PARTILHAR

Como saber se os brócolis estão estragados

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 1 abril 2020
Como saber se os brócolis estão estragados
Imagem: dearfruitsmile.com

Muitas vezes compramos legumes, esquecemo-nos deles e, no momento em que queremos cozinhá-los, já não estão tão frescos assim. No caso de alguns legumes é fácil perceber se estão bons para comer ou não, o brócolis é um desses legumes! Aqui no TudoReceitas mostramos para você como saber se o brócolis está bom, a perceber quando o brócolis está ruim, se brócolis amarelado presta e muito mais.

Este é um alimento super nutritivo que deve constar no cardápio de todo o mundo porque é pobre em calorias e rico em nutrientes, fornece alto teor de vitaminas (como a C e a K), ácido fólico, fibras e potássio. Se brócolis frescos têm uma frescura que pode variar entre apenas alguns dias ou uma semana completa. Se o brócolis já não estiver bom para consumo, é bem fácil identificar através de alguns fatores. Continue lendo esse artigo do TudoReceitas para conhecê-los e saber se os brócolis estão estragados!

Também lhe pode interessar: Como limpar o brócolis

Observe a cor do brócolis

Uma das melhores técnicas para saber se os brócolis estão estragados é observar a sua cor. O brócolis bom para consumo deve apresentar uma tonalidade verde - quanto mais verde escuro estiver o brócolis, mais fresco será.

Se você observar que o brócolis amarelou no topo, aproveite o legume o quanto antes porque ele já iniciou o processo de apodrecimento. No entanto note que nem sempre é possível aproveitar o brócolis quando amarela, porque começou a mofar e seu gosto é ruim. Na dúvida, descarte o brócolis amarelo.

Como aproveitar o brócolis amarelado

Se o seu brócolis ainda não amarelou completamente nem começou a mofar, você ainda pode salvá-lo. Separe os florestes verdes para cozinhar e jogue o restante fora. Se necessário, raspe as florzinhas do brócolis com uma faca, para eliminar as que estão amarelas e ruins.

Brócolis com mancha preta

Por vezes o brócolis apresenta manchas pretas nos talos ou manchas marrons. O que significa isso? É a chamada 'podridão mole bacteriana'1, ou seja, o brócolis foi contaminado com uma bactéria que começa apodrecendo o talo pouco a pouco, até ele acabar por mofar. Se você observar pintinhas pretas no talo do brócolis ou nas folhas isso é 'mancha de Alternaria'1, ou seja, uma contaminação causada por um fungo. Em ambas as situações não aconselhamos consumir brócolis com estes sintomas.

Como saber se os brócolis estão estragados - Observe a cor do brócolis
Imagem: twitter.com

Sinta a textura do brócolis

Outro truque de como saber se o brócolis está bom é sentindo a sua textura. Um brócolis fresco deve apresentar talos firmes ao toque: aperte o talo da verdura e, caso sinta que o brócolis está firme, o alimento está bom para comer.

Se, pelo contrário, o talo estiver mole e oco por dentro (como na imagem), esse será um brócolis velho. Não quer dizer que seja um brócolis ruim, mas você deve cozinhá-lo o quanto antes para não apodrecer.

Como saber se os brócolis estão estragados - Sinta a textura do brócolis
Imagem: leaf.tv

Cheire o brócolis

Outra forma de saber se o brócolis está estragado é através do seu cheiro, apesar de este ser um dos sinais menos evidentes. Aproxime o legume do nariz e inale: o odor deve ser suave, de legume fresco, nunca a podre ou desagradável.

Como saber se os brócolis estão estragados - Cheire o brócolis
Imagem: leaf.tv

Como conservar brócolis por mais tempo

Para evitar que o brócolis fique ruim, siga estas dicas para aproveitar brócolis e manter sua frescura:

  • Sempre armazene o brócolis na geladeira;
  • Coloque o brócolis dentro de um copo com água pela metade (mantendo apenas o talo principal na água). Troque a água diariamente e assim conseguirá manter a frescura do brócolis por 5 a 7 dias;
  • O brócolis também pode ser armazenado em um saco ventilado: coloque o alimento dentro de um saquinho de plástico ou saco zip e faça alguns furinhos para promover a circulação de ar no seu interior;
  • Os brócolis comprados no mercado não devem ser lavados antes de serem armazenados na geladeira. Eles devem manter um pouco de umidade, mas o excesso pode provocar o aparecimento de mofo. Caso sejam brócolis caseiros, sempre lave antes de armazenar, para remover insetos e sujeira;
  • Depois de lavar o brócolis, não se esqueça de secar bem a verdura. Entre nesse artigo e descubra como limpar o brócolis corretamente;
  • Se você quiser congelar brócolis, lave bem a verdura, seque e congele cortado em floretes.
Como saber se os brócolis estão estragados - Como conservar brócolis por mais tempo

Receitas com brócolis

Agora que você descobriu como saber se os brócolis estão estragados, confira algumas receitas com brócolis deliciosas para cozinhar esta verdura tão saudável:

Se você conhecer outros métodos para identificar brócolis estragado, deixe um comentário em baixo.

Como saber se os brócolis estão estragados - Receitas com brócolis
Imagem: dearfruitsmile.com

Se gostou do artigo Como saber se os brócolis estão estragados, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Jefferson
Adoro fazer caldo verde com brócolis. Cozinho os talos junto com a batata, separo as flores e folhas para refogar com a linguiça, fica um charme! Dá pra fazer com o híbrido, mas prefiro o tradicional.
A sua avaliação:
Ivete Nascimento Ferraz
Ameei as respostas, muito obrigada!
Sara Silva
Obrigado Ivete :) continue visitando o TudoReceitas.com para mais dicas e receitas deliciosas!
Como saber se os brócolis estão estragados
Imagem: dearfruitsmile.com
Imagem: twitter.com
Imagem: leaf.tv
Imagem: leaf.tv
Imagem: dearfruitsmile.com
1 de 6
Como saber se os brócolis estão estragados

Voltar ao topo da página ↑