Pudins e flans

Receita de Pudim de requeijão caseiro

 
Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. 18 julho 2017
Receita de Pudim de requeijão caseiro

Esta deliciosa receita de pudim de requeijão caseiro se reduz a quatro passos: misturar todos os ingredientes, preparar o caramelo, cozinhar em banho de maria a mistura, desenformar e...degustar! É tão simples a confecção desta sobremesa com requeijão que nem precisa de forno! Esta receita tem outra qualidade que a torna irresistível, é um pudim de queijo. Imagina a textura cremosa desta delicia?! Pelo seu sabor semi doce é ideal para acompanhar sobremesas mais doces, equilibrando o sabor. Por esta razão, pode substituir o caramelo por outra calda que goste mais. Uma sugestão, é calda de maracujá. Esta mistura é explosiva pela sua frescura e a consistência é ideal para o pudim de queijo sem forno. Os pudins e os queijos vivem no imaginário gastronômico de muitos, passando de geração em geração, criando cada vez mais adeptos. As versões de pudim são infinitas: pudim de chocolate, pudim de coco, pudim de castanhas, entre muitas outras. Por esta razão, experimente e siga todo o passo a passo do TudoReceitas.

10 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Banho-maria

Ingredientes para fazer Pudim de requeijão caseiro:

  • Para o pudim de requeijão:
  • Para o caramelo:
Também lhe pode interessar: Pudim de pão caseiro

Como fazer Pudim de requeijão caseiro:

1

Prepare a sua mesa de trabalho com os utensílios necessários para a preparação de esta receita de pudim de requeijão caseiro. É recomendável ter um medidor para facilitar o trabalho. Desfaça o requeijão, separe as três gemas de ovo e separe as proporções dos restantes ingredientes. Uma vez tudo pronto, comece a preparação desta sobremesa.

Receita de Pudim de requeijão caseiro - Passo 1
2

Utilize um recipiente para misturar todos os ingredientes para este pudim de requeijão. É muito importante que todos os ingredientes se integrem muito bem, até obter uma textura homogênea e fina. Reserve a mistura na geladeira durante 30 minutos.

Para alcançar a consistência perfeita, pode utilizar um fouet ou uma batedeira eléctrica. No caso de não ter qualquer um destes utensílios, pode fazer como eu: para esta receita utilizei um recipiente tipo coqueteleira para misturar os ingredientes. É um pouco mais incômodo porque tem que misturar por partes para evitar desperdícios, no entanto o resultado é genial. Também pode usar uma garrafa com tampa.

Dica: Se não conseguir leite evaporado, pode você mesmo preparar. Só precisa de um litro de leite e levar ao fogo até reduzir. O processo com leite líquido e leite em pó tem pequenas variantes.

Receita de Pudim de requeijão caseiro - Passo 2
3

Utilize uma forma ou uma panela para o banho maria. Se utilizar uma panela para esta missão, não deve de ter asas. Coloque o açúcar para o caramelo na forma ou na panela. Coloque água, somente que umedeça o açúcar e não o deixe submerso. Cozinhe sem descuidar até que o açúcar tenha um tom dourado.

Use um pano ou luvas de cozinha para manipular a forma e deixar que o caramelo se estenda por toda a forma. Se desejar, também pode deixar o caramelo só no fundo da forma. Proceda com muito cuidado, pois, as queimaduras de caramelo são muito dolorosas. Nada do outro mundo, mas tenha cuidado.

Dica: Outra alternativa para realizar este processo, consiste em preparar o caramelo e uma panela e verter o caramelo para a forma. Também pode esperar e colocar o caramelo na hora de servir.

Receita de Pudim de requeijão caseiro - Passo 3
4

É o momento de cozinhar o pudim em banho maria. Em uma panela maior que a forma, verta água suficiente, até cobrir 3/4 partes da forma. Feche a forma com a tampa. No caso de utilizar uma forma ou uma panela que não tenha tampa, cubra com papel alumínio.

Cozinhe o pudim durante uma hora ou até que o pudim de queijo esteja cozido. Utilize um palito para comprovar se está pronto. Se o palito sair limpo, pode retirar o pudim do fogo.

Uma vez pronto o seu pudim sem forno, retire do fogo a forma que contêm o pudim e deixe repousar à temperatura ambiente até que esfrie. Logo, leve à geladeira e deixe por quatro horas ou se possível até ao dia seguinte.

Dica: É muito importante que durante o banho maria, a água jamais toque na mistura.

Receita de Pudim de requeijão caseiro - Passo 4
5

Último passo... Desenformar o pudim de requeijão caseiro! O processo se reduz a colocar um prato em cima da forma e logo virar. Antes, pode mover um pouco o pudim na forma de um alado para o outro para que se solte um pouco. Se o seu pudim estiver pegado, pegue em uma faca e com cuidado, passe em volta da forma. Sirva o seu pudim e delicie-se com esta maravilha.

Procura outras receitas de sobremesas? Acesse à categoria de sobremesas do TudoReceitas ou confira as minhas sugestões:

Gostou desta receita? Então, avalie, comente e suba a foto do seu resultado. Bom apetite!

Receita de Pudim de requeijão caseiro - Passo 5

Se você gostou da receita de Pudim de requeijão caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pudins e flans.

Suba a sua foto de Receita de Pudim de requeijão caseiro

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Receita de Pudim de requeijão caseiro