígena, o peixe assado na folha de bananeira é umas das tradições paraenses, que se popularizou pelo Brasil. O peixe geralmente muito bem temperado, com sal, temperos a gosto e limão, é embrulhado na folha de bananeira e levado à brasa.

Nessa ocasião, aqui no TudoReceitas, vamos aprender a preparar um peixe na folha de bananeira, feito em postas. Maravilhoso para ser servido com um arroz branco ou legumes no vapor ou assados. Para aprender, acompanhe a descrição da receita abaixo.

4 convidados 45m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular em outras festas, Assado

Ingredientes para fazer Peixe na folha de bananeira:

Utensílios:

  • Assadeira
  • Faca
  • Prato
  • Bowl
  • Tigela
  • Tábua de corte de alimentos
Também lhe pode interessar: Caldeirada de peixe

Como fazer Peixe na folha de bananeira:

1

Comece cortando e higienizado a folha de bananeira. Para higienizar use álcool e umas gotas de cloro. Em seguida lave em água corrente. Feito isso, separe as postas de peixe, os temperos de sua preferência e corte a cebolinha verde e salsinha bem fininhas e separe os limões. Deixe tudo organizado para o preparo da receita.

Dica: É importante que seja feita uma boa higienização das folhas de bananeira para que não ocorra contaminação do alimento. Lave bem e deixe secar.

Receita de Peixe na folha de bananeira - Passo 1
2

Feito isso, corte um dos limões ao meio e esprema o suco. Deixe que o peixe absorva bem o suco do limão. Misture bem com as mãos.

Dica: É importante que o peixe seja temperado com o limão para deixar o sabor marcante do limão no peixe.

Receita de Peixe na folha de bananeira - Passo 2
3

Em seguida, tempere o peixe com sal, pimenta e os temperos de sua preferência. Misture tudo muito bem, para absorver os sabores. Procure usar postas de peixe mais altas, assim ficarão mais bonitas ao assar.

Dica: Aconselho a fazer o processo de mistura com as mãos. Assim o tempero ficará bem misturado as postas do peixe.

Receita de Peixe na folha de bananeira - Passo 3
4

Feito isso, coloque a folha de bananeira, higienizada e cortada sobre uma tábua de alimentos. Coloque a posta de peixe, já temperada, corte uma rodela de limão e acrescente também a cebolinha verde e salsinha picadas. Coloque um fio de azeite por cima do peixe e embrulhe na folha de bananeira. Repita esse processo com as outras postas.

Dica: Se preferir fazer o peixe inteiro, faça todo o passo a passo e somente embrulhe ele inteiro na folha de bananeira.

Receita de Peixe na folha de bananeira - Passo 4
5

Em uma assadeira, disponha os peixes embrulhados na folha de bananeira e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus. O peixe leva de 15 a 20 minutos para assar. Abra um pedaço da folha e verifique o cozimento.

Dica: Cuidado para não passar do tempo de cozimento. Verifique depois dos 15 minutos.

Receita de Peixe na folha de bananeira - Passo 5
6

Seu peixe na folha de bananeira está pronto. Um peixe suculento e muito bem temperado. Perfeito para ser consumido em uma refeição leve acompanhado de um arroz branco ou legumes cozidos. Faça esse prato na sua casa e nos conte se gostou.

Receita de Peixe na folha de bananeira - Passo 6

Se você gostou da receita de Peixe na folha de bananeira, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cação.

Outras receitas com peixe

O peixe é uma ótima opção de proteína para incluir na rotina e para uma alimentação saudável. Além desta deliciosa receita de peixe na folha de bananeira, aqui no TudoReceitas você encontra outras receitas excelentes. Dê uma olhada abaixo:

Suba a sua foto de Receita de Peixe na folha de bananeira

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 7
Receita de Peixe na folha de bananeira