Partilhar

Receita de Salada com sagu

 
Por Nídia Figueira, Editora e redatora no TudoReceitas. 10 agosto 2020
Receita de Salada com sagu

Se você é fã de sagu e da gastronomia da Índia, experimente preparar esta receita de salada com pérolas de tapioca tradicional da culinária indiana! Lá ela é chamada de sabudana khichdi, sendo que 'sabudana' é o nome dado às pérolas de tapioca, e é habitualmente preparada durante as celebrações do Navaratri ("Festival das Nove Noites", em setembro e outubro).

Esta é uma salada sem glúten preparada somente com ingredientes de origem vegetal: sagu, batata, amendoim e alguns temperos bem gostosos. Por isso é válida também para quem segue uma alimentação vegetariana e vegana! Ficou com vontade de provar esta salada de batata com sagu? Continue aqui no TudoReceitas o confira as fotos passo a passo e o modo de preparo desta receita de salada com sagu bem simples e muito aromática!

2 convidados 30m Dificuldade baixa
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Salada russa
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Primeiramente enxague o sagu até a água sair transparente. Coloque o sagu numa tigela, acrescente 1 xícara de água em temperatura ambiente e deixe hidratando durante toda a noite (aproximadamente 8 horas).

Dica: Algumas receitas indicam para hidratar o sagu por 4-6 horas, no entanto o preparo desta receita será mais fácil se você deixar hidratando por mais tempo. Sempre respeite a proporção de 1 xícara de água para 1 xícara de sagu.

Receita de Salada com sagu - Passo 1
2

Após esse tempo seu sagu estará macio e sequinho ou com alguma água restante no fundo da tigela. Escorra colocando o sagu numa peneira e reserve.

Receita de Salada com sagu - Passo 2
3

Em seguida lave bem a batata e cozinhe-a numa panela com água e sal a gosto durante 10-15 minutos depois de ferver, ou até conseguir picar um garfo nela - a batata deverá ficar cozida e firme, não desmanchando. Descasque (ou deixe a pele) e corte em rodelas ou cubinhos pequenos.

Dica: Prefira cozer a batata com a pele, para que ela mantenha sua consistência e não desmanche tão facilmente.

Receita de Salada com sagu - Passo 3
4

Leve ao fogo uma panela com o óleo ou manteiga ghee e esquente os grãos de cominho por uns segundinhos, para ativar o seu sabor. Depois adicione a batata, misture e deixe por 3-4 minutos.

Dica: Se preferir, pode substituir os grãos de cominho por meia colher de chá de cominho moído.

Receita de Salada com sagu - Passo 4
5

Adicione os amendoins, misture e deixe por mais 2-3 minutos. Seguidamente coloque as folhas de curry, misture e deixe por mais 1 minuto. Por fim adicione o sagu hidratado e escorrido e o sal e misture tudo. Deixe no fogo até o sagu começar a ficar transparente, mexendo de vez em quando.

Dica: Não deixe o sagu no fogo por muito tempo, para evitar que fique mole demais.

Receita de Salada com sagu - Passo 5
6

Retire do fogo e sirva sua salada de sagu quente ou morna, polvilhada com cheiro verde picado e regada com algumas gotas de limão. Também pode servir acompanhada de molho de iogurte, que combina muito bem. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas com sagu? Veja como fazer:

Receita de Salada com sagu - Passo 6

Se você gostou da receita de Salada com sagu, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Salada de batata. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas indianas.

Suba a sua foto de Receita de Salada com sagu

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Salada com sagu

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Salada com sagu
1 de 7
Receita de Salada com sagu

Voltar ao topo da página