PARTILHAR

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso

Renata Quirino
Por Renata Quirino, Colaboradora. Atualizado: 27 junho 2023
Receita de Doce de leite caseiro e cremoso

Doce de leite é um clássico que combina com tudo: bolos, frutas, tortas, panquecas, biscoitos. Sem dúvidas é um dos meus doces favoritos! Mas você já tentou fazer esse doce tão tradicional na sua casa? Hoje no TudoReceitas nós vamos te ensinar o passo a passo e mostrar em fotos cada fase desse preparo com dicas do que fazer (e do que não fazer) durante o cozimento.

É importante dizer que é uma receita de longo preparo e, portanto, exige tempo. Vale a pena no final? Quando você colocar a primeira colherada do seu doce de leite caseiro na boca vai valer cada minuto de espera e cuidado! Confira a receita completa desse doce de leite caseiro e cremoso logo abaixo.

4 convidados 3h Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes para fazer Doce de leite caseiro e cremoso:
Também lhe pode interessar: Doce de leite argentino caseiro
Como fazer Doce de leite caseiro e cremoso:
1

Separe os ingredientes para aprender a como fazer doce de leite cremoso. Use uma panela grande e uma colher de pau com cabo longo para mexer o doce de leite.

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso - Passo 1
2

Misture o açúcar e o leite e mexa bem.

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso - Passo 2
3

Leve ao fogo baixo e, assim que o leite começar a formar bolhinhas, adicione o bicarbonato de sódio. Mexa bem novamente.

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso - Passo 3
4

Mantenha o leite no fogo baixo durante todo o preparo. É uma receita de preparo lento mesmo. Na primeira fase do cozimento o leite ficará com essa cor amarelada.

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso - Passo 4
5

Em seguida o leite ficará espumoso, vai ferver e pode até transbordar. Então fique sempre de olho na panela, mexa sempre e tire a panela do fogo por alguns segundinhos sempre que o leite começar a subir.

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso - Passo 5
6

O leite voltará a ficar amarelo e levemente espumoso. Mas não se engane: é bem provável que ele ferva novamente e volte a subir. E foi exatamente o que aconteceu aqui durante o preparo: em um momento de distração o leite ferveu novamente, transbordou e precisei trocar de panela. Então fique de olho sempre!

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso - Passo 6
7

Além de ficar atento à possibilidade do leite ferver e transbordar, é necessário mexer sempre e principalmente quando começar a ficar com esse lindo tom de caramelo que mostro na foto.

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso - Passo 7
8

Agora o seu doce de leite caseiro ficará cada vez mais liso e escuro. Continue mexendo, para evitar que queime no fundo.

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso - Passo 8
9

Quando começar a ficar cremoso, soltando do fundo da panela (como um brigadeiro) e nesse tom caramelo, hora de desligar o fogo. O doce de leite cremoso caseiro vai endurecer depois de frio e, como queremos um doce cremoso, essa é a hora de desligar.

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso - Passo 9
10

Para deixar o doce de leite caseiro cremoso, bata ainda quente em um processador ou na batedeira. Depois de mais ou menos 2h30m seu doce de leite caseiro está pronto!

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso - Passo 10
11

O tempo de preparo do doce de leite caseiro na panela pode variar mas, de fato, é uma receita para aqueles dias que você quer preparar algo muito especial - e um cremoso doce de leite é muito mais que especial! Prepare na sua casa também e conte pra gente nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Não sabe como usar o seu doce de leite de colher? Confira estas sugestões:

Receita de Doce de leite caseiro e cremoso - Passo 11

Se você gostou da receita de Doce de leite caseiro e cremoso, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doce de leite.

Como fazer doce de leite caseiro cremoso

Se você é fã de doce de leite e deseja preparar uma versão caseira e cremosa, aqui estão algumas dicas que irão ajudá-lo a obter um resultado perfeito:

  1. Escolha o leite adequado: Opte por leite integral, pois possui uma maior quantidade de gordura, o que contribui para a cremosidade do doce de leite. Evite usar leite desnatado, pois pode resultar em um doce de leite mais líquido.
  2. Use uma panela de fundo grosso: Para garantir um cozimento uniforme e evitar que o doce de leite queime.
  3. Mexa constantemente: Durante todo o processo de cozimento, é importante mexer o doce de leite constantemente para evitar que grude no fundo da panela e queime.
  4. Use bicarbonato de sódio: Adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio no leite antes de iniciar o cozimento pode ajudar a acelerar o processo, resultando em um doce de leite mais cremoso em menos tempo.
  5. Armazene corretamente: Após o preparo, armazene o doce de leite em um recipiente limpo e hermeticamente fechado. Deixe esfriar completamente antes de tampar. Guarde na geladeira para prolongar sua durabilidade e manter a consistência cremosa.

Suba a sua foto de Receita de Doce de leite caseiro e cremoso

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 comentário
A sua avaliação:
Emilly
Para fazer o doce de leite so pode usar leite integral?
Sara Silva
Oi Emilly, isso mesmo! É necessário usar leite integral por conta da quantidade de gordura que ele tem.
Receita de Doce de leite caseiro e cremoso
1 de 12
Receita de Doce de leite caseiro e cremoso

Voltar ao topo da página ↑