Pão simples

Receita de Chapati integral

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 20 janeiro 2017
Receita de Chapati integral
Imagem: recipeshubs.com

Você sabe o que é chapati? Trata-se de um pão indiano que não precisa de fermentação, resultando em algo entre o pão sírio e as tortilhas mexicanas. Este pão é uma boa opção para dietas de emagrecimento, alimentação saudável e diabéticos, já que leva pouca gordura e não inclui açúcar. Confira abaixo o passo a passo da receita de chapati integral do TudoReceitas.com!

4 convidados 30m Acompanhamento Dificuldade baixa
Ingredientes para fazer Chapati integral:
Também lhe pode interessar: Pão de espelta integral
Como fazer Chapati integral:
1

É muito fácil fazer chapati em casa! Comece por peneirar a farinha para uma tigela, de forma a filtrar o farelo. Depois adicione metade da água e misture com as pontas dos dedos, até obter uma farofa grossa.

Receita de Chapati integral - Passo 1
Imagem: pimentaelimao.com.br
2

Em seguida adicione o óleo e continue misturando com as pontas dos dedos. Aos poucos adicione a água restante, enquanto sova, amassa, estica e aperta a massa até incorporar bem todos os ingredientes. Deixe repousar por 10 minutos, para que a farinha absorva bem a água.

Dica: Poderá não ser necessário usar toda a água.

Receita de Chapati integral - Passo 2
Imagem: dopaoaocaviar.com.br
3

Depois continue trabalhando a massa, desta vez por 10 minutos e sem adicionar mais farinha. Ela estará um pouco grudenta mas, depois de sovar por esse tempo, ficará no ponto.

Receita de Chapati integral - Passo 3
4

Para modelar o pão chapati, comece por enrolar em um cilindro e depois cortar em pedaços, como se fosse nhoque caseiro. Modele cada pedaço em forma de bola e abra com um rolo, em uma superfície enfarinhada, até que fique bem fino (mas não transparente).

Dica: O tamanho dos pedaços cortados irá corresponder ao tamanho de cada chapati.

Receita de Chapati integral - Passo 4
Imagem: eatsandshoots.com
5

Depois cozinhe o chapati, levando ao fogo alto uma frigideira antiaderente ou chapa. Retire o excesso de farinha do pão e coloque na frigideira por 20-30 segundos, ou até começar formando bolhas, depois vire do outro lado e deixe por mais 15-20 segundos.

Dica: Depois de cozinhar na frigideira, coloque o pão diretamente sobre a chama, para inflar bastante e dourar.

Receita de Chapati integral - Passo 5
Imagem: alquimiaveg.blogspot.com
6

Após esse tempo, seu pão chapati integral estará pronto! Sirva como acompanhamento de prato principal, consuma ao café da manhã ou use para preparar lanches naturais. Bom apetite!

Receita de Chapati integral - Passo 6
Imagem: recipeshubs.com

Se você gostou da receita de Chapati integral, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão simples. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas indianas.

Suba a sua foto de Receita de Chapati integral

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Christine
Prezada Sara, você testou esta receita?!?! Queira desculpar minha desconfiança, mas todas as fotos são de outros sites, e o texto é quase idêntico à fala de um vídeo que acabei de assistir... :( No aguardo da resposta! :D
Nélia Oliveira
Oi Christine! Sim, as receitas são todas verificadas, no entanto algumas receitas tem fotos representativas, que é o caso desta ;) O texto de receitas simples como esta é normal que sejam parecidos com outras que possa encontrar.
A sua avaliação:
Rosane
Olá! Adorei a receita, mas gostaria de saber se dá certo de cozinhar no forno. Já tentou? Tenho forma com furos para passar o calor. Pensei em aquecer o forno e a forma para colocar a massa. O que acha?
Larissa Negri (Editor/a de TudoReceitas.com)
Rosane, eu não tentei. Pode ser que da certo. Quando tentar nos conte como ficou!
Imagem: recipeshubs.com
Imagem: pimentaelimao.com.br
Imagem: dopaoaocaviar.com.br
Imagem: eatsandshoots.com
Imagem: alquimiaveg.blogspot.com
Imagem: recipeshubs.com
1 de 7
Receita de Chapati integral