Bolos simples

Receita de Bolo mangulão

Emilia Cicolo
Por Emilia Cicolo, Colaboradora. 28 maio 2021
Receita de Bolo mangulão

O bolo mangulão é um bolo rústico que se assemelha a um pão de queijo grande, mas assado em forma de anel. É originário da região Norte e Nordeste do Brasil, mais precisamente entre os estados de Tocantins e do Maranhão.

Crocante por fora e macio por dentro, esse bolo salgado é a pedida certa para um lanche, inclusive em festas, como as festas juninas! Não se deixe enganar pelo nome complexo, o preparo é extremamente simples: basta usar o liquidificador e levar a massa ao forno.

E aí, ficou com vontade de descobrir como fazer mangulão batido no liquidificador? Abaixo você pode conferir todos os detalhes de preparo desta receita de bolo mangulão tradicional para o seu arraial. Continue aqui no TudoReceitas e prepare este delicioso bolo de queijo do Maranhão!

6 convidados 45m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Popular nas Festas Juninas, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Bolo mangulão:
Também lhe pode interessar: Bolo de cocada
Como fazer Bolo mangulão:
1

Comece preparando seu bolo mangulão de liquidificador: bata bem no liquidificador o leite, o óleo, os ovos, o queijo e o sal.

Dica: neste momento preaqueça o forno nos 180 graus (forno médio).

Receita de Bolo mangulão - Passo 1
2

Acrescente o polvilho e o fermento e misture delicadamente no copo do liquidificador ou numa tigela, se preferir. A massa de bolo poderá ficar com essa textura de grumos, porém não se preocupe que tudo dará certo no final!

Receita de Bolo mangulão - Passo 2
3

Transfira a massa para uma forma untada e enfarinhada (ou polvilhada com polvilho no lugar do trigo), com furo central. Leve para assar no forno 180ºC por 40 minutos ou até dourar tipo pão de queijo.

Receita de Bolo mangulão - Passo 3
4

Depois desse tempo está pronto seu bolo rústico de queijo. Simples assim! Desenforme enquanto quente e sirva a seguir.

Dica: o bolo mangulão murcha um pouco à medida que esfria, isso é natural porém o sabor permanecerá o mesmo!

Receita de Bolo mangulão - Passo 4
5

Sirva esta delícia de bolo mangulão (bolo de queijo) tradicional de liquidificador, ideal para tomar com um cafezinho da tarde quando receber uma visita, e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Veja mais receitas práticas para festa junina nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora e aqui no TudoReceitas:

Receita de Bolo mangulão - Passo 5

Se você gostou da receita de Bolo mangulão, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Bolo mangulão

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Luzia
Gostei
1 de 6
Receita de Bolo mangulão