Nutrição e saúde

Qual é a margarina sem lactose?

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 19 junho 2023
Qual é a margarina sem lactose?

Hoje em dia, e à medida que prestamos mais atenção na nossa alimentação, descobrimos intolerâncias alimentares que nos obrigaram a fazer algumas alterações no seu cardápio e no preparo das receitas tradicionais. No caso da intolerância à lactose (IL), felizmente já podemos encontrar no mercado algumas alternativas aos derivados do leite que nos permitem desfrutar das comidinhas que mais gostamos sem comprometer nossa saúde e bem-estar!

A margarina, por exemplo, é um dos produtos mais usados na culinária e que levanta algumas dúvidas. Para ajudar nesse processo de reeducação alimentar, preparámos aqui no TudoReceitas esta matéria em que explicamos qual é a margarina sem lactose ideal para você usar nas suas receitas, para além de apresentar alternativas à margarina e outras opções zero lactose. Continue lendo para descobrir!

Índice

  1. O que é intolerância à lactose?
  2. Sintomas de intolerância à lactose
  3. Tem lactose na margarina?
  4. Qual a margarina que não contém lactose?
  5. Receitas sem lactose

O que é intolerância à lactose?

Antes de começarmos abordando as especificidades da margarina, vale a pena informar ou lembrar o que é intolerância à lactose (IL) e o impacto que ela pode ter no cotidiano das pessoas.

A intolerância à lactose, também chamada de hipolactasia, é uma condição muito frequente entre a população mundial: estima-se que aproximadamente 70% da população mundial manifesta sinais e sintomas de má digestão da lactose. Isto significa que muitas pessoas, adultos ou crianças, em algum momento da sua vida apresentam dificuldade em digerir a proteína lactose, que nada mais é do que o açúcar predominante do leite (representando cerca de 2% a 8% de sua composição, dependendo da espécie animal de que provém esse leite).

Esta intolerância alimentar obriga a adaptar o consumo de leite e de certos alimentos ou produtos que são preparados com leite (derivados lácteos, como o iogurte, queijo, creme de leite, etc).

Qual é a margarina sem lactose? - O que é intolerância à lactose?

Sintomas de intolerância à lactose

Felizmente, nem toda a população apresenta igual intolerância à lactose. Existem níveis de intolerância à lactose, que se dividem em 3 graus: leve, moderado e severo. As pessoas com baixa intolerância ao leite, de modo geral, podem consumir alguns produtos lácteos sem apresentar reações alérgicas. No entanto, vale a pena prestar atenção aos sintomas para a adaptar a alimentação e prevenir complicações de saúde.

    Entre os sintomas de intolerância à lactose mais comuns destacam-se:

    • náusea e vômitos;
    • diarreia;
    • cólicas;
    • gases ou barriga estufada;
    • desconfortos abdominais.

    Conselhos: a severidade dos sintomas depende da quantidade de lactose consumida e da tolerância de cada um. Poderá descobrir-se o grau exato de intolerância à lactose através de exames específicos, prescritos por um médico ou profissional de saúde.

    Qual é a margarina sem lactose? - Sintomas de intolerância à lactose

    Tem lactose na margarina?

    A margarina, também chamada de creme vegetal, é produzida a partir de gorduras vegetais ou óleos vegetais (como o de soja, por exemplo) e contém ainda na sua composição água, sal (cloreto de sódio), alguns aditivos (estabilizantes, conservadores, acidulantes, antioxidantes, aromatizantes, etc) e, por vezes, vitaminas e gorduras benéficas, como o ómega 3.

    Mas não é tudo: ao olharmos o rótulo da maioria das margarinas, encontramos ainda ingredientes como 'soro de leite em pó' e 'leite em pó desnatado', que não deverão exceder 3% do teor de lipídios totais da margarina. Desta forma podemos afirmar que tem lactose na margarina comum devido à presença dessa pequena porcentagem de leite ou de derivados de leite. Pessoas com elevada intolerância ao leite não deverão, de jeito algum, consumir margarina que contenha leite ou lactose na sua composição, correndo o risco de desencadear reações alérgicas graves.

    Qual é a margarina sem lactose? - Tem lactose na margarina?
    Imagem: margarina Qualy 500mg via br.openfoodfacts.org

    Qual a margarina que não contém lactose?

    Felizmente, devido à cada vez maior demanda dos clientes por produtos sem leite e sem lactose, algumas marcas de margarina já comercializam margarina sem lactose. Aqui no TudoReceitas não indicamos nenhuma marca de margarina sem lactose preferencial, mas deixamos duas dicas simples para que, numa ida ao mercado, você consiga distinguir qual a margarina que não contém lactose:

    1. Olhe a embalagem: margarinas que não contêm leite nem seus derivados terão indicação de '0% lactose', 'zero lactose' ou 'sem leite' junto ao nome da marca ou do produto;
    2. Olhe o rótulo: você terá a certeza que a margarina é sem lactose se não apresentar na lista de ingredientes referências a 'soro de leite em pó' ou 'leite em pó desnatado', por exemplo. Outras marcas poderão referir apenas 'leite em pó integral sem lactose', por exemplo.

    Conselhos: estas dicas também são válidas para quem está procurando manteiga sem lactose ou creme vegetal sem lactose.

    Qual é a margarina sem lactose? - Qual a margarina que não contém lactose?
    Imagem: maluperini.com/industrializados-do-bem

    Receitas sem lactose

    Agora que você sabe que margarina tem lactose e como escolher margarina sem lactose, vale a pena conferir algumas das melhores receitas sem lactose que reunimos aqui no TudoReceitas! De acordo com uma das marcas de margarina sem lactose mais vendida no mercado, a composição da margarina 0% lactose não foi pensada para o uso culinário, pois possui baixo teor de lipídios e isso poderá interferir na consistência final de massas, bolos e tortas. A solução é preparar essas receitas sem margarina, sem manteiga e sem leite!

    Receitas salgadas sem lactose

    Receitas doces sem lactose

    Se gostou do artigo Qual é a margarina sem lactose?, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

    Bibliografia
    Escrever comentário
    O que lhe pareceu o artigo?
    Imagem: margarina Qualy 500mg via br.openfoodfacts.org
    Imagem: maluperini.com/industrializados-do-bem
    1 de 5
    Qual é a margarina sem lactose?