Almôndegas

Receita de Almôndegas à mexicana

 
Lucas Lima
Por Lucas Lima, Redator e editor no TudoReceitas. Atualizado: 12 junho 2018
Receita de Almôndegas à mexicana

Quando se fala de almôndegas à mexicana, geralmente se refere às clássicas bolinhas de carne moída, normalmente de carne bovina, que são cozinhadas em um molho de tomate com pimenta chipotle. Este prato é muito rico por si mesmo, mas se o combinarmos com arroz branco ou feijão de panela o resultado é espetacular. Normalmente quando se vê receitas de almôndegas se acha logo que é uma receita difícil, mas pelo contrário esta receita é muito fácil. Experimente e verá seguindo o passo a passo do TudoReceitas.

5 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Pouco picante, Cozido

Ingredientes para fazer Almôndegas à mexicana:

Também lhe pode interessar: Almôndegas fit

Como fazer Almôndegas à mexicana:

1

O primeiro passo para preparar as almôndegas à mexicana é colocar os dois ovos em uma panela pequena com água suficiente para tapar os ovos. Tampe a panela e deixe cozer em fogo médio até que fervam por aproximadamente cinco minutos e que estejam bem cozidos por dentro. Depois dos ovos cozidos, escorra a água e deixe que esfriem para retirar a casca.

Receita de Almôndegas à mexicana - Passo 1
2

Pique os ovos cozidos em pedaços pequenos de aproximadamente meio centímetro de tamanho. Pique também finamente um dos dentes de alho, a metade da cebola e a salsinha. Reserve.

Dica: Deverá de lavar bem os vegetais antes de os picar.

Receita de Almôndegas à mexicana - Passo 2
3

Em uma taça coloque a carne moída, o ovo picado, o outro ovo cru sem casca, o arroz cru, a farinha de rosca, o alho, a cebola e a salsinha picada. Tempere com pimenta do reino e sal. Misture tudo muito bem, primeiro com uma colher e depois com as mãos, até que os ingredientes estejam totalmente incrementados.

Receita de Almôndegas à mexicana - Passo 3
4

Com as mãos umedecidas de água para facilitar manejar a carne, agarre em uma pequena quantidade de massa e rode as mãos de forma que a massa se forme em bolinha de carne.

Receita de Almôndegas à mexicana - Passo 4
5

A bolinha de carne deverá medir aproximadamente dois a três centímetros de diâmetro. Repita até converter toda a mistura de carne em almôndegas.

Receita de Almôndegas à mexicana - Passo 5
6

À parte, corte os tomates em pedaços médios e coloque em um liquidificador, junto com a restante cebola e o restante alho, tempere com sal e pimenta chipotle a gosto. Deixe bater até obter uma mistura homogênea.

Receita de Almôndegas à mexicana - Passo 6
7

Coloque azeite em uma panela e leve ao fogo. Uma vez, o azeite quente, verta o purê de tomate para a panela e deixe fritar por aproximadamente cinco minutos para que incremente bem os sabores.

Receita de Almôndegas à mexicana - Passo 7
8

Para cozinhar as almôndegas à mexicana, adicione à panela metade da água ou do caldo de carne. Uma vez que levante fervura, junte as almôndegas e deixe cozer sem tampar a fogo médio, durante aproximadamente trinta minutos, mexendo de vez em quando. Depois desse tempo, retire uma almôndega e parta pela metade para se assegurar de que a carne e o arroz estão completamente cozidos. Se não estiver cozido, leve novamente ao fogo. Se necessário adicione caldo ou água.

Deverá de cozinhar as almôndegas sempre em fogo médio, de forma que as almôndegas não se desfaçam.

Dica: Se as almôndegas ficarem com pouco caldo, adicione mais água o caldo, para que as almôndegas cozam semi cobertas de molho de tomate.

Receita de Almôndegas à mexicana - Passo 8
9

Estão prontas as suas almôndegas à mexicana! Deguste esta iguaria, acompanhando com o que mais gostar, seja arroz ou purê de batata.

No TudoReceitas poderá encontrar uma vasta quantidade de receitas de carne moída, mas por agora fique com algumas sugestões:

Se curtiu essa receita, avalie, comente e compartilhe a foto do seu resultado. Bom apetite!

Receita de Almôndegas à mexicana - Passo 9

Se você gostou da receita de Almôndegas à mexicana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Almôndegas.

Almôndegas mexicanas

É importante que a carne escolhida para preparar almôndegas mexicanas possuam um pouco de gordura para temperar o caldo, mas não em demasia para que não fique gorduroso. Opte por uma carne moída com 85% a 90% de carne e 15% a 10% de gordura para obter o melhor resultado.

Suba a sua foto de Receita de Almôndegas à mexicana

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 10
Receita de Almôndegas à mexicana