Sopa japonesa

Receita de Caldo de sobá com legumes

Yana
Por Yana, Blogueira de cozinha. 9 setembro 2019
Receita de Caldo de sobá com legumes

Você gosta de comida japonesa? Aqui no TudoReceitas divido com você esta receita de caldo de sobá com legumes muito nutritiva e perfeita para quem segue uma alimentação vegetariana ou vegana ou quer explorar um pouco mais dela.

Este caldo nutritivo se assemelha a uma sopa miso, porém é preparado com macarrão sobá, um tipo de macarrão japonês à base de farinha de trigo sarraceno (se escreve そば ou 蕎麦). Este macarrão é sem glúten e rico em carboidratos complexos (polissacarídeos), proteína, aminoácidos essenciais, vitaminas do grupo B e minerais como magnésio e potássio.

No preparo desta receita de delicioso sobá vão vários tipos de cogumelos frescos, couve chinesa, shoyu, óleo de gergelim, gengibre, caldo de legumes e pasta miso. Tudo ingredientes de origem vegetal e que, juntos, resultam numa refeição completa, perfeita para os dias frios e que vai deixar você saciado por várias horas.

2 convidados 30m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Popular no Outono-Inverno, Cozido, Receitas japonesas

Ingredientes para fazer Caldo de sobá com legumes:

Também lhe pode interessar: Yakissoba de camarão fácil

Como fazer Caldo de sobá com legumes:

1

Como fazer sobá? Confira este modo de preparo de macarrão sobá bem simples:

  1. Cozinhe o macarrão sobá em água fervente abundante, temperada com um pouco de sal e durante 5 minutos;
  2. Após, retire o macarrão com uma escumadeira e coloque num bowl com água fria, para parar o cozimento;
  3. Escorra, enxague em água corrente até que a água comece a sair limpa e reserve.

Dica: À medida que o macarrão esfria você observará que a água fica turva, isso significa que ele está soltando amido e ficará com uma consistência mais firme.

Receita de Caldo de sobá com legumes - Passo 1
2

Limpe os cogumelos e corte-os em fatias, como na foto. Fatie a couve chinesa ou couve pak choy e pique ou rale o gengibre.

Dica: Se você quiser pode usar somente uma variedade dos cogumelos sugeridos ou substituir por outros: shitake, shimeji, enoki, etc.

Receita de Caldo de sobá com legumes - Passo 2
3

Leve ao fogo uma panela ou wok com o óleo de gergelim e refogue nele os cogumelos, a couve e o gengibre por 2-3 minutos. Acrescente o caldo de legumes e um fio generoso de shoyu. Tampe ligeiramente e deixe ferver até a couve ficar macia.

Dica: Se você não tiver caldo de legumes use água filtrada.

Receita de Caldo de sobá com legumes - Passo 3
4

Após o passo anterior pegue duas tigelas ou pratos para servir este caldo. Divida o macarrão sobá por eles e acrescente uma ou duas conchas do caldo de cogumelos, couve e gengibre em cada um. Coloque 1 colher de chá de pasta de miso em cada tigela ou prato e mexa até dissolver.

Dica: A pasta de miso é colocada no caldo somente no momento de servir pois ela não pode ser fervida, nesse caso perderia suas propriedades.

Receita de Caldo de sobá com legumes - Passo 4
5

Está pronta sua sopa de sobá com legumes! Sirva em seguida e desfrute desta refeição reconfortante. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Agora que você sabe como fazer o caldo do sobá veja também estas receitas com sobá:

Receita de Caldo de sobá com legumes - Passo 5

Se você gostou da receita de Caldo de sobá com legumes, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Sopa japonesa. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas japonesas.

Suba a sua foto de Receita de Caldo de sobá com legumes

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Sirlene
Muito bom amo
A sua avaliação:
krislainne chan gaung
Ótima
1 de 6
Receita de Caldo de sobá com legumes