Partilhar

Receita de Queca inglesa

 
Por Letícia Lima, Redatora e editora no TudoReceitas. 29 novembro 2017
Receita de Queca inglesa

Receita típica de Nova Lima, a queca inglesa é um bolo de frutas habitual na ceia de Natal de muitas famílias brasileiras. A receita de queca inglesa, cujo nome deriva da palavra inglês 'cake', que significa 'bolo', remonta ao século XIX e foi repassada pelas madames inglesas. Em seu preparo entram várias frutas secas e cristalizadas e, apesar da lista de ingredientes ser longa e o bolo ser um pouco demorado de fazer, o resultado final vale muito a pena! Aprenda com o TudoReceitas a fazer a queca inglesa de Nova Lima e delicie-se neste Natal.

16 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receitas de Natal, No forno, Receitas do Reino Unido
Ingredientes:
  • Para a calda queimada:
  • Para o bolo:
  • Para o recheio:
Também lhe pode interessar: Receita de Bolo de melado de cana
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para fazer esta receita de queca inglesa como fazem em nova Lima comece por preparar a calda queimada: doure o açúcar numa panela, acrescente a água e fique mexendo até o açúcar dissolver e virar uma calda ligeiramente espessa, como caramelo. Desligue e deixe esfriar.

Receita de Queca inglesa - Passo 1
2

Em seguida peneire para uma tigela os ingredientes secos do bolo: a farinha, o açúcar, a canela, a noz moscada, o sal e o bicarbonato. Misture e reserve.

Receita de Queca inglesa - Passo 2
3

À parte (no liquidificador ou numa tigela) bata a manteiga com as gemas e a essência de baunilha, até virar um creme suave. Acrescente o conhaque, a calda queimada e a água e volte a bater até misturar bem.

Receita de Queca inglesa - Passo 3
4

Pouco a pouco adicione os ingredientes secos à mistura anterior, enquanto mistura bem com uma colher, espátula ou fouet. Misture as frutas secas com as 2 colheres de farinha e acrescente a esta massa da queca inglesa - ao misturar as frutas secas com a farinha, evitamos que elas fiquem no fundo do bolo depois de assar.

Dica: Se você quiser pode reservar algumas frutas para decoração.

Receita de Queca inglesa - Passo 4
5

Finalmente bata as claras de ovo em neve e envolva delicadamente na massa do bolo, de forma a não perder o ar. Termine adicionando o fermento e misturando de leve.

Receita de Queca inglesa - Passo 5
6

Divida a massa deste bolo queca inglesa em duas formas retangulares ou quadradas, untadas e enfarinhadas ou forradas com papel manteiga. Leve a assar no forno a 180ºC por 1 hora. Depois baixe para 160ºC, cubra as quecas com papel alumínio e adicione um tabuleiro ou assadeira com água para terminar de assar com umidade.

Dica: Se tiver reservado frutas secas para decoração, polvilhe-as sobre a massa antes de levar ao forno.

Receita de Queca inglesa - Passo 6
Imagem: retromummy.com
7

Quando passar no teste do palito, pode tirar sua queca inglesa do forno. Deixe esfriar antes de desenformar e está pronta! Anime a ceia de Natal com esta deliciosa receita de bolo natalino e diga nos comentários o que achou.

Se procura mais receitas de sobremesas de Natal, confira também como preparar rocambole de Natal, rosca de Natal da Palmirinha e bolo de nozes para o Natal. Bom apetite e feliz Natal!

Receita de Queca inglesa - Passo 7

Se você gostou da receita de Queca inglesa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos recheados. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas inglesas.

Suba a sua foto de Receita de Queca inglesa

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Queca inglesa

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Queca inglesa
Imagem: retromummy.com
1 de 8
Receita de Queca inglesa

Voltar ao topo da página