Partilhar

Receita de Cogumelo portobello na manteiga

Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 21 junho 2019
Receita de Cogumelo portobello na manteiga

Se você gosta de cogumelos, não perca esta receita de cogumelo portobello bem simples que pode ser servida como entrada ou junto da sua refeição principal! Não sabe o que é cogumelo portobello? Também conhecido como cogumelo pardo gigante, ele é semelhante ao cogumelo marrom ou champignon Paris porém maior e mais suculento.

O cogumelo Portobello pode ser cozinhado do mesmo jeito que os demais cogumelos. Sua consistência é levemente mais rígida e suculenta, por isso é muito apreciado em receitas vegetarianas e veganas para substituir a carne em preparações como hambúrguer no pão e strogonoff. Nesta ocasião compartilho com você como fazer cogumelo portobello na manteiga, muito gostoso para acompanhar uma salada, por exemplo.

Confira abaixo como preparar esta receita de cogumelo portobello na frigideira com nosso passo a passo em fotos e também algumas dicas para fazer cogumelo portobello recheado.

2 convidados 10m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Na frigideira
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Receita de Cogumelos Portobello recheados
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Primeiramente é importante saber como limpar o cogumelo portobello: umedeça uma folha de papel-toalha com água e esfregue levemente o chapéu do cogumelo, para eliminar vestígios de terra e outras sujeiras. Corte a ponta do caule completamente se ele estiver murcho.

Dica: Não aconselhamos lavar o cogumelo diretamente com água para ele não soltar muito líquido na frigideira.

Receita de Cogumelo portobello na manteiga - Passo 1
2

Leve ao fogo alto uma frigideira com a manteiga e o azeite e, quando estiver quente, coloque os cogumelos virados para baixo. Tempere com sal, pimenta e alho e deixe por 3 minutos. Depois vire, tempere novamente e deixe por mais 2 minutos.

Dica: Aconselhamos colocar azeite junto com a manteiga para evitar que ela queime.

Receita de Cogumelo portobello na manteiga - Passo 2
3

O ponto do cogumelo depende do gosto de cada pessoa, no entanto o cogumelo portobello deve ser servido ainda firme para que se possa apreciar seu sabor e consistência. Pique o cogumelo com um garfo e, se sentir que ele ainda está duro, vire novamente e deixe no fogo por mais 1 minuto.

Receita de Cogumelo portobello na manteiga - Passo 3
4

Quando o cogumelo estiver na consistência ao seu gosto, retire e sirva em seguida, pois é mais saboroso enquanto está quente. O cogumelo portobello na manteiga é ótimo para servir como acompanhamento ou entrada - confira as sugestões que deixamos abaixo. Experimente e bom apetite!

Procurando mais receitas de cogumelos? Veja estas ideias:

Receita de Cogumelo portobello na manteiga - Passo 4

Se você gostou da receita de Cogumelo portobello na manteiga, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Cogumelo.

Como fazer cogumelo portobello recheado

Quando perguntamos a algumas pessoas qual cogumelo mais saboroso muitas delas respondem shitake, no entanto vale a pena provar o cogumelo portobello para perceber que ele não fica a dever muito para o shitake! Indiscutivelmente o cogumelo portobello é o melhor cogumelo para rechear, pois seu chapéu é bem grande comparado com os demais cogumelos e isso significa que você pode colocar porções de recheio maiores ou usar outros ingredientes que não cabem no chapeuzinho nos cogumelos menores.

Fazer cogumelo portobello recheado é bem simples e pode ser feito na frigideira ou no forno. Desse jeito ele rende uma entrada sofisticada ou acompanhamento bem completo para uma saladinha ou outro prato mais leve.

Cogumelo portobello recheado na frigideira

Prepare o cogumelo portobello na manteiga do jeito indicado acima. Na hora de virar o chapeuzinho para cima coloque no interior os ingredientes que você quer usar como recheio: queijo sempre é uma excelente ideia, pedacinhos de bacon refogados também combinam, entre muitas outras opções - experimente!

Cogumelo portobello recheado no forno

O preparo de cogumelo portobello recheado no forno é um pouco mais demorado, no entanto fica igualmente gostoso! Veja nossas receitas de portobello recheado no forno com tomate, mussarela e manjericão e cogumelos portobello recheados com tomate, salsicha e queijo.

Suba a sua foto de Receita de Cogumelo portobello na manteiga

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Cogumelo portobello na manteiga

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
MARCOS KAZUITI MITSUYASU
Compramos aqui na feira da Glória no Rio de janeiro. Ele é bem carnudo e vamos preparar na manteiga. Obrigado pelas dicas. Minha esposa está reduzindo as carnes e estamos procurando alternativas.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Marcos, que bom saber isso! Quando preparar esta receita de portobello conte para nós o que vocês acharam e suba foto do prato pronto 🙂
A sua avaliação:
rosiane
estou começando a consumir o cogumelo, maravilhoso
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Que bom, Rosiane! Obrigada pelo seu comentário 🙂

Receita de Cogumelo portobello na manteiga
1 de 5
Receita de Cogumelo portobello na manteiga

Voltar ao topo da página