Pudins e flans

Receita de Pudim de laranja à moda antiga

 
Andréa Porto
Por Andréa Porto, Colaboradora. 28 abril 2021
Receita de Pudim de laranja à moda antiga

O pudim é, sem dúvidas, uma sobremesa bem clássica e muito apreciada em vários lugares! Esse doce existe há séculos e, com o passar dos anos, foi ganhando diversas versões que podem modificar a sua textura, o seu sabor e até a forma de cozimento, mas é quase impossível resistir a uma boa fatia de pudim!

O pudim de laranja é sempre muito convidativo, pois tem um aroma e um sabor bem característicos da fruta, tornando-se mais uma bela opção para variar o pudim de leite condensado, o mais comum aqui no Brasil!

Que tal experimentar uma versão suave dessa sobremesa, preparada sem leite condensado, com uma textura macia e lisinha, feita com ovos, açúcar, amido de milho, laranja e essência de baunilha?

Ficou curioso para saber como preparar esse doce lindo e bastante saboroso? Acompanhe agora o passo a passo dessa receita de pudim de laranja à moda antiga, aqui no TudoReceitas!

6 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Banho-maria

Ingredientes para fazer Pudim de laranja à moda antiga:

  • Pudim:
  • Para caramelizar:
Também lhe pode interessar: Pudim de pão à moda antiga

Como fazer Pudim de laranja à moda antiga:

1

Comece separando os ingredientes necessários para preparar o pudim de laranja à moda antiga. Utilizamos 3 laranjas maduras e pequenas para preparar uma xícara (de chá) de suco. Quanto aos ovos, usamos ovos pequenos a médios.

Receita de Pudim de laranja à moda antiga - Passo 1
2

Primeiro caramelize o açúcar numa forma pequena de pudim, girando em todas as direções para cobrir as laterais com o caramelo. Pré aqueça o forno a 180 graus neste momento.

Dica: se não quiser preparar o caramelo na própria forma do pudim, pode fazer esse procedimento em outra panela e em seguida despeje-o na forma.

Receita de Pudim de laranja à moda antiga - Passo 2
3

Bata no liquidificador, os ovos, o açúcar, o leite, o amido de milho, a essência de baunilha e o suco de laranja, até que o líquido fique bem homogêneo.

Receita de Pudim de laranja à moda antiga - Passo 3
4

Despeje o líquido do pudim na forma caramelizada e acomode a forma numa assadeira (para assar em banho maria).

Dica: aqueça a água previamente para colocar na assadeira que irá acomodar a forma do pudim.

Receita de Pudim de laranja à moda antiga - Passo 4
5

Leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 1 hora.

Dica: não precisa cobrir com papel alumínio.

Receita de Pudim de laranja à moda antiga - Passo 5
6

Retire este pudim de laranja caseiro do forno quando estiver dourado nas extremidades, mas só se estiver bem firme. Deixe esfriar para levar em seguida à geladeira por, pelo menos 3 horas, antes de desenformar.

Dica: se o pudim ainda estiver muito mole, deixe assar por mais 10-15 minutos.

Receita de Pudim de laranja à moda antiga - Passo 6
7

Desenforme o pudim gelado com cuidado, afastando as laterais do doce delicadamente com o auxílio de uma espátula de plástico ou de silicone até ele se soltar totalmente da forma. Vire-o sobre um prato e mantenha-o refrigerado até a hora de servir. Decore-o com raspas de casca de laranja.

Dica: se quiser decorar com rodelas de laranja caramelizadas, basta preparar um caramelo com meia xícara de açúcar e 1/4 de xícara de água e cravos e levar ao fogo baixo com as rodelas de laranja até caramelizarem.

Receita de Pudim de laranja à moda antiga - Passo 7
8

Seu pudim de laranja à antiga está pronto para ser saboreado por você e sua família! Prepare essa receita maravilhosa que irá surpreender a todos!

Receita de Pudim de laranja à moda antiga - Passo 8
9

Esperamos que tenha apreciado essa receita de sobremesa suave e saborosa! Conte aqui nos comentários o que achou desta versão de pudim mais antiga e tenha um bom apetite!

Procurando mais receitas de sobremesas à antiga? Veja como fazer:

Receita de Pudim de laranja à moda antiga - Passo 9

Se você gostou da receita de Pudim de laranja à moda antiga, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.

Suba a sua foto de Receita de Pudim de laranja à moda antiga

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Pudim de laranja à moda antiga