Pipoca

Receita de Pipoca de sagu no microondas

Lucas Lima
Por Lucas Lima, Redator e editor no TudoReceitas. Atualizado: 10 agosto 2020
Receita de Pipoca de sagu no microondas

Você já ouviu falar em pipoca de sagu? Essa é uma nova tendência gastronômica e uma opção de pipoca sem casquinha nem caroço para bebês!

A pipoca de sagu é saudável porque, além de não conter glúten, é sem gordura e composta essencialmente por carboidratos, por isso ajuda a aumentar os níveis de energia. Ela é uma alternativa à pipoca de milho para quem não pode consumir milho e também para bebês e crianças porque, ao não conter casquinha nem caroço, evita engasgos. O sabor da pipoca de sagu não é semelhante ao da pipoca tradicional, mas fica bem crocante e derrete na boca. Aqui no TudoReceitas mostramos para você como fazer pipoca de sagu no microondas, confira abaixo o passo a passo em fotos e todas as dicas de preparo para esta pipoca sem casca dar certo!

2 convidados 10m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para bebês, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No micro-ondas, Receitas do Brasil

Ingredientes para fazer Pipoca de sagu no microondas:

Também lhe pode interessar: Pipoca de sagu na pipoqueira

Como fazer Pipoca de sagu no microondas:

1

Antes de mais vale a pena saber do que é feito o sagu, para não confundir com outro produto. O sagu, assim como a tapioca, é um derivado da mandioca. Consiste em bolinhas de fécula de mandioca cozidas e que podem ser hidratadas para preparar receitas doces ou salgadas - a receita de sagu mais conhecida é a sobremesa de sagu com vinho tinto.

Receita de Pipoca de sagu no microondas - Passo 1
2

Para fazer sagu no microondas e obter este tipo de pipoca diferente, não precisa hidratar o sagu. Simplesmente coloque-o num recipiente que possa ir no microondas e, se quiser, polvilhe um pouco de sal.

Receita de Pipoca de sagu no microondas - Passo 2
3

Qual o melhor recipiente para fazer sagu no microondas?

Na hora de preparar o sagu no microondas preste atenção no recipiente que você usa. O sagu precisa ser esquentado a uma temperatura elevada para estourar, por isso um recipiente mais frágil ou não próprio para microondas pode derreter ou quebrar. Para evitar isso aconselhamos usar uma dessas opções:

  • Vasilha de cerâmica vitrificada
  • Vasilha de vidro refratário
  • Vasilha de plástico apropriado para o uso em micro-ondas
  • Vasilha de Porcelana e louça (exceto aquelas que possuem detalhes metalizado)
  • Saco de papel (como os de pipoca de microondas ou de pão): opção mais segura em caso de dúvidas

Dica: No saco de usar um saco de papel, feche com um pouco de Durex sem esquecer de deixar um pouco de espaço no interior, para o sagu estourar.

4

Coloque seu sagu no recipiente escolhido, tampe com uma tampa protetora para microondas (tampa furada) ou cubra com plástico filme e faça uns furinhos nele, para permitir a libertação de vapor. Ligue o microondas na potência máxima (900W ou um pouco menos) e esquente por 4-5 minutos.

Dica: O sagu começará estourando após 2-3 minutos.

Receita de Pipoca de sagu no microondas - Passo 4
5

Depois desse tempo, deixe o sagu no interior no microondas por mais uns segundinhos, até parar de estourar. Depois retire com cuidado (o recipiente estará bem quente) e descarte as pérolas de sagu que não estouraram. Está pronta sua pipoca de sagu sem óleo! Bem fácil, não é mesmo? Prove e conte nos comentários o que você achou!

Agora que você sabe como fazer pipoca de sagu de microondas, confira também estas receitas de sagu:

Dica: Se achar que a pipoca de sagu não tem sabor, pode colocar temperos a gosto e misturar com, por exemplo, amendoim e servir como um salgadinho.

Receita de Pipoca de sagu no microondas - Passo 5

Se você gostou da receita de Pipoca de sagu no microondas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pipoca. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Pipoca de sagu no microondas

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
9 comentários
A sua avaliação:
Alecsandra
Posso usar manteiga para fazer a pipoca de sagu?
A sua avaliação:
VERA LUCIA
Fiz minha pipoca numa vasilha da tapeware, fiquei triste porque mesmo a vasilha muito forte o plástico, mas queimou o fundo, e perdi a vasilha, mas a pipoca ficou gostosa ,só não estourou todas rssss, não aconselho usar vaso plástico, é muito prejuízo.
A sua avaliação:
yonilde
fiz minha pipoca de sagu no microondas com saco de papel e deu certo!! não estourou todo o sagu mas eu achei gostoso, com certeza farei mais vezes
A sua avaliação:
Charito Peraza
Eu fiz a pipoca de sagu no microondas, estourou as bolinhas de sagu formando mini pipocas, e ficaram crocantes, porém uma boa parte não estourou por essa razão fiquei com algumas dúvidas que são as seguintes: 1ª) porque não estouraram todas as bolinhas de sagu? O tempo utilizado foi de 3 minutos. 2º) Após utilizar os 3 minutos para fazer a pipoca de sagu, e não estourarem todas as bolinhas formando a pipoca de sagu, posso repetir o processo? E tenho uma pequena sugestão colocar quanto rende aproximadamente tua receita de pipoca de sagu
De antemão muito obrigada

Sara Silva
Oi Charito, obrigada pelo seu comentário. Que bom que você conseguiu suas pipocas de sagu! Por vezes elas não estouram todas ao mesmo tempo, isso pode acontecer por estarem muito apertadinhas no recipiente. Nesse caso retire o sagu estourado e repita o processo com as bolinhas que não estouraram.
A sua avaliação:
Cica
Mesmo no recipiente próprio para microondas derreteu o mesmo, e não gostei do sabor...muito ruim...Não recomendei.
A sua avaliação:
Angela
Derreteu meu recipiente plástico. Melhor indicar um de vidro.
Sara Silva
Oi Angela, nem todos os recipientes de plástico podem ir no microondas. Da próxima vez use um recipiente de plástico válido para ir no microondas.
Angela
Tem razão, mas o que eu usei era apropriado. Talvez de qualidade inferior. Na verdade eu não costumo usar plásticos no microondas pois mesmo os indicados podem liberar substâncias nocivas ao nosso organismo. Mas sabe aquele minuto de bobeira? Eu Fiz exatamente como estava escrito na receita 😁.
Então eu só quero deixar esta dica, para que o Tudo Receitas, seguido por várias pessoas possa também alertá-las sobre este perigo.
Beijos e muito obrigada pela atenção!!!

Sara Silva
Oi Angela, obrigada pela sua explicação. Agradecemos seu comentário! Continue dizendo o que você acha das nossas receitas 🙂
A sua avaliação:
Maria Aparecida Norbiato lopes
Amei a receita ,gostaria que vc ensinassem receita de pipoca de sagu doce e colorida
Sara Silva
Oi Maria Aparecida. Obrigada pelo seu comentário, anotámos seu pedido e logo estaremos publicando a receita!
Debora Freddi
Acredito que tigela de plástico não seja o
Melhor utensílio!
Sara Silva
Oi Debora, deverá ser uma tigela de plástico resistente ou uma tigela de vidro que possa ir no microondas 🙂
Débora
Pois é... tentei de varias formas e
Não saiu... não sei se foi a qualidade do sagu... mas não deu! Que peninha!!!
Sara Silva
Oi Débora, que pena que você não conseguiu! Deixou o sagu no microondas por vários minutos, como se fosse pipoca?
A sua avaliação:
elisa
não sabia que podia fazer pipoca de sagu porém estava procurando como fazer pipoca sem oleo e encontrei essa receita. receita testada e aprovada!!!
Sara Silva
Oi Elisa, que bom que você gostou de fazer sagu no microondas! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas sugestões 🙂
1 de 5
Receita de Pipoca de sagu no microondas