Bolos simples

Receita de Bolo de pamonha muito cremoso

 
Eleonor Fischer
Por Eleonor Fischer, Fotógrafa gastronômica. 4 março 2021
Receita de Bolo de pamonha muito cremoso

O bolo de pamonha é um tipo de bolo de milho de espiga muito popular no Brasil e em vários países da América Latina, como o México e a Argentina. Seu gostinho saboroso e textura macia o tornam ideal para o café da manhã ou para um lanche saciante, servindo junto com geleia e um café fresquinho.

Mas o que tem de tão especial esta receita de bolo de pamonha muito cremoso? Ele não precisa de forno! Sim, desta vez, aqui no TudoReceitas trazemos para você esta receita de bolo de pamonha na panela, em banho-maria, que você pode preparar bem facilmente economizando gás! Continue lendo e descubra como fazer bolo de pamonha cremoso sem forno com nosso passo a passo em fotos.

8 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Banho-maria, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Bolo de pamonha muito cremoso:
Também lhe pode interessar: Bolo de pamonha com queijo
Como fazer Bolo de pamonha muito cremoso:
1

Retire a palha das espigas de milho e separe os grãos de milho com a ajuda de um ralador grosso ou faca afiada até obter cerca de 3 xícaras ou 430 gramas. Se preferir, pode preparar esta receita de bolo de pamonha com milho de lata, escorrendo bem, de modo a obter a quantidade indicada.

Dica: Prefira usar espigas de milho não muito maduras nem muito durinhas.

Receita de Bolo de pamonha muito cremoso - Passo 1
2

Bata os grãos de milho com o leite condensado por cerca de 30 minutos, no liquidificador, processador ou com um mixer de mão. A textura final deve ser espessa e consistente. Reserve.

Receita de Bolo de pamonha muito cremoso - Passo 2
3

Peneire a farinha, o sal, o fermento e a canela numa tigela e misture muito bem. Reserve.

Receita de Bolo de pamonha muito cremoso - Passo 3
4

À parte bata a manteiga com um batedor ou na batedeira durante cerca de 1 minuto ou até ficar bem cremosa.

Dica: Lembre que a manteiga deve estar em temperatura ambiente, ou seja, nem muito durinha nem derretendo.

Receita de Bolo de pamonha muito cremoso - Passo 4
5

Adicione o açúcar na manteiga e bata por mais 1 minuto ou até desfazer bem os grãos de açúcar. Ao fazer isto conseguimos incorporar ar na massa, que ajudará a obter um bolo de pamonha mais crescido e fofinho.

Dica: Esta receita de bolo de pamonha não é muito doce por isso, se você quiser, poderá adicionar mais algumas colheres de sopa de açúcar.

Receita de Bolo de pamonha muito cremoso - Passo 5
6

Adicione os ovos, um de cada vez, e continue batendo até incorporar bem na manteiga com açúcar. Faça isso por cerca de 5 minutos.

Receita de Bolo de pamonha muito cremoso - Passo 6
7

Adicione pouco a pouco a mistura do liquidificador (milho com o leite condensado) e misture de modo a incorporar muito bem todos estes ingredientes.

Receita de Bolo de pamonha muito cremoso - Passo 7
8

Em seguida adicione os ingredientes secos peneirados e, se quiser, a essência de baunilha também. Misture ou bata até incorporar bem e desfazer os grumos.

Dica: Se preferir, pode peneirar os ingredientes secos diretamente nesta mistura, no entanto vale a pena peneirar duas vezes para incorporar mais ar na massa.

Receita de Bolo de pamonha muito cremoso - Passo 8
9

Por fim, unte e enfarinhe uma forma de bolo e verta nela o preparado anterior de bolo de pamonha. Cubra com papel alumínio e encaixe numa panela com água quente até 3/4 da sua capacidade - em caso de dúvidas confira como fazer banho-maria no fogão. Deixe cozinhar no fogo médio por 50 minutos ou até seu bolo ficar consistente o suficiente e passar no teste do palito.

Receita de Bolo de pamonha muito cremoso - Passo 9
10

Depois desse tempo basta retirar a forma de dentro da panela e deixar esfriar completamente antes de servir. O ideal é desenformar este bolo de pamonha cremoso quando estiver em temperatura ambiente e, depois, reservar na geladeira por 1-2 horas, de modo a servir bem geladinho. Experimente e conte nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas doces com milho? Veja como fazer:

Receita de Bolo de pamonha muito cremoso - Passo 10

Se você gostou da receita de Bolo de pamonha muito cremoso, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Bolo de pamonha na frigideira

Para além do preparo na panela, existe outro modo de fazer este bolo de pamonha sem forno: prepare-o na frigideira! Para fazer bolo de pamonha na frigideira simplesmente siga estes passos:

  1. Unte uma frigideira grande e funda com manteiga e coloque no fogo baixo;
    DICA: Use, de preferência, uma frigideira de fundo grosso ou coloque uma grade do fogão sobre a outra para diminuir ainda mais a chama e evitar que o bolo queime antes de ficar pronto.
  2. Adicione a massa do bolo de pamonha e tampe com a tampa da frigideira ou com papel alumínio;
  3. Deixe cozinhar no fogo baixo até firmar, o que poderá demorar 30 a 40 minutos.
  4. Quando estiver pronto, transfira para um prato e deixe esfriar completamente antes de servir.

Experimente e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Suba a sua foto de Receita de Bolo de pamonha muito cremoso

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 11
Receita de Bolo de pamonha muito cremoso