Partilhar

Receita de Robalo assado no forno com batata

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 1 março 2019
Receita de Robalo assado no forno com batata

O robalo é um peixe branco baixo em calorias e baixo em gordura, porém com excelentes propriedades nutricionais: 100 gramas de robalo contêm aproximadamente 90-100 kcal, 18 gramas de proteína e importantes minerais como o potássio, sódio e cálcio. Para usufruir de todos os benefícios do robalo para o organismo o melhor jeito é fazer robalo no forno.

Mas como fazer um robalo assado no forno? Como temperar o robalo? Aqui no TudoReceitas mostramos para você passo a passo e compartilhamos dicas úteis para reduzir o tempo de assar para apenas 30 minutos! É muito simples e rende uma refeição gostosa para variar no cardápio da semana. Confira nossa receita de robalo assado no forno com batata!

2 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para perder peso, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Robalo assado com batatas
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por preparar os legumes: descasque a cebola e corte em juliana, descasque também as batatas e corte em fatias. Se você quiser pode também juntar pimentão e cenoura nesta receita, nesse caso corte em fatias ou rodelas.

Receita de Robalo assado no forno com batata - Passo 1
2

Para que as batatas cozinhem mais depressa no forno coloque-as numa tigela que possa ir ao microondas e cubra com água. Leve ao microondas em potência máxima por 2-3 minutos e escorra.

Coloque as batatas numa assadeira untada com azeite, coloque também a cebola, polvilhe sal e pimenta a gosto e regue com um pouco mais de azeite. Ligue o forno a 180ºC no grill e com ventilação.

Dica: Para conseguir uma receita saudável não use mais de 3 colheres de sopa de azeite para untar a assadeira e temperar as batatas.

Receita de Robalo assado no forno com batata - Passo 2
3

Tempere os robalos com sal e pimenta e coloque fatias de limão na barriga. Esse é um jeito simples de temperar robalo sem errar, se você quiser pode também temperar com alho, ervas aromáticas e outros temperos a gosto. Ajeite o peixe na assadeira e coloque assando por 10-15 minutos.

Receita de Robalo assado no forno com batata - Passo 3
4

Quando observar que a pele do robalo está começando a dourar, vire o peixe e deixe no forno por mais 10-15 minutos.

Dica: Para garantir que o robalo não queima nem fica ressecado, após virar o peixe deixe no forno desligado por 5 minutos. Ele terminará de assar com o calor residual.

Receita de Robalo assado no forno com batata - Passo 4
5

Quanto tempo demora para assar um robalo? Nesta receita nossos robalos ficaram prontos após 25 minutos, no entanto isso depende do forno usado. Você saberá que o robalo assado está pronto quando a pele estiver dourada e o interior suculento.

Receita de Robalo assado no forno com batata - Passo 5
6

Sirva seu robalo assado no forno com batata em seguida, espremendo sobre ele o suco das rodelas de limão usadas. Acompanhe com uma salada de folhas e tomate e desfrute desta refeição nutritiva e baixa em calorias. Bom apetite!

Procurando mais receitas de peixe inteiro gostoso? Confira estas sugestões:

Receita de Robalo assado no forno com batata - Passo 6

Se você gostou da receita de Robalo assado no forno com batata, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Robalo.

Cómo hacer lubina al horno - Tiempo, trucos y consejos

Para que la lubina al horno entera con patatas quede perfecta, nosotros hemos pedido en la pescadería que nos limpien los pescados y los descamen. No obstante, si tienes que hacerlo tú en casa, debes saber que descamar un pescado es muy sencillo, solo necesitas seguir estos pasos:

  1. Coloca el pescado bajo el grifo sujetándolo por la cola.
  2. Coge un cuchillo y empieza a rascar el pescado de arriba hacia abajo, con la fuerza suficiente para retirar las escamas pero sin ejercer demasiada presión para no romper el pescado ni retirar la piel.

Una vez preparado el pescado, podemos seguir las indicaciones descritas anteriormente para cocinar la lubina al horno. A continuación, mostramos los tiempos de cocción de forma resumida:

  • Tiempo de cocción de las patatas solas: 40-45 minutos aproximadamente.
  • Tiempo de cocción de la lubina al horno: 20-25 minutos a 180 ºC, a 200 ºC el tiempo es menor.
  • Tiempo total de la receta: 1 hora u hora y media aproximadamente, dependiendo del horno.

Para ahorrar un poco de tiempo, podemos seguir estos trucos y consejos:

  • Semicocina las patatas con antelación, tal y como te hemos sugerido a lo largo de la receta. Este paso te ahorrará muchísimo tiempo de horno y te permitirá disfrutar del plato mucho antes. Lo más rápido es freírlas en abundante aceite pero, si quieres reducir el número de calorías, recomendamos la opción del microondas.
  • Si escoges añadir un vaso de agua en lugar de vino, calienta el agua previamente.
  • Precalienta el horno para que esté caliente cuando introduzcas la bandeja.

Suba a sua foto de Receita de Robalo assado no forno com batata

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Robalo assado no forno com batata

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Robalo assado no forno com batata
1 de 7
Receita de Robalo assado no forno com batata

Voltar ao topo da página