Sopa de cebola

Receita de Sopa de cebola light

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 23 junho 2023
Receita de Sopa de cebola light

Aqui no TudoReceitas apresentamos para você uma excelente sopa para emagrecer de forma natural: a sopa de cebola. Este legume apresenta propriedades diuréticas interessantes, o que significa que ajuda a desinchar e a perder peso. Prepare ela de um jeito bem simples com as dicas que dividimos abaixo.

Esta receita de sopa de cebola light é preparada somente com cebola, manteiga ou azeite e tomilho. Para deixar ela mais nutritiva, juntamos também ovo, neste caso ovo pochê. Confira abaixo o passo a passo em fotos e prepare, por exemplo, para o seu jantar ou ceia.

2 convidados 30m Ceia Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Cozido

Ingredientes para fazer Sopa de cebola light:

Também lhe pode interessar: Sopa de cebola para emagrecer

Como fazer Sopa de cebola light:

1

Leve ao fogo uma panela com a manteiga ou azeite e, quando esquentar, adicione a cebola cortada em juliana (como na foto). Adicione uma pitada de sal e deixe cozinhar no fogo baixo até a cebola murchar.

Dica: Neste caso usei cebola roxa, que é ligeiramente menos ácida que a cebola branca.

Receita de Sopa de cebola light - Passo 1
2

Em seguida adicione a água e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos no fogo baixo, para a cebola ficar bem macia e desfazendo.

Dica: Para acelerar o preparo da sopa, a água deverá estar quente ou fervendo.

Receita de Sopa de cebola light - Passo 2
3

Enquanto isso, prepare o ovo pochê para acompanhar: abra um pedaço de plástico filme numa tigela ou copo e coloque no centro um ovo partido (gema e clara). Tempere com um pouco de sal e amarre em forma de trouxinha. Faça isso com os todos os ovos, cada um na sua "trouxinha", e coloque numa panela com água fervente.

Receita de Sopa de cebola light - Passo 3
4

Deixe os ovos cozinhar por 4 minutos, se você gostar da gema mole, por 7 minutos para uma gema dura. Depois retire para uma tigela com água fria, para parar o cozimento.

Receita de Sopa de cebola light - Passo 4
5

Após a sopa de cebola light ferver por 20 minutos, adicione os raminhos de tomilho e deixe ferver por mais 5 minutos, somente para aromatizar.

Dica: Se você preferir pode substituir o tomilho por oréganos, salsinha ou alecrim.

Receita de Sopa de cebola light - Passo 5
6

Retire os raminhos de tomilho e triture a sopa de cebola com ajuda do mixer de mão ou no liquidificador. Prove e, se necessário, acerte o sabor com sal.

Dica: Você pode deixar a sopa com pedacinhos de cebola ou completamente lisa, faça como preferir.

Receita de Sopa de cebola light - Passo 6
7

Sirva a sopa de cebola e tomilho com ovo pochê e delicie-se com esta opção de refeição leve e nutritiva! Prove e diga nos comentários o que você achou.

Receita de Sopa de cebola light - Passo 7

Se você gostou da receita de Sopa de cebola light, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sopa de cebola.

Pães para comer com a sua sopa de cebola light

Agora que você já sabe fazer essa receita de sopa de cebola light, você pode combinar com uma infinidade de pães. Separamos as nossas opções preferidas, confira:

  • Pão de frigideira low carb: Este pão de frigideira é uma excelente opção para quem quer um café da manhã saudável e com baixo teor de carboidratos.
  • Pão paleo low carb: Quem segue uma dieta sem glúten ou paleo sabe como é difícil encontrar uma receita de pão low carb que dê certo.

Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Suba a sua foto de Receita de Sopa de cebola light

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
bruno batista
Adorei a receita
1 de 8
Receita de Sopa de cebola light