Partilhar

Receita de Carne assada simples no forno

 
Por Nelson Ferreira, Redator e editor no TudoReceitas. 11 setembro 2020
Receita de Carne assada simples no forno

Fazer carne assada no forno é um dos preparos mais usuais na cozinha e também dos mais práticos: basta temperar a carne e levar para assar até ficar no pronto desejado. Se você está procurando como assar carne no forno, continue aqui no TudoReceitas porque vou compartilhar alguns truques!

Na verdade não existe segredo na hora de fazer carne no forno, só é necessário prestar atenção a três fatores importantes: tempero, tempo e temperatura de forno. Esses fatores variam dependendo do tipo de carne usada, que pode pedir um tempero um pouco diferente, e diferentes peças de tipos de também também precisam de assar durante tempos diferentes.

Parece confuso? Confira abaixo todos os detalhes de como assar carne no forno com esta receita simples!

2 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Carne assada no forno com sal grosso
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece por escolher a sua peça de carne. Neste caso usei costelinha de porco, mas você poderá usar outra peça de carne de porco ou até de carne bovina, lembrando apenas que a carne de porco precisa sempre de assar completamente para não representar riscos para a saúde, enquanto que a carne bovina pode ficar mal passada.

Se a carne tiver osso, não precisa retirar porque ele também acrescenta mais sabor na carne. Se a carne tiver demasiada gordura, pode retirar parte dela para reduzir as calorias na receita, porém a gordura também acrescenta sabor e evite que a carne fique ressequida.

Receita de Carne assada simples no forno - Passo 1
2

Num recipiente prepare o tempero da carne: misture o alho com o tomilho, o vinho, o sal e o azeite. Se preferir pode substituir algum destes ingredientes, por exemplo, trocar o tomilho por oréganos ou o alho por cebola.

Dica: Recomendamos usar vinho branco seco, mas também poderá ser vinho tinto ou uma cerveja da sua preferência.

Receita de Carne assada simples no forno - Passo 2
3

Coloque a carne num refratário e verta sobre ela o tempero. Deixe por uns 30 minutos, para a carne pegar melhor o sabor, ou asse em seguida. Comece por preaquecer o forno nos 180ºC.

Dica: Se quiser deixar a carne temperada de véspera, ou seja, durante algumas horas antes de assar, coloque o sal somente no momento de assar para que a carne não fique ressequida. Poderá reservar a carne temperada e tampada na geladeira por até 4-5 dias antes de assar.

Receita de Carne assada simples no forno - Passo 3
4

Asse a carne no forno nos 180ºC, com calor em cima e em baixo, por 20-30 minutos. Após esse tempo, retire a carne e faça um corte ao meio: observe se o interior está cru e, se estiver, devolva ao forno por mais 5-10 minutos. Sirva em seguida, com acompanhamento da sua preferência, e bom apetite!

Procurando mais receitas de carne assada no forno? Veja como fazer:

Dica: O tempo de forno indicado é válido para uma peça de carne suína com meio quilo. Se a sua peça de carne for maior, aumente o tempo de forno. Se estiver cozinhando carne bovina, pode reduzir um pouco o tempo de forno.

Receita de Carne assada simples no forno - Passo 4

Se você gostou da receita de Carne assada simples no forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Carne de porco.

Suba a sua foto de Receita de Carne assada simples no forno

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Carne assada simples no forno

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Carne assada simples no forno
1 de 5
Receita de Carne assada simples no forno

Voltar ao topo da página