Partilhar

Como temperar carne moída

 
Por Nelson Ferreira, Redator e editor no TudoReceitas. 20 março 2019
Como temperar carne moída

A carne moída é uma das carnes mais versáteis na cozinha! Com ela podemos preparar uma infinidade de pratos: almôndegas, hambúrgueres, molho bolonhesa, escondidinho, recheio para pastel, entre tantas outras receitas com carne moída maravilhosas.

Tal como todas as carnes, o segredo para uma carne moída saborosa está nos temperos que colocamos nela. Existem temperos que combinam melhor com carne de frango e outros com carnes vermelhas, sem esquecer que o tempero deve ser ajustado em função do prato que estamos preparando.

Se você procura como temperar carne moída para almôndegas, como temperar carne moída para hambúrguer, como temperar carne moída para pastel e mais, continue aqui no TudoReceitas e confira nossas dicas, truques e receitas!

Também lhe pode interessar: Como temperar bife

Dicas para escolher carne moída

A carne moída é uma das carnes mais versáteis na cozinha e com ela podemos preparar vários pratos, desde almôndegas a escondidinho, passando pelo clássico molho bolonhesa. Para garantir uma carne moída simples e saborosa, antes de escolher bem os temperos é importante saber como escolher carne moída porque carne moída não é tudo igual.

Muitas vezes não temos a certeza do que é feita a carne moída, da porcentagem de gordura nela, qual é o corte do animal... e isso faz toda a diferença na qualidade, textura e sabor da carne. Por isso aqui a dica é: prefira comprar carne moída na hora ou fazer carne moída em casa. No caso de precisar comprar carne moída pronta, escolha carne que esteja com boa cara - ela não pode estar muito escura, com tons de verde ou amarelo e seu odor não deve ser forte - carne com odor forte é sinônimo de carne estragada.

Como temperar carne moída - Dicas para escolher carne moída

Qual a melhor carne para carne moída?

Na hora de comprar ou preparar carne moída é importante saber que tipo de corte combina mais com a receita que você quer preparar. De forma geral todas as carnes de segunda e aparas de carne de primeira servem para moer, porém vale a pena prestar atenção na quantidade de gordura presente na carne.

Carnes com grande porcentagem de gordura não rendem muito bem quando moídas, por outro lado carnes muito magras acabam ficando duras após o preparo. Veja qual a melhor carne para moer:

  • Carnes com gordura quanto baste: no preparo dos hambúrgueres, por exemplo, é importante que a carne moída seja composta por 20-30% de gordura, assim esses ficarão bem suculentos e saborosos. Para isso você pode fazer misturas com costela, acém e peito ou usar fraldinha.
  • Carnes com menos gordura: serão as carnes de primeira, como patinho, coxão duro, coxão mole e lagarto e também paleta e maminha. Use elas para preparar quibe, molho bolonhesa, recheio de escondidinho e recheio para pastel.

Outra dica válida é usar carne moída mista: preparada com metade de carne bovina e metade de carne suína. Desse jeito você consegue uma carne moída saborosa e mais econômica.

Dica: Lembre que, quanto mais gordura a carne tiver, mais água ela solta na panela, porém isso é essencial para manter a suculência em alguns pratos com carne moída.

Como temperar carne moída - Qual a melhor carne para carne moída?

Como temperar carne moída para almôndegas?

Temperar carne moída para almôndegas é bem simples e você pode seguir estas dicas para temperar e preparar bolinho de carne também. Muitas vezes as almôndegas são servidas com molho de tomate, por isso prefira usar um tempero básico para o sabor não ficar forte e garantir que a receita dá certo.

  • Aposte em temperos democráticos, como sal e pimenta do reino;
  • Adicione cebola e alho picadinhos, que sempre combinam com carne;
  • Se você quiser pode também misturar ervas aromáticas, como salsinha, orégano, manjericão ou coentro.

Confira nossa receita de almôndegas caseiras para saber como temperar almôndegas e cozinhar sem erro.

Como temperar carne moída - Como temperar carne moída para almôndegas?

Como temperar carne moída para hambúrguer?

Quando o assunto é hambúrguer os limites só dependem da sua criatividade na cozinha! Você pode temperar carne de hambúrguer ainda crua de um jeito bem básico, como indicamos acima para as almôndegas, ou caprichar e adicionar molhos e outros temperos inusitados na carne. Veja esta sugestão de carne moída simples e rápida para hambúrguer:

  • As melhores misturas de carne para hambúrguer não incluem ovo nem farinha, apenas carne de qualidade que, preferencialmente, deve ser moída na hora e conter 20 a 30% de gordura na sua composição;
  • Se você estiver usando uma carne nobre para fazer hambúrguer basta temperar com sal e pimenta, assim você realça o sabor da carne para degustar ela do jeito certo;
  • Um tempero democrático para carne moída de hambúrguer inclui cebola e alho picados, sal, pimenta e salsinha;
  • Se você quiser acrescentar outros temperos na carne moída pode apostar em cominho em pó, páprica ardida, pimenta preta, gengibre em pó e até mesmo uma pitada de canela;
  • Para caprichar no tempero de carne de hambúrguer use creme de cebola, tempero sazón vermelho, ou outro tempero pronto para carnes;
  • Você pode usar molhos para temperar carne de hambúrguer, como molho inglês, molho ardido e até molho de fumaça líquida, apenas lembre de não exagerar na quantidade para não comprometer a consistência do hambúrguer.

Confira nossa receita de hambúrguer recheado com queijo e bacon.

Dica: Tempere o hambúrguer com sal apenas no instante antes de cozinhar, assim você evita que a carne fique desidratada.

Como temperar carne moída - Como temperar carne moída para hambúrguer?

Como temperar carne moída para pastel

Na hora de preparar carne moída para pastel o segredo está em conseguir uma carne moída molhadinha e com tempero gostoso, que pode ir para além da habitual cebola, alho, sal, pimenta e salsinha. Veja como temperar carne moída para pastel com uma fórmula que é válida também para carne moída para torta:

  1. Leve ao fogo uma panela com um fio de óleo e, quando estiver quente, coloque a carne moída. Fique mexendo até a carne ficar soltinha e dourada - como nesta receita de carne moída refogada e soltinha;
  2. Só depois de dourar a carne coloque os temperos a gosto (exemplos: louro, cebola e alho picados, colorau, pimentão, sal e pimenta). Misture bem e deixe por 1-2 minutos, para pegar o gosto;
  3. Se você quiser pode adicionar tomate e cenoura picadinhos ou ralados, para cozinharem rápido;
  4. Para deixar a carne cremosa e molhadinha junte um pouco de molho de tomate e acerte o sabor a gosto.

Para caprichar no pastel de carne moída prepare esta receita de carne moída oriental.

Dica: A quantidade dos temperos depende da quantidade de carne que você está cozinhando. Por isso coloque os temperos pouco a pouco, provando, até acertar no sabor.

Como temperar carne moída - Como temperar carne moída para pastel

Receitas com carne moída

Procurando mais ideias como temperar uma carne moída? Nada melhor que conferir nossas receitas com carne moída passo a passo em fotos! Descubra as dicas de temperos e como cozinhar carne moída de acordo com o prato que você está preparando.

Como temperar carne moída - Receitas com carne moída

Se gostou do artigo Como temperar carne moída, sugerimos que entre na nossa categoria de Ideias para temperar.

Escrever comentário sobre Como temperar carne moída

O que lhe pareceu o artigo?

Como temperar carne moída
1 de 7
Como temperar carne moída

Voltar ao topo da página