Cação

Receita de Cação assado no forno macio

 
Eleonor Fischer
Por Eleonor Fischer, Fotógrafa gastronômica. 23 março 2021
Receita de Cação assado no forno macio

Durante a Semana Santa e a Páscoa as receitas de peixe assumem protagonismo nas nossas mesas, não é mesmo? No entanto, isso não significa que tenhamos de cozinhar e temperar peixe sempre do mesmo jeito, nem repetir o mesmo tipo de peixe nas refeições. Por essas razões, aqui no TudoReceitas surpreendemos com um prato muito simples e saboroso: cação assado no forno macio e suculento!

Não é apenas mais uma receita de cação... esta é A receita de cação! Por quê? Porque embora seja muito simples de preparar, os ingredientes usados combinam perfeitamente: orégãos, cominhos, alho, louro, azeite, pimenta do reino, e, sobretudo, páprica doce! O resultado é um tempero para peixe cação maravilhoso que vai deixar todos salivando e pedindo mais. Confira abaixo todos os detalhes desta receita de cação assado no forno macio e experimente!

4 convidados 2h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Receitas para Semana Santa, No forno
Ingredientes para fazer Cação assado no forno macio:
Também lhe pode interessar: Cação ao molho de leite de coco
Como fazer Cação assado no forno macio:
1

Limpe bem o peixe, rejeitando toda a pele e espinhos. Enxague bem e corte em filés com mais ou menos com o mesmo tamanho.

Dica: para facilitar o preparo desta receita de peixe cação prefira pedir na peixaria para que limpem o peixe.

Receita de Cação assado no forno macio - Passo 1
2

Para temperar cação coloque-o num recipiente e acrescente a folha de louro, o sal, a pimenta do reino moída, o alho picado ou fatiado, os cominho, os orégano, a páprica, o azeite e o vinagre. Misture muito bem, de modo a distribuir esses temperos pelo peixe, cubra com plástico filme e reserve na geladeira por 2 horas, para pegar o gosto.

Dica: misture os temperos no peixe com cuidado, pois esse peixe é delicado e pode quebrar facilmente.

Receita de Cação assado no forno macio - Passo 2
3

Após esse tempo, preaqueça o forno nos 200ºC (forno alto). Unte uma assadeira com um pouco de azeite e disponha os filés de cação separadamente, como na foto, sem a folha de louro. Asse o peixe cação por 10-15 minutos nos 200 ºC (sem papel alumínio).

Dica: retire o peixe da geladeira cerca de 30 minutos antes de assar no forno, para que pegue a temperatura ambiente e asse mais rapidamente.

Receita de Cação assado no forno macio - Passo 3
4

Quanto tempo para cozinhar o cação no forno? De modo a conseguir um cação no forno macio não aconselhamos assar essa quantidade de peixe (500 g) por mais do que 15-20 minutos nos 200ºC, com calor em cima e em baixo, a menos que você observe que o peixe continua cru no fim do tempo. O aspecto final deverá ser como na foto, um cação douradinho, com cara de peixe grelhado.

Receita de Cação assado no forno macio - Passo 4
5

Sirva seu delicioso cação assado no forno acompanhando com, por exemplo, suflê de legumes de liquidificador, farofa de banana para peixe ou batata a seu gosto. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de peixe para a Páscoa? Veja como fazer:

Receita de Cação assado no forno macio - Passo 5

Se você gostou da receita de Cação assado no forno macio, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cação.

Suba a sua foto de Receita de Cação assado no forno macio

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Receita de Cação assado no forno macio