Cremes doces

Receita de Calda de caramelo salgado

 
Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 28 dezembro 2020
Receita de Calda de caramelo salgado

Você conhece a calda de caramelo salgado? Também chamada de toffee salgado, essa calda é muito típica na culinária dos Estados Unidos e Reino Unido para servir como recheio de bolo, cobertura de tortas e mais.

Esta receita de calda toffee que ensinamos a fazer aqui no TudoReceitas é doce e salgada ao mesmo tempo e no ponto certo. Sua consistência é ideal para espalhar como recheio ou usar como cobertura que escorre. Para o preparo você precisa somente de açúcar, mel, manteiga, creme de leite e sal. Confira abaixo todos os detalhes de preparo desta calda de caramelo toffee e experimente!

4 convidados 15m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes para fazer Calda de caramelo salgado:
Também lhe pode interessar: Caramelo salgado vegano
Como fazer Calda de caramelo salgado:
1

Junte todos os ingredientes desta receita de calda de caramelo com manteiga, devidamente medidos e separados. O sal pode ser qualquer um que você tenha em casa, mas aconselhamos usar sal fino, flor de sal ou sal Maldon porque são mais fáceis de dissolver que o sal grosso, por exemplo.

Receita de Calda de caramelo salgado - Passo 1
2

O primeiro passo é colocar a manteiga numa panela e levar ao fogo para derreter. Recomendamos preparar esta calda com manteiga e não margarina, para que fique mais saborosa e na consistência certa.

Dica: Se a sua manteiga estiver em temperatura ambiente ela demorará menos para derreter. Por isso, retire-a da geladeira cerca de 30 minutos antes de preparar esta receita.

Receita de Calda de caramelo salgado - Passo 2
3

Quando a manteiga estiver derretida, coloque os dois tipos de açúcar e misture bem. Deixe cozinhar no fogo baixo por 3 minutos, mexendo de vez em quando, para não queimar.

Dica: Nesta receita o açúcar de confeiteiro melhora a consistência da calda, enquanto que o açúcar mascavo confere a cor e o gostinho característicos.

Receita de Calda de caramelo salgado - Passo 3
4

Após o passo anterior adicione o mel ou melado e continue mexendo até incorporar bem.

Receita de Calda de caramelo salgado - Passo 4
5

Em seguida coloque o creme de leite ou nata, aumente o fogo e deixe ferver por 3 minutos sem deixar de mexer. Nesse momento poderá observar que a calda está ficando mais espessa.

Receita de Calda de caramelo salgado - Passo 5
6

Por fim coloque o sal e mexa bem, até dissolver. Deixe no fogo por mais 1 minuto e desligue.

Dica: Depois de colocar o sal e mexer bem, prove a calda toffee (com cuidado, para não se queimar) para perceber se está ao seu gosto.

Receita de Calda de caramelo salgado - Passo 6
7

Coloque o caramelo salgado num pote com tampa e deixe esfriar na bancada. Se reservar na geladeira ele ficará durinho e será necessário esquentar para usar, por isso aconselhamos usar em seguida com, por exemplo, brownie de chocolate. Experimente e conte para nós o que você achou desta receita de brownie molhadinho.

Agora que você sabe como fazer calda de caramelo salgado, veja também estas receitas de caramelo:

Receita de Calda de caramelo salgado - Passo 7

Se você gostou da receita de Calda de caramelo salgado, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cremes doces.

Suba a sua foto de Receita de Calda de caramelo salgado

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Calda de caramelo salgado