Partilhar

Receita de Bolinho de berinjela frito

Por Patti Sunflower, Colaboradora TudoReceitas. Atualizado: 9 maio 2019
Receita de Bolinho de berinjela frito

Eu não sou muito de fazer fritura em casa, mas esses bolinhos de berinjela fritos são dignos de uma exceção! A crocância necessária para o contraste de texturas nesse bolinho só são alcançadas na fritura, mas você pode fazer o bolinho de berinjela assado numa AirFryer, se tiver (não sei se ficar igual pois nunca testei).

A berinjela é algo que nem todo mundo aprecia, eu tenho loucura total nela! Mas se alguém aí na sua casa não gosta, esse é um jeito de tentar convencer a pessoa do contrário, afinal, quem não gosta de um bolinho crocante, não é mesmo? É por isso que este é um bolinho de berinjela frito especial. Continue aqui no TudoReceitas para saber como fazer e experimente!

4 convidados 30m Entrada Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Frito
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Berinjela frita na frigideira
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Corte a berinjela ao meio e faça uma padrão quadriculado com a faca (como na foto), para assar mais rapidamente. Ligue o forno nos 200ºC.

Dica: Se quiser, cubra as berinjelas com uma mistura de água com vinagre e deixe elas de molho por uns 15 minutos, ajuda a tirar o amargor.

Receita de Bolinho de berinjela frito - Passo 1
2

Pincele as berinjelas um pouco de azeite e tempere com sal e pimenta. Forre uma assadeira com papel alumínio e coloque as berinjelas com a polpas viradas para baixo. Asse no forno a 200°C por 40 minutos ou até elas ficarem bem molinhas.

Receita de Bolinho de berinjela frito - Passo 2
3

Depois do passo anterior retire a polpa da berinjela e deixe esfriar um pouco. Coloque a polpa num bowl e misture com a farinha de rosca, o parmesão, os pinholes, o alho e a salsinha.

Receita de Bolinho de berinjela frito - Passo 3
4

Acrescente o ovo a essa mistura, mexa bem e deixe descansar por 5 minutos - assim a farinha de rosca absorve os líquidos e a massa fica mais firme.

Receita de Bolinho de berinjela frito - Passo 4
5

Jogue colheradas da massa sobre o panko ou farinha de rosca e molde as bolinhas. A massa é mais molenga, então faça tudo com muito carinho para não desmanchar.

Dica: Prefira usar panko (farinha de rosca japonesa) para conseguir uns bolinhos de berinjela ainda mais crocantes!

Receita de Bolinho de berinjela frito - Passo 5
6

DICA: coloque bolinhas de berinjela no congelador por 30 minutos antes de fritar, assim elas ficam bem durinhas e você não corre o risco delas se abrirem durante a fritura.

Dica: Esse é o momento em que você pode deixar os bolinhos congelando por até 1 mês, para fritar noutro momento.

Receita de Bolinho de berinjela frito - Passo 6
7

Esquente o óleo e frite os bolinhos de berinjela até ficarem dourados, lindos e crocantes. Retire para um prato com papel absorvente e deixe escorrer o excesso de óleo.

Receita de Bolinho de berinjela frito - Passo 7
8

E olha aí essa gostosura prontinha para arrasar na sua casa! Não deixe de fazer este bolinho de berinjela de boteco e vir aqui contar no TudoReceitas o que achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com berinjela para variar no cardápio? Veja estas sugestões:

Receita de Bolinho de berinjela frito - Passo 8

Se você gostou da receita de Bolinho de berinjela frito, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Berinjela.

Suba a sua foto de Receita de Bolinho de berinjela frito

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Bolinho de berinjela frito

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
Dair
o que é pinholes ?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Dair, pinholes são pinhões europeus. Você vê eles na terceira fotografia, no cantinho superior esquerdo 🙂 Se não encontrar para usar, pode preparar a receita sem eles mesmo!
Vera Maria Dias
o que são pinholes
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Vera, pinholes são pinhões europeus, mais pequenos que o pinhão que encontramos no Brasil 🙂 Se não encontrar à venda, pode fazer a receita sem eles!

Receita de Bolinho de berinjela frito
1 de 9
Receita de Bolinho de berinjela frito

Voltar ao topo da página