PARTILHAR

Como temperar pernil de porco

Nelson Ferreira
Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. Atualizado: 1 junho 2020
Como temperar pernil de porco

Procurando um tempero bom para pernil e como temperar pernil de Natal? Preste atenção nestas sugestões aqui do TudoReceitas! Abaixo compartilhamos com você os melhores temperos para pernil de porco e truques para não falhar.

O pernil de porco, geralmente assado no forno, é uma das sugestões para servir na ceia de Natal ou em outras ocasiões especiais em que reunimos amigos e família à mesa. Preparar um tempero caseiro para pernil de porco faz toda a diferença porque esta peça de carne, por ser grande, requer um tempero mais caprichado. Descubra aqui no TudoReceitas como temperar pernil de porco com nossas sugestões para temperar pernil de porco e fotos de pernil de porco!

Também lhe pode interessar: Tempero para pernil de porco no forno

Qual o melhor tempero para carne de porco?

É verdade que diferentes carnes combinam com diferentes ingredientes para temperar. Por isso é natural que ingredientes que resultam muito bem, por exemplo, como tempero de frango, não resultarão tão bem para temperar carne de porco.

Confira a lista abaixo de ingredientes que são considerados os melhores temperos para carne de porco. Com eles você pode preparar vários temperos diferentes e com certeza que todos resultarão bem.

  • Citrinos: limão e laranja;
  • Combinação de mel e mostarda;
  • Pasta de alho,
  • Ervas aromáticas: orégano, alecrim, sálvia, tomilho, salsinha, coentro, louro...
  • Especiarias: gengibre, cravinho, cominho, pimentas, mostarda em pó...
  • Líquidos: vinho tinto, vinho branco, caldo de carne, vinagre, cerveja...
  • Legumes: salsão, cebola, cenoura...
  • Sal (adicione apenas antes de assar, para não desidratar a carne).
Como temperar pernil de porco - Qual o melhor tempero para carne de porco?

Como fazer tempero para pernil de porco?

Neste artigo compartilhamos com você uma sugestão de receita de tempero de pernil de porco bem simples para temperar essa carne e deixá-la saborosa sem dificuldade! Você vai necessitar dos seguintes ingredientes:

  • 1 limão
  • 1 xícara de vinagre de vinho tinto
  • 2 colheres de sopa de sal grosso
  • 2 colheres de sopa de ervas picadas (tomilho, alecrim, segurelha)
  • 1 colher de chá de cominho moído
  • 1 colher de chá de colorau

Faça alguns cortes no pernil com uma faca afiada, isso ajuda os temperos a penetrar melhor na carne. Esfregue o limão, as ervas e a pimenta por todo o pernil e regue o pernil com o vinho. Deixe na geladeira por cerca de 18 horas, virando 4 vezes durante o tempo em que está marinando. Depois asse do jeito habitual ou confira uma das receitas no final desta matéria!

Conselhos: O ideal é deixar o pernil marinar de um dia para o outro, assim ficará mais saboroso.

Como temperar pernil de porco - Como fazer tempero para pernil de porco?

Como temperar pernil de porco para churrasco?

Existem alguns segredos no momento de temperar pernil de porco, um deles é caprichar no tempero para garantir o máximo de sabor! Além disso, se você quiser temperar pernil de porco congelado, retire-o do congelador e deixe descongelando até ficar em temperatura ambiente, assim os temperos penetrarão melhor.

Siga esta sugestão de tempero de pernil de porco para churrasco (para um pernil de 1 quilo) e delicie-se com o resultado final!

  • 800 ml de caldo de carne
  • Suco de 5 limões
  • 4 dentes de alho
  • 5 folhas de louro
  • 1 ramo de alecrim
  • 2 colher de sopa de sal (colher rasa)
  • 1 colher de chá de pimenta do reino

Faça alguns cortes no pernil de porco e coloque-o em um recipiente grande ou num saco plástico zip lock. Acrescente os temperos, com exceção do sal, e esfregue-os na carne ou feche o saco e agite-o para misturar tudo. Deixe marinar por 12 a 24 horas na geladeira, para pegar bem o sabor.

No momento de assar prepare as brasas, polvilhe o pernil com sal e envolva com papel alumínio. Acomode em uma grelha tipo sardinheira e coloque assando na churrasqueira por 30-40 minutos. Depois retire o papel alumínio e termine de grelhar até dourar.

Conselhos: O tempo de preparo depende do braseiro utilizado. Use fogo moderado para garantir que o pernil fica bem assado por dentro.

Como temperar pernil de porco - Como temperar pernil de porco para churrasco?

Tempero para pernil de porco no forno

Como é gostoso um pernil de porco assado no forno! Mas, para não desiludir ninguém na hora da refeição, garanta que tempera bem a carne de porco e com a antecedência necessária. Confira esta sugestão de tempero para pernil de porco no forno (com 4 quilos):

  • 2 tabletes de caldo de carne
  • 2 copos de água morna
  • 1 cabeça de alho
  • 1 cebola picadinha
  • 1 colher de sopa de páprica ardida (colher rasa)
  • Suco de 3 limões
  • Cheiro verde a gosto
  • Pimenta do reino e sal a gosto

Com uma faca afiada faça pequenos furos no pernil. Dissolva os tabletes de caldo na água e bata no liquidificador junto com o alho, a cebola, a páprica, o suco dos limões, o cheiro verde e a pimenta do reino. Coloque o pernil numa vasilha, acrescente o tempero e reserve por 12-24 horas virando a carne de 4 em 4 horas, para pegar o tempero por igual.

No momento de assar pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque numa assadeira o pernil com a gordura virada para cima e os temperos, polvilhe sal e cubra com papel alumínio. Quando o forno estiver quente, coloque o pernil assando por 2 horas, depois retire o papel alumínio e deixe dourar. Bom apetite!

Como temperar pernil de porco - Tempero para pernil de porco no forno

Receitas de pernil de porco

Como viu acima, é bem fácil preparar um tempero para pernil suíno! Agora que você já sabe como temperar pernil de porco para assar no forno e no churrasco, confira também essas receitas de pernil de porco válidas para todas as ocasiões:

Suba uma foto do seu pernil temperado e comente a receita com a sua opinião ou dúvidas. Bom apetite e boas festas!

Como temperar pernil de porco - Receitas de pernil de porco

Se gostou do artigo Como temperar pernil de porco, sugerimos que entre na nossa categoria de Ideias para temperar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Carlos Oliveira
Gostei. Agora é experimentar na prática e avaliar resultados, depois de ter cozinhado.
A sua avaliação:
Marcos Hirata
Desculpe mas não pode cortar nem furar o pernil quando tempera, tem que deixar bastante tempo para o proprio pernil pegar o tempero.
A sua avaliação:
valter apareçido de moraes
ficou pefeito so faltou alguns detalhes peso do pernil e duraçao tempo de assa no forno convencional
A sua avaliação:
Carmor Gomes
adoro as receitas de vs quero aprender fazer pratos diferentes amuuuu qr aprender essas receitas 😋 deliciosa vou fazer bacalhau
que eu gosto muito depois eu falo pra vc se deu certo 🤣🤣abraço
A sua avaliação:
LUCIANA
Se colocar o sal junto com o tempero para marinar resseca a carne, quanto tempo antes de assar o pernil devo colocar o sal?
Equipe TudoReceitas
Oi Luciana, melhor colocar sal no pernil logo antes de assar. Polvilhe sal nele e coloque assando no forno já quente (a 180ºC, por exemplo).
A sua avaliação:
Sandra
Temperar a carne com antecedência não vai deixá-la desidratada? Seca?


Sara Silva
Oi Sandra, isso não acontecerá a menos que você coloque sal junto com o tempero, pois o sal é responsável por ressecar a carne.
A sua avaliação:
leionardo
achei excelentes esses temperos para pernil de porco, sigo as dicas do Tudoreceitas faz tempo e minha arte culinária melhorou bastante!!! gosto de temperar pernil de porco também com cravo moído, fica uma delícia
A sua avaliação:
graça malva
adorei as sugestões dessa matéria de como temperar pernil de porco! fiz hoje a receita de tempero de pernil de porco no churrasco e usei num pernil de um quilo para testar para o Natal. ficou maravilhoso, com certeza vou repetir!!!
Sara Silva
Oi Graça, que bom que você gostou deste nosso artigo com dicas para temperar pernil! Obrigada pelo seu comentário e continue conferindo nossas sugestões de receitas 🙂
A sua avaliação:
sonia
Ainda não fiz,mas parece ser boa.
Sara Silva
Quando preparar, diga o que achou :)
Lucimaura Ribeiro
Boa tarde, não tem o peso do pernil, para quantidade, de tempero no caso o sal.
Sara Silva
Oi Lucimaura. A quantidade de temperos indicada é para um pernil de tamanho médio. No entanto você pode ajustar a quantidade de tempero em função do seu gosto :)
Ana Carla
Pode colocar limão e vinho?
Nélia Oliveira
Oi Ana! Sim, pode. Experimente e depois conte como ficou ;)
A sua avaliação:
Jose de Brito
gostaria de saber se não é aconselhado envolver a carne de cordeiro depois de marinado no papel alumínio por alguns minutos ? na grelha ou no forno
Nídia Figueira
Oi Jose de Brito!

Confira essa receita de cordeiro assado no forno: http://www.tudoreceitas.com/receita-de-cordeiro-assado-no-forno-3196.html
Como temperar pernil de porco
1 de 6
Como temperar pernil de porco

Voltar ao topo da página ↑